quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O básico do vinho!

Imagem: Reprodução Internet
Se você gosta de vinhos... 
Ou se você gostaria de saber mais sobre o assunto...
Ou aprender como escolher "aquele" vinho que harmoniza com aquele prato...
Acompanhe as dicas Sofist para você começar neste fascinante mundo dos sabores, dos aromas e das cores.

O Vinho é uma bebida de teor alcoólico médio, produzida a partir da fermentação das uvas. O sabor varia bastante de um para outro devido ao tipo de uva, terroir(conjunto de variantes solo, clima e topografia) e processo de fermentação.

As uvas: Uvas são elas que determinam o tipo e características do vinho e elas estão sempre nos rótulos. Podem ser tintas ou brancas. Temos um post falando sobre cada uma delas... 

Harmonização:
Para combinar vinhos com uma ocasião específica, vale o mesmo raciocínio que se faz com comida. Situações mais leves e informais pedem rótulos mais descontraídos, enquanto encontros formais ou sofisticados requerem vinhos complexos. 

O mesmo vale para o contrário: um jantar de pratos elaborados vai casar melhor com vinhos estruturados, brancos ou tintos, dependendo da receita a ser servida. A lógica também se aplica à estação do ano. 

No verão, sempre se buscam produtos refrescantes e mais leves, enquanto que no frio a pedida são os tintos mais encorpados ou brancos que funcionem bem com caldos, cremes ou tábuas de queijos.

Classificações: 
Os vinhos podem ser tintos, brancos, roses, espumantes. As classes são determinadas pelos tipos de uvas que compõem a bebida e a forma que é feito. Um vinho feito com a predominância (de 75% a 85%) de apenas um tipo de uva é chamado de "varietal". É comum a produção de vinhos com mais de um tipo de uva.

Temperatura: 
Gelado demais não!
Deve-se lembrar que, abaixo dos 5º C, as papilas gustativas podem ficar anestesiadas, danificando seu paladar. E, acima de 20ºC, o vinho pode perder equilíbrio, liberando um aroma desagradável de álcool. 

Para os vinhos tintos de uma a duas horas de geladeira (mais tempo para os mais leves e menos para os mais encorpados). E para os brancos ou rosés de duas a três horas.

Se a uva for branca, é indicado que se deva consumir o vinho entre 8 e 12º Celsius, sendo a temperatura mais baixa para os mais jovens, frescos e frutados; e a mais alta para os brancos mais densos, encorpados, complexos e/ou evoluídos.

Para os tintos, a escala pode variar entre 15 e 18ºC, sendo a temperatura mais baixa para os mais frutados e jovens, de taninos leves a médios; e a mais alta para os vinhos encorpados, estruturados, concentrados, complexos e/ou evoluídos.

Os rosados devem ser consumidos por volta de 12ºC.

Como escolher?
Pelo tipo da uva: Tinto, branco ou rosé. E espumantes e champanhes

Pela uva: Dentro da infinidade de uvas existentes, vá experimentando... Das opções mais leves para os mais encorpados. 

No supermercado: Escolha os que estejam na horizontal, não pegue as que estão em pé. Muito bem lembrado por uma leitora: (esta regrinha vale apenas para os que usam rolha e que você queira guardar para uma ocasião especial), aqueles que vem com uma rosca não se aplica esta regra e se você for consumir rapidamente também não precisa ter esta preocupação... E procure no rótulo a uva e a região... Olhe as condições do rótulo. Se tiver atendentes no supermercado, peça o máximo de informação sobre o vinho.

Em lojas especializadas: Conte com o atendimento para perguntar características do vinho, seja específico para falar o que aprecia e quanto quer gastar em média.

Em restaurantes: Peça a carta de vinhos, normalmente está por região ou tipo (Tinto, branco, rosé, Espumantes e champanhes). Não tenha receio em perguntar sobre o vinho, características e harmonização com o prato. Deixe claro se você prefere maios leves ou encorpados.

Em tempo, muito bem colocado por uma leitora... Dá para comer carne branca com vinhos tintos sim! (Desde que sejam os mais leves)... Como você pode escolher uma carne vermelha com um branco mais encorpado. Como sempre digo, a melhor harmonização é a que você gosta!

Experimente!!! 

Tem muita informação ainda... Acompanhe! Mande sua dúvida!
Abraços,
Chris T. Millard


Fonte:
http://revistaadega.uol.com.br
Pequeno Livro do vinho, guia para toda Hora. Autora Suzamara Santos