domingo, 29 de outubro de 2017

Etiqueta para o café!

Imagem: Divulgação Internet
Se tiver o copinho de água, a ordem é tomá-lo primeiro para limpar as papilas gustativas e depois o café.

Se você não tiver apoio para colocar o pires, segure com a mão esquerda entre os dedos polegar e indicador, já a colher e posteriormente a alça da xícara com a mão direita.

Não levante o dedinho. Nunca! Nunquinha!

Adoce o café a seu gosto e mexa delicadamente com a colher procurando fazer o mínimo de barulho. Coloque a colher sobre o pires imediatamente. Ou seja, não experimente com a colher nem bata na borda da xícara. 

Nunca assopre o café quente, o mais indicado é esperar que a temperatura fique agradável e apropriada para o seu consumo. 

Simples assim!
Abraços,
Equipe Sofist Etiqueta

Fonte: http://blog.clubecafe.net.br

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Não seja "prolixo"!

Imagem Internet
Em uma época em que as pessoas não tem tempo para nada, e às vezes, nem paciência para ouvir ou ler nada que seja demorado, é necessário cada vez mais, comunicar-se de forma clara e objetiva.

O prolixo usa palavras em demasia ao falar ou escrever... Não consegue sintetizar o pensamento, tornando-se cansativo por estender-se demais, arrastando-se na história ou detalhes desnecessários...

Nada contra aquele "textão homenagem" para a melhor amiga ou para o amor eterno. Mas evite repetição demais... Fica cansativo... Legenda muito grande?! Pouca gente lê até o final! Para se desculpar de algo, seja breve, sucinto. Justifique, peça desculpas e pronto!

E para contar aquela história de sucesso, ou uma reclamação da prestação de um serviço? Lembre-se da cronologia do caso e poupe de detalhes que não fazem diferença, como por exemplo retratar desde o alô da atendente do dia que comprou o produto. Blábláblá... Vá direto ao ponto!

Para reclamações em redes sociais vale a mesma dica. Seja claro, objetivo e prático. Reclame com quem pode e tem autonomia para resolver. Passe as informações corretas e precisas, com códigos e números de notas. Anote e guarde protocolos de atendimento, certamente serão úteis. Em tempo, nunca faça campanhas contra produtos ou prestadores de serviços, ao relatar a sua experiência.A conclusão é de cada um!

Se você consome um tempo enorme para dizer ou escrever o que poderia ser comunicado rapidamente, certamente é prolixo! E está na hora de rever esta atitude. Como diz aquele ditado: "(...)Quem muito fala, nada diz!"

Evite divagações desnecessárias. Ser mais objetivo poupa o seu tempo e o do outro, além de prender e facilitar a compreensão. Suas chances de credibilidade e sucesso serão sempre maiores... Não é assim tão complicado, mas exige um pouco de atenção, trabalho, dedicação e bastante humildade. Vale a pena...

Abraços,
Equipe Sofist Etiqueta

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

É gafe, você sabia?

Imagem Internet
Preste atenção nestas 12 regras fáceis de quebrar e nem perceber... E sim, a maioria das gafes podem ser evitadas!

1 Recebeu um presente? 
Não diga não precisava... Agradeça.
E sim, você precisa abrir na frente de quem presenteou.

2 Mulheres agradecem com "obrigada" e homens com "obrigado".

3 Para bater palmas: Não pode ser na altura do seu rosto... Deve ser na altura do peito, levemente tombada para a esquerda.

4 Tossir com a mão direita: Errado!
Você deve usar a esquerda para tossir ou tampar a boca, no caso de um bocejo. Teoricamente a direita você usara para cumprimentar as pessoas e deve estar limpa.

5 Recebeu um vasilhame com algo preparado pela pessoa?! 
Sim, precisa devolver a vasilha e com algo (mesmo que você não tenha preparado). Pode ser um biscoitinho, bombom... Mas precisa retribuir a gentileza.

6 Vai brindar? 
Brinde delicadamente. E olhe para a pessoa que você esta brindando e não para o copo! 

7 Como usar bolsas, carteiras de mão, sacolas? 
Sempre do lado esquerdo, para que sua mão direita esteja livre para cumprimentar uma pessoa.

8 Você deve sempre segurar a xícara de cafe ou chá com o dedo mindinho abaixado. E a colher depois de mexer vai para o pires. Simples assim.

Para gesticular, lembre-se acima do peito causa impressão de agressividade. Então gesticule o menos possível e sempre abaixo do rosto! E tom de voz? Nada de falar gritado, ok?!

10 Não aponte o dedo. Falta de educação total!

11 Em um jantar ou encontro com outras pessoas não acompanhe a amiga ao banheiro. Nunca! Salvo se ela estiver se sentindo mal. Da a impressão de "momento fofoca". 

12 Apelidos?! Evite... Se a pessoa quiser, ela mesma vai dizer o que prefere! Se for uma relação profissional chamar pelo nome é a melhor opção.

Abraços,
Chris T. Millard

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Como escolher o vinho tinto?

Imagem: http://www.vemdauva.com.br

Para quem quer explorar esse mundo, a grande dificuldade, e prazer, é a variedade que ele oferece. São diversos tipos, uvas, estilos, e cada um é apropriado para um momento e para seu gosto. Para escolher um vinho, além de definir se "Tinto, Branco ou Rosé", o tipo de uva tem uma característica específica... 

Para entender o processo:
Vinho tinto: elaborado a partir de uvas de coloração avermelhada ou roxa. É o tipo mais comercializado de vinho no mundo.
Vinho branco: elaborado a partir da fermentação de uvas brancas ou escuras, porém sem o uso da casca.
Vinho rosé: elaborado a partir de uvas escuras, porém que liberam pouca coloração ao processo de fermentação. Podem também ser um blend de uma preparação tinta e outra branca, resultando na coloração rosa suave.

As características das uvas tintas mais conhecidas:

Cabernet Sauvignon: Essa é a uva mais popular para produção de vinhos em todo o mundo. Produz bons vinhos de mesa, geralmente tintos, estruturados, complexos, elegantes, intenso, fortes, com bastante tanino secos, encorpados e alcoólicos. Por isso, são melhores para acompanhar pratos de sabor mais marcante do que para bebericar. 


Grenache: Embora não seja tão famosa ou conhecida como a Merlot ou a Cabernet Savignon, a maior parte dos apreciadores do bom vinho já experimentou os produtos provindos dessa uva, pois é muito utilizada para complementar outras castas, melhorando o sabor e o aroma dos vinhos. Os vinhos provindos de sua utilização geralmente são mais alcoólicos, mais intensos e potentes, embora algumas vezes a acidez e o tanino deixem a desejar.

Carménère: Possui toque adocicado e aroma de fruta. Costumam ser bem aceitos de uma maneira geral. Pode ser bebericado sem acompanhamentos, mas também com carnes vermelhas magras como cordeiro, lasanha a bolonhesa e queijos maduros. Vem se destacando no Chile, devido a boa adaptação e aos vinhos agradáveis, leves, de cor intensa, com notas de frutas vermelhas e especiarias com boa estrutura tânica.

Malbec: também é uma uva que produz bons vinhos de mesa tintos e secos, muito encorpados, intensos e macios, um pouco mais encorpados e amargos que a Cabernet Sauvignon, são daqueles que pintam os dentes e como tem aromas fortes, não agradam a todos os paladares.

Merlot: se assemelha muito à Cabernet Sauvignon em relação a seu sabor balanceado, porém apresenta um aroma mais frutado e sofisticado. É bem amistoso e sedosos, pode ser harmonizado com pratos delicados como carnes brancas, pratos que levem cogumelos, ou carnes vermelhas também. Tem aromas de frutos vermelhos maduros. Inclusive produz um dos mais famosos do mundo, o Petrus (fala-se Petrús). Macio, e varia de leve a médio encorpado.

Tannat: é uma uva de sabor característico e coloração bem intensa. Muitas vezes, ela é preparada em blends com Merlots para ter seu sabor suavizado. Usada para preparar vinhos de mesa tintos e secos.

Pinot Noir: os vinhos desta uva são mais claros do que o restante e já demonstram que eles são menos encorpados. Suaves, delicados, leves e fáceis de beber sem acompanhamentos, fazem sucesso entre os paladares menos acostumados. São usadas também para a elaboração de espumantes. Podem desenvolver vinhos extremamente saborosos de leves a meio encorpados, perfumados e muito elegantes.

Sangiovese: Originária da Itália, amplamente cultivada na região central desse país, é a base dos vinhos de Chianti, e, a uva com a qual se elaboram os excelentes Brunello de Montalcino. Nesta região a Sangiovese é chamada de Brunello.

Syrah/ Shiraz: Produz vinhos de cores intensas e bem encorpados, com tanino estável. Na Austrália é produzido uma grande variedade de suaves a encorpados. Faz vinhos densos, ricos, estruturas, fortes, perfumados e com bom potencial de guarda, com bastante álcool e com um toque apimentado que é a característica dela. São geralmente estruturados. 

Tempranillo: Dá ao vinho cores intensas, baixa acidez e teor alcoólico moderado. Geralmente são vinhos bem leves e macios... Bem aceitos como o Carmenere.

Como sempre digo, a melhor harmonização sempre será a que você gosta!
E então... Qual é o seu vinho tinto predileto?!

Abraços,
Equipe Sofist Etiqueta

Fonte:
http://blog.artdescaves.com.br
http://www.missaosommelier.com.br
http://www.vemdauva.com.br
Livro Vinho série para Dummies, Ed McCarthy e Mary Ewing-Mulligan
Pequeno livro do vinho, Suzamara Santos Editora Verus

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Etiqueta no elevador!

Imagem: Internet
Da serie etiqueta para tudo: Quais são as maiores gafes em elevador?! Leia esta matéria...

Quem primeiro?! Sempre espere as pessoas saírem para depois entrar. Esta e a logica. Primeiro desocupar o lugar, para depois ocupar.

Ao entrar seja cordial e utilize saudações formais. Em elevadores comerciais ou residenciais voce nao e obrigado a conversar com quem ja estava dentro. Nao precisa puxar assunto, apenas cumprimente. 

Filas para elevador: Respeitar a fila e basico! Aguarde a chegada com calma. Entram primeiros as pessoas que já estavam aguardando antes de você. Claro que idosos devem receber prioridade na entrada e na saída. 

Sempre maneire na dose do perfume. Já os outros odores podem aguardar sua chegada em casa ou no banheiro mais próximo.

Seguranca: Não ultrapasse o número máximo de pessoas. Se o elevador estiver lotado, espere o próximo. Dê seu lugar para idosos, pessoas com crianças de colo ou gestantes.

Nao aperte todos os botões pode travar o sistema. Já pular dentro do dele em movimento pode causar o acionamento indevido do freio de segurança e fazer com que o equipamento sofra uma parada brusca. 

Idade mínima: As crianças com idade inferior a 10 anos devem evitar andar sozinhas no elevador porque em numa situação de emergência podem não saber como pedir socorro. 

Civilidade: Nunca segure a porta para bater-papo. Lembre-se que o elevador tem utilidade coletiva, portanto você não tem privilégio nenhum sobre ele. Se estiver falando no celular, desligue antes de entrar. Se estiver conversando com alguém, diminua o tom de voz ou interrompa a conversa. 

Não fique muito próximo das outras pessoas, nem encare-as. Isso pode ser realmente muito constrangedor em qualquer lugar, ainda mais num ambiente que não dá para fugir.

Os moradores são responsáveis por cuidar da limpeza e conservação dos elevadores. Não cole nada, nem rabisque as paredes. Não se alimente dentro da cabine também.

Guarde sua demonstracao de carinhos e beijos apaixonados para ambientes reservados e evite constranger outras pessoas. Isso também vale para quando o casal está à sós no elevador, afinal a maioria tem câmera. Pelo mesmo motivo, evite limpar os dentes e tirar espinhas. 

Se entrar um portador de necessidades especiais sem acompanhante, pergunte se ele precisa de ajuda. 

Cada condomínio tem suas regras próprias sobre o transporte de cães em elevadores, de qualquer forma seu pet devera estar de coleira. Podem ir no colo ( quando de pequeno porte) ou sempre bem rente ao dono para não incomodar outras pessoas. 

Para edifícios com piscina, nem pense em circular pelo elevador em trajes de banho. Coloque uma roupa por cima, como uma saída de praia, e use sempre o de serviço.

Mudanças, malas, volumes, compras de supermercado: Devem preferencialmente serem feitos no elevador de serviço.

Risco ou alarme de incêndio?! Não entre no elevador! Va de escada para sua própria segurança.

Simples assim!
Abraços,
Equipe Sofist

domingo, 9 de julho de 2017

Vinho gelado ou temperatura ambiente?


Se você já ouviu esta frase: Vinho Bom é vinho Gelado! Ou vinho bom é na temperatura ambiente... Leia esta matéria.

Imagem: Divulgação Internet
Calma, depende do vinho e da temperatura ambiente!
Para espumante, champanhe, vinho branco e rosé, sim. Vinho bom é vinho gelado. Sempre servir em temperaturas menores que os tintos, geralmente, nos restaurantes esses vinhos vem com um balde de gelo, pois sua temperatura varia de 7ºC à 12ºC.

Mas e os vinhos tintos? A maioria dos vinhos tintos, devem ser apreciados na temperatura correta, conforme o estilo (corpo) do vinho, variando entre 15ºC e 18ºC. Ou seja nem tão gelado e nem na temperatura ambiente se você mora em uma região que faça mais que 15ºC.

A temperatura é um fator de extrema importância na hora de servir o vinho, porque ele "se abre" permitindo aos componentes aromáticos volatilizar-se e mostrar todos os seus aromas (buquê).
Quando a temperatura do vinho está muito alta, o vinho acaba desequilibrando e apresentando defeitos, pois o calor acentua a presença do álcool e mascara seus aromas. Quando a temperatura de serviço está baixa demais, o vinho não "se abre", não mostra seus aromas e a acidez...

Para levar um tinto que está em temperatura ambiente à graduação mais adequada, você pode, sim, usar um balde de gelo. Alguns sommeliers têm calafrios (eu também!) quando alguém pede um balde de gelo para os tintos, pois o vinho vai ficar extremamente gelado e consequentemente sem aromas. Vai estragar o vinho! No entanto, se a garrafa não estiver na temperatura correta, é necessário resfriá-la.

Atenção: 
Para os tintos que estejam na temperatura ambiente geralmente bastam menos de 5 minutos imerso no gelo para que ela esteja pronta. (Em um restaurante eles podem fazer isto nos bastidores!). Na geladeira, cerca de 40 minutos. No freezer, menos de 10 minutos. Evite deixar muito mais tempo do que isso.

Para brancos, rosés e espumantes, de 10 a 15 minutos dentro do balde de gelo serão suficientes. Na geladeira, entre 2 e 3 horas. No freezer, entre 20 e 30 minutos bastam. Se o balde de gelo estiver na mesa, controle este tempo!

Simples assim!!!!

Abraços,
Equipe Sofist

Fonte:
http://obraprimaimportadora.com.br
Original: http://revistaadega.uol.com.br

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Piores erros com o vinho: Segurando a taça!

Imagem linda do Site: https://obraprimaimportadora.com.br
Indicamos estre site para todos que apreciam vinho! 
Como segurar a taça?

Esta dica serve para todos os tipos de taça para vinhos tintos e brancos, inclusive espumantes e champanhes. 

Para não pagar aquele mico e passar vergonha segure sempre pela haste. Alem de aproveitar melhor o vinho na temperatura correta. Lembre-se que em algumas ocasiões sociais você precisa demonstrar seu conhecimento de etiqueta e elegância.

Além de charmosa, a haste no copo de vinho existe por uma boa razão: Não esquentar a bebida. A não ser que você queira consumir a bebida quente, a forma correta de segurar o recipiente é pela haste e não pelo bojo. Assim, você não transmite o seu calor para a bebida e não altera rapidamente a temperatura do vinho. Simples e prático

Fica a dica,
Equipe Sofist Etiqueta

Fonte: 
http://vidaevinho.com
https://obraprimaimportadora.com.br
http://clubedevinhos.com

terça-feira, 4 de julho de 2017

Chegou visita... E agora?

Imagem: Internet
Visitas educadas avisam ou esperam um convite, simples assim... Nunca chegue de surpresa na casa de alguém, independente do motivo... 

Listamos 12 mandamentos para receber bem sua visita.

1.Planejar: O número de convidados.

E qual o tipo de evento: Lanche, cafe da tarde, almoço, jantar, chá, aniversário, coquetel, churrasco, etc...

Definir o cardápio e calcular quantidade e o tempo de preparo da comida, as bebidas na geladeira, lugares na mesa, etc...

2. Calcule quantidade por pessoa! Não faca pouco e não exagere. Nos dois casos é deselegante.

3. Ir as compras! Sempre faça uma lista com o que você precisa, para evitar compras por impulso. os alimentos da estacão sempre são mais em conta e com aparência melhor.

 4. Fazer a sua especialidade.
Não invente! Dia de receber os amigos não é dia de se arriscar em novas receitas..

5. Fazer um check list! Com tudo que você precisa ter e fazer. 
Não se esqueça que o banheiro merece atenção. Ter sempre papel higiênico extra no banheiro é básico e troque a toalha de rosto por uma limpinha!

6. Preparar o ambiente.
Ao chegar, a visita sinta que sua casa foi carinhosamente preparada para recebê-la. Flores sempre! Elas alegram o ambiente, prefira arranjos em locais estratégicos e com menos cheiro possível. E, claro, uma boa trilha sonora ao fundo.

7. Fique pronta. Se arrume!
A anfitriã tem que estar bem arrumada, bem maquiada, bem penteada, perfumada (com moderação) e bem sorridente para receber as visitas.

8. Pontualidade:
Marque o horário do evento e comece exatamente no horário marcado. No caso de almoço ou jantar, comece pelas entradinhas e sirva entre 30 minutos e no máximo 1 hora depois da primeira visita chegar. Marcadores de lugar são um charme e podem auxiliar na decoração. Depois da sobremesa é sempre elegante oferecer café, chá ou licor...

9. Mime suas visitas! Um hábito ainda pouco utilizado, mas que achamos incrível: entregar uma lembrancinha na hora da despedida. Um chocolate, um biscoitinho.

10. Se a sua visita levar um arranjo de flor, você não precisa coloca-lo na mesa principal. Se for vinho ou chocolate, também não precisa servir no evento. Se for uma sobremesa, ai sim, você precisa servir! 

11. Se é uma visita bem rápida, ofereça sempre água ou um cafezinho... A água deve ser servida somente no copo e não em bandeja! Temos uma matéria sobre este assunto. Clique aqui: 
http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2011/09/duvida-como-servir-agua-para-visita.html

12. Lembre a visita é recebida na sala de estar ou sala de visita. A sua visita pode ir na cozinha, claro! Mas mostrar a casa somente, se for nova ou se tiver passado por uma reforma... Ir ao quarto, somente para visitar alguém que esteja acamado.

Simples assim.
Abraços,
Chris T. Millard

Fonte:
https://www.chegouvisita.com

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Você é gentil?


Imagem: Internet
Seja gentil sempre!
"(...) Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!"Chico Xavier

Todo mundo que a gente encontra na vida está enfrentando uma batalha que você não sabe nada a respeito. Seja gentil com todo mundo. Sempre! Não pelo merecimento do outro, mas por você.

"Gentilezas são gestos de amor para com o próximo… Ser gentil é uma condição e, portanto, uma forma de agir… O melhor de tudo é que sempre podemos optar por agir dessa maneira porque tenha a certeza de que simples gestos gentis valem mais do que mil palavras!

Algumas atitudes gentis:
1.  Sorria. O simples ato de sorrir pode fazer com que você pareça – e se sinta – uma pessoa mais legal.

2.  Seja grato!

3.  Não tenha preconceito...

4.  Evite assuntos delicados, polêmicos... Algumas pessoas simplesmente não conseguem manter sanidade mental quando o assunto é politica, futebol ou religião.

5.  Apresente-se perante novas pessoas. Se você estiver numa sala com alguém desconhecido e todos parecerem se conhecer, aproveite a oportunidade para se apresentar.

6.  Converse sobre amenidades que provavelmente interessariam a outra pessoa. Se você não conhece bem a outra pessoa para saber sobre as preferências dela, tente falar do que estiver acontecendo ao seu redor... O clima... Assuntos leves...

7.  Dê um elogio sincero. Pois elogio é um presente para quem escuta. Todos amam elogios, portanto, não tenha medo de dizer algo positivo sobre a outra pessoa. 

8. Você sempre deve ser educado. Inclusive no transito, na rua, no trabalho, em hospitais, com prestadores de serviços e ate mesmo quando reclama... Mesmo se o outro errou, seja educado e equilibrado ao corrigir. Não humilhe ou ofenda alguém com a desculpa que esta exigindo seu direito, sendo sincero, corrigindo ou ensinado algo. 

9. Não grite, não pragueje. Isso fará com que você pareça vulgar, rude e, definitivamente, desequilibrado emocionalmente.

10. Ofereça ajuda. É importante oferecer ajuda às pessoas que lhe rodeiam, diante de uma necessidade. Seja segurar a porta do elevador, abrir uma porta, pegar algo que a pessoa deixou cair, ajudar alguém com dificuldades para andar, alguém no trabalho, alguém que pediu uma informação...

11. Evite julgar os outros. Uma coisa que definitivamente não é gentil é julgar as pessoas antes de conhecê-las. Não rotule pessoas. Nunca sabemos toda a historia. Dê à pessoa o benefício da dúvida.

12. Dê uma pequena demonstração de amizade. Seja no aniversário dos amigos ou em uma data qualquer. Oferecer pequenas lembranças, como um chocolate, uma fruta, um café por exemplo, é uma maneira legal de demonstrar o quanto você se importa com o outro.

13. Se você foi convidado para o almoço ou jantar, na casa de um amigo, ofereça-se para levar uma sobremesa, uma bebida ou até mesmo ajudar na limpeza. Caso não aceite, é sempre delicado levar um pequeno arranjo de flor para a dona da casa ou um vinho.

14. Seja um bom ouvinte. Uma das melhores maneiras de ser legal com pessoas conhecidas é arranjar um tempinho para escutá-las.

15. Evite fofocas pessoalmente ou por aplicativos e redes sociais. Cometer difamação, calunia, injuria, divulgar cenas tristes, fazer exposição das pessoas em situações constrangedoras mesmo que virtualmente, denegrir a imagem de alguém e usar de maledicência é sinônimo de maldade pura. Não tem desculpa! Você além de passar uma péssima imagem, pode ser processado criminalmente.

16. Mantenha uma perspectiva positiva. Mesmo que você esteja perto de alguém negativo, deseducado ou emburrado tente levar a conversa para um caminho positivo. Tente falar sobre coisas boas da vida e fazer comentários construtivos.

17. A regrinha de ouro: Sempre se lembre de tratar as pessoas da maneira da qual você gostaria de ser tratado. Não seja um reflexo da falta de amor, da carência de educação ou do desequilíbrio emocional do outro.

18. Mantenha o bom humor. Não leve gente idiota muito a serio. Não discuta sobre assuntos muito profundos. Apenas mantenha as coisas divertidas e tranquilas... Não vale a pena...  

19. No transito siga as regras. Isto nem é gentileza, e sim, respeito a sua vida e a dos outros.

20. Liderança exige gentileza e respeito. Ponto final!

Seja gentil sempre… 
Seja gentil, independente com quem… 
Ser gentil com quem é educado e conhecido é muito mais fácil, mas surpreender um estranho com a nossa gentileza é algo espetacular. 

Quando somos gentis com as pessoas e o meio que nos cerca, mostramos que o mundo ainda tem seus encantos e que ainda há esperança para a humanidade… 

Abraços,
Chris T. Millard 
Fonte:
Site http://pt.wikihow.com

Baseado no texto Elegante é ser gentil!" Por Patrícia Regina de Souza com publicação original em 1 de maio de 2017 no Blog https://osegredo.com.br 

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Pode encher o copo?!

Imagem: internet

Dúvida: Pode encher o copo?! Não pode! Calma, a gente explica o porquê...

Copo de água: O copo deve ser servido entre 1/2 e no máximo em 2/3.

Copo de suco ou refrigerante: No máximo 2/3.

Taças e copos para cerveja e chopp: Estes devemos encher até a borda, e lembre-se o colarinho do chopp mantém a temperatura da bebida.

Taça para vinho branco. Estes vinhos são sempre servidos frios e as taças menores ajudam a não dar tempo de esquentar a bebida. Servir no máximo até metade.


Taça para vinho tinto: A haste mais longa serve para evitar o calor da mão, devem ser de borda fina, transparente e sem lapidações para permitir análise visual. Sirva no máximo até um terço da taça.


Taça para água (com ou sem gás, servir no máximo três quartos da taça).


Taça para espumante e champanhe: A haste da taça é comprida e o bojo longo e estreito. Segura-se sempre pela a haste e sirva dois terços. Esqueça os "três quartos", que é ate aceitável, mas perde qualidade. Quanto mais fria a bebida, melhor é o sabor. Aqui vale a regrinha básica: Sirva menos e aproveite mais o sabor e as "borbulhas"...


Dica Sofist: Para qualquer vinho sirva um pouco menos da metade. Nada de deixar o copo/taça cheio, super deselegante!!! Alguns consultores defendem a ideia de 3 dedos de bebida. Os vinhos tintos, brancos e espumantes como são servidos mais frios, colocamos menos no copo exatamente para não esquentar.

Simples assim! 

Abraco,
Chris T. Millard

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Etiqueta no Trabalho!

Imagem: http://www.corems.org.br
Seguem algumas regras básicas no ambiente de trabalho.

Pontualidade: Neste quesito nem falamos em etiqueta, e sim, em obrigação. Chegar antes do horário é um habito de pessoas elegantes e profissionais... Lembre se disto... Não existe desculpas para possíveis atrasos. Se você mora em uma localidade quem tem transito, saia de casa com antecedência. Tenha planejamento para não ser necessário usar desculpas...

Você não pode e não deve chamar seu cliente por apelidos carinhosos. Nunca! Respeito é bom e todo mundo sai ganhando.

Roupas discretas, sem modismos. Não use nada de sensual e cuidado com maquiagem e perfumes, que deve ser o mais discreto possível!

Para homens: Prefira ternos escuros e discretos. Gravatas também, a mais discreta possível. A meia é uma extensão da calça, deve ser da cor da calça ou dos sapatos.

Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica!

Tenha sempre cartões profissionais disponíveis, para possíveis trocas e apresentações.

Porta aberta, não significa "entre": Pare em frente a porta, sorria e peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um "bom dia" ou expressão adequada para o horário.

Ao conversar olhe nos olhos. 

Aprