sábado, 29 de junho de 2013

Pelo direito de protestar sobre os protestos...


Eu-não-apoio-os-protestos.png


Ética deveria ser tendência... Não é qualidade, é básico. Queremos que pessoas honestas, com ética governem nosso país. Você paga sua conta de luz, água, tv a cabo ou tem "recursos não éticos" para diminuir os valores? Devolve o troco errado para a moça da padaria ou fica com a vantagem? Usa a carteirinha de estudante que um amigo fez para um cineminha mais barato? (...) É precisamos mesmo rever e entender o que é correto ou não.

Queremos que pessoas honestas, com ética governem nosso país. Por onde anda a nossa ética de cada dia? Queremos protestar, reclamar, procurar os responsáveis pelas nossas péssimas escolhas nas urnas, lutar pelos nossos direitos. Será que ao menos sabemos quais são os nossos direitos? E sobretudo os deveres?

Lamentável o rumo que as manifestações pacíficas por 0,20 centavos tomaram... Em BH, trabalhadores perderam o seu direito de ir e vir, pela manifestação as vezes nada pacífica que fechou os principais corredores da cidade, perderam dias de trabalho e foram coagidos aos berros para sair de um shopping e ir para as ruas. Pior... Outros perderam tudo o que tinham. O comércio e a economia sofrem com prejuízos diretos e indiretos.

Quem pagará pelo prejuízo? Milhões de reais queimados, empresas destruídas, pais de família agora sem emprego... Gente que estava apenas protestando ou zelando pela segurança ferida, morta. Ao inves de um sentimento de civilidade, sentimento de destruição, violência, vandalismo e sobretudo medo e caos. Este é o saldo... 

Protestar por dias melhores sim, com foco e objetivo, destruir não! Que aprendamos a lição o quê, como e para quê protestar... A luta tinha sim causas justas e urgentes, mas a consequência para muitos foi incerta, injusta e prejudicial... 

É isto,
Chris Millard
Matéria relacionada: http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2012/04/etica-etiqueta-e-afins.html

domingo, 16 de junho de 2013

Posso levar o vinho para o restaurante

Imagem
Imagem: Fotografia feita pelo renomado Henri Cartier-Bresson em 1954.
 Reprodução Blog http://avidafotografada.wordpress.com publicação 09/ 2012
Posso levar o vinho para o restaurante? O assunto sempre gera polêmicas. Alguns restaurantes não aceitam, outros aceitam em determinados dias e outros cobram um pequeno valor "a taxa de rolha" pelo serviço.

Saiba tudo para não passar vergonha na hora de levar sua própria garrafa para o restaurante:
O cliente deve ligar antes para o restaurante e ao fazer sua reserva, perguntar se pode levar o próprio vinho, como também combinar as condições (“taxa de rolha” ou similar) e se certificar de que seu vinho não consta na carta do restaurante (do contrário, não é elegante levar a garrafa).

Os vinhos devem ser escolhidos para acompanhar a refeição, ou seja, um vinho para cada prato é o limite adequado. O restaurante não é um lugar de degustação de vários rótulos, e sim para se fazer uma refeição agradável.

Só se leva ao restaurante um vinho de qualidade compatível com os de sua carta.

Se o foco principal de uma casa é a bebida – no caso de um bar a vin, por exemplo, não cabe levar vinho.

O cliente deve ser discreto ao chegar ao restaurante com seu vinho. A garrafa deve estar acondicionada em uma bolsa própria para o transporte. Se possível, deve ser entregue ao sommelier, maître ou gerente antes de se sentar à mesa.

O cliente deve considerar seriamente a possibilidade de consumir também um vinho do restaurante. Um espumante para o início da refeição ou um vinho de sobremesa.

Sim, você pode pedir para resfriar o vinho.

É uma ótima opção para abrir aquela garrafa que estava guardada com alguém também especial...

Simples assim,
Chris T. Millard

Fonte: http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/14/artigo36197-3.asp por Fernando Roveri e Roberto Rodrigues adaptado por Chris Millard

Imagem: Henri Cartier-Bresson (França, Chanteloup-en-Brie, 22 de agosto de 1908- 2 de agosto de 2004) foi um fotógrafo do século XX, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo.

sábado, 15 de junho de 2013

Receita: Mousse de chocolate

Imagem: http://cerejafrutavermelha.blogspot.com.br
Três receitas fáceis de mousse de chocolate. Aproveite!
Sugestão para servir: Em xícaras de café decoradas com cerejas. Fica um charme!

Primeira receita:
Ingredientes:
1 lata de Moça Fiesta Brigadeiro
1 lata de creme de leite

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e leve ao congelador.

Segunda receita:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado 
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de achocolatado
1 caixa de creme de leite
 
Modo de preparo:  Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga e o achocolatado, leve ao fogo, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e espere esfriar. Coloque o creme de leite e misture até formar um creme homogêneo. Leve para gelar por no mínimo 4 horas.

Terceira receita:
Ingredientes:
1 lata de creme de leite
1 tablete de chocolate Meio Amargo picado (200 gramas aprox.)
3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar
 
Modo de preparo: Aqueça o chocolate picado em banho maria ou no microondas até derreter. Junte o creme de leite e mexa até que fique completamente dissolvido e homogêneo. Reserve. Em uma batedeira, bata as claras com o açúcar até dobrar de volume. Misture levemente ao creme de chocolate e leve à geladeira por cerca de 3 horas.

Você conhece outra receita de mousse de chocolate, envie para a gente chris@sofistetiqueta.com.br
Abraços,
Chris Millard
 
Fonte e imagem: reprodução Internet

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dúvida: O champanhe ou A champanhe?


Imagem: Internet

Devo pedir "O" champanhe ou "A" champanhe? Champanhe é substantivo de gênero masculino, pois refere-se a um vinho. A palavra originou-se da forma francesa champagne. Por Exemplo: O champanhe é um vinho branco mundialmente conhecido e produzido "somente" na região de Champagne, no nordeste da França.

Não peça "uma champa", "champanhota", "champs" ou similares. É "um" champanhe, simples assim! E na hora que pedir, dispense os fogos de artifício e afins, nada mais brega, carnavalesco e "clichê"! Os mais cobiçados e famosos são: Moët; Chandon, Veuve Clicquot, Krug, Mumm, Dom Pérignon, Pommery, Taittinger, Perrier Jouët, Bollinger dentre outras.

Se você pediu Chandon, .Nero, Salton, Foss Marai, Cave 18, Fantinel e qualquer outro que não seja produzido na região da França em Champagne e pelo método Champenoise todos são espumantes e tenha certeza que são ótimas escolhas, mas não champanhe! 

Champanhe e Espumante tem diferenças e como tem.. Para saber mais leia o post: Champanhe e espumante, você sabe a diferença? "Todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é um champanhe..."

Matérias relacionadas: Um pouco mais sobre espumantes http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2011/01/um-pouco-mais-sobre-espumantes.html

Chris Milllard

Fonte: http://www.soportugues.com.br

Blog da semana: Vida Organizada

Imagem: Reprodução Blog Vida organizada
Conheça o blog: http://vidaorganizada.com/

O Blog eleito da semana é o Vida Organizada criado em 2006 pela experiente no assunto Thais Godinho, paulistana, publicitária, mãe, beatlemaníaca, organizadora profissional, consultora de organização e também especialista em Marketing Digital.

Um blog onde você acha tudo sobre organização e otimização do tempo com dicas simples e práticas que facilitam a nossa correria habitual.

Sofist Etiqueta recomenda!
Abraços,
Chris Millard

terça-feira, 11 de junho de 2013

Reflexão: Solidão é estar só?


Imagem: Internet



É muita gente que se sente mal no dia dos namorados ou em datas comemorativas como Natal e Ano Novo se não estiver namorando... É como se fosse uma obrigação estar junto de alguém em datas especiais¹. Quem disse que a solidão é a ausência de alguém?

"Assinamos contratos, compramos alianças, damos nomes à relação - ficar, namorar, noivar, casar. Tudo numa tentativa em vão de nos amarrarmos ao outro. Queremos estar no controle. Inventamos algo que não existe - a dependência ou vício - e nos sentimos incapazes de viver sem.(...)

Desde que nascemos, precisamos de alguém para preenchermos um vazio interno que existe em nós. Somos feitos para viver em grupo. Depois que os pais não conseguem mais preencher esse vazio, procuramos alguém que o faça..."²

Lembre-se a sensação de solidão está diretamente relacionada à baixa autoestima e à falta de amor próprio. Portanto, somente fortalecendo o amor por nós mesmos nos sentiremos mais seguros e completos, em qualquer outro dia do ano.³ A sua felicidade depende exclusivamente de você e não dos outros.

Todo mundo se sente sozinho de vez em quando, mas essa sensação nunca é agradável. Existem diversas formas de lidar com a solidão, como conhecer novas pessoas, aprender a valorizar o tempo que passamos sozinhos, estreitar os laços com a família, praticar um hobby, ler um bom livro e até mesmo praticar atividades físicas...

Acredito totalmente naquela velha máxima: "(...) Antes só do que mal acompanhado..."


Feliz dia acompanhado ou não!
Chris Millard

¹ Frase Por Sergio Savian, do blog Sergio Savian
² Fonte: Trecho copiado da Cíntia Fidelis
³ Trecho artigo Ceci Akamatsu Terapeuta acquântica no Rio de Janeiro e em São Paulo. Autora do livro Para que o Amor Aconteça, da Coleção Personare

Imagem: copiada da Carla Sidônio

Dia dos namorados sem estresse!

Imagem: Reprodução Internet
Algumas dicas da Sofist Etiqueta e Chef Remo Peluso podem salvar sua noite... Saiba mais:

1. Lembre-se todos os lugares relacionados a casais incluindo lazer, restaurantes, cinema, shoppings e afins estarão cheios.

2. Para restaurantes/ jantares faça reservas e sobretudo chegue no horário marcado.

 
3. Alguns restaurantes trabalharão apenas com reservas e outros por ordem de chegada.  Alguns com menus especiais, ligue antes para saber.
 
4. Todos os restaurantes estarão lotados após as 19:00h no dia 12/06 e o tempo médio de espera para conseguir uma mesa gira em torno de 1h30min. Se quiser evitar as filas faça reservas ou tente chegar antes desse horário ou após as 23h30min e tenha paciência;
 
5. Alguns casais tem optado por comemorar na véspera ou após a data do dia 12 para evitar filas e correrias típicas do dia. Antecipando ou atrasando a celebração, você terá um atendimento mais tranquilo;
 
6. Alguns lugares tem delivery, se optou por ficar em casa, ainda assim dá para ter um jantar legal. Faça uma decoração especial na mesa e uma boa música.
 
7. Vale lembrar que o dia dos namorados deve ser comemorado em todos os dias do ano porque afinal de contas todo dia é um bom dia para se namorar.
 
Feliz dia com comemorações sem estresse!
Chris Millard
 
Fonte: Baseado nas dicas do Chef Remo Peluso, do charmoso Restaurante Provincia di Salerno http://www.provincia.com.brTexto adaptado por Chris Millard

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mais de 10 presentes para o(a) namorado(a)!

Imagem: O amor está no ar! Duplicador de fone com coração, para você ouvir
 música juntinho com aquele alguém especial. Por Imaginarium
Dia dos namorados e você não sabe o que comprar?

1. Flores, cestas de café da manhã: Não são todas as pessoas que gostam. Evite enviar para o trabalho, pois é sempre meio complicado o transporte e armazenamento até ir para casa. Flores para eles? Pode, mas pesquise antes sobre a "aceitação".

2. Porta retrato: Sempre uma ótima lembrança, vale a pena colocar uma foto do casal.

3. Roupas, sapatos e afins: Não tem erro, todo mundo gosta de ganhar roupas, inclusive os homens. Escolha de acordo com o estilo dele(a) e pesquise antes sobre a numeração.

4. Perfume: Dar perfume de presente é também se dar um presente, afinal, quem não gosta de uma pessoa perfumada? Observe se o perfume é cítrico, amadeirado, floral e etc.

5. Produtos eletroeletrônicos: Vídeo game, notebook, celular e muitos outros. Não tem como errar.

6. CD e/ou DVD: É sempre um bom presente. Mas é importante dar algo dentro do estilo que a pessoa goste ou até mesmo gravar um CD com as músicas que vocês gostem.

7. Livros, revistas, discos e objetos antigos: Se a pessoa valoriza estas coisas, com certeza será um bom e exclusivo presente. Encontrar um "Lp/ vinil" em bom estado, de colecionador, será uma ótima surpresa.

8. Pelúcias: Muita gente acha que esse é um presente exclusivamente feminino, mas não é verdade. Você pode dar um bicho pelúcia ou personagens de pelúcia, mas fuja dos corações que geralmente são um pouco brega.

9. Objetos personalizados: Caixas, almofadas, xícaras, fronhas são presentes legais e criativos, mas evite a "foto camisa".

10. Viagem: Pode ser uma viagem para o lugar que ele (a) sempre quis conhecer ou mesmo um local perto, para que vocês tenham tempo sozinho.

11.  Kit Sexy, lingerie: Para não assustar, pesquise antes e somente se a pessoa já demonstrou vontade. É um presente arriscado.

12. Chocolates: É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Você pode dar uma caixa de bombons ou investir em uma cesta completa. Mas se tiver de dieta, esta não é a melhor opção.

13. Vinho e acessórios relacionados: Se ele(a) gosta de vinho é uma ótima opção. Mas escolha de acordo com o gosto. Para comprar vinhos é necessáro saber qual a região, a uva e o tipo de vinho que a pessoa prefere.

14. Livro: Sempre uma ótima escolha, mas precisa ser o estilo que ele(a) goste.

15. Joias: No geral as pessoas adoram. Se for uma aliança de compromisso/ noivado pesquise se a pessoa está com a mesma intenção, para evitar surpresas desagradáveis. Se for entregar o presente em um jantar, NÃO coloque dentro dos pratos e/ou sobremesas.

16. Jantar especial: Escolha um restaurante, faça reserva ou faça aquele jantar especial se você tiver dotes culinários.

Independente do presente dê um cartão, é mais que uma gentileza... Em tempo, não espere apenas o Dia dos Namorados para presentear a pessoa que você gosta. Todas as datas merecem comemorações especiais.

Boa escolha e sucesso com o presente!

Texto: Chris Millard

Fonte: http://www.presentesdenamorado.com
http://atitudedehomem.com.br

Onde? www.imaginarium.com.br Pesquise sobre a coleção namorados/2013

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dia dos namorados em BH!

Imagem: http://viviiandresa.blogspot.com.br/
O dia dos namorados pode ser muito mais gostoso...
Surge a dúvida o que fazer neste dia tão especial... A Sofist fez uma lista delícia com as melhores opções para jantar... Vale a pena fazer reserva prévia para evitar longas esperas.

Marília Pizzeria 3275 2027
www.mariliapizzeria.com.br Rua Marília de Dirceu, 187 Lourdes
Entrada+ prato principal+ sobremesa + Espumante Chandon 750ml (Taças personalizadas para os primeiros casais)= R$ 210,00 por casal

Maharaj 3055 3836
www.maharaj.com.br Rua Paraíba, 523 Funcionários
Entrada+ prato principal+ sobremesa + 1 vinho= R$ 240,00 por casal

Ah! Bon 3281 6260
www.ahbon.com.br Rua Fernandes Tourinho, 801 Lourdes
Entrada+ prato principal + sobremesa= R$ 92,00 por pessoa

Saatore 3339 3180
www.saatore.com.br Avenida Álvares Cabral, 1181 Lourdes
Água + 1 vinho+ couvert+ prato principal + sobremesa= R$ 145,00 por casal

Santa Fé 3261 6446
Rua Pernambuco, 800 Savassi
Entrada+ prato principal+ sobremesa= R$ 85,00 por pessoa

D'Istinto 3223 5327
www.distintorestaurante.com.br Rua Maranhão, 1123 Funcionários
Entrada+ prato principal+ sobremesa= R$ 85,00 por pessoa

Benvindo 2515-8883
Rua São Paulo, 2397 Lourdes
Entrada+ prato principal+ sobremesa= R$ 109,00 por pessoa
Somente reservas, primeiro turnos das 19h30 as 21h45 e segundo turno das 22h00 as 01h00

Província di Salerno 3241-2205
www.provincia.com.br  Rua Maranhão, 18 Santa Efigênia
Terá decoração temática executada pessoalmente pela Olguinha Ulmann da Floricultura Roda D´Água e funcionará por ordem de chegada. A partir das 18h com todo o cardápio disponível.

Valores pesquisados início de junho/2103, sujeito a alterações sem aviso prévio. Valores sem a taxa de serviços. Consulte o menu, formas de pagamento, reservas, horários e disponibilidade de mesas nos próprios restaurantes.

Feliz dia com ou sem namorado(a)!
Chris Millard

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Reflexão: Nós e o meio ambiente?

Imagem: Internet
www.revistapilates.com.br  Publicação 2013

05 de junho: Dia internacional do meio ambiente. "O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas."¹

Para refletir: Quem somos e o que o fazemos? Quais são as nossas atitudes diárias em relação ao meio em que vivemos? "Hoje, grande parte da sociedade se posiciona como mero espectador dos fatos, esquecendo-se de que somos todos responsáveis pelo futuro que estamos modelando. Devemos exercer a cidadania planetária, e rapidamente"


Mas, se nada for feito de forma rápida e efetiva, as próximas gerações serão prejudicadas duplamente, pelos impactos ambientais e pela falta de visão de nossa geração em não explorar adequadamente a vantagem competitiva de nossos recursos naturais. (...) Somos a primeira geração a dispor de ferramentas para compreender as mudanças causadas pelo homem no ambiente da Terra, mas que não sejamos uma das últimas com a oportunidade de mudar o curso da história ambiental do planeta.³
Repense como você pode ajudar o planeta, consciência é uma questão de educação. Suas atitudes demonstram sua cultura, seu respeito e bom senso em relação ao meio em que você vive.


Matérias relacionadas no blog:
O que você pode e deve fazer

Fonte: Wikipédia
Referências: ¹ Reprodução Wikipédia
² e ³ Reprodução do Artigo da renomada Marilena Lino de Almeida Lavorato - Diretora da MAIS Projetos (gestão e educação sócio-ambiental) e coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental da APARH-SP http://ambientes.ambientebrasil.com.br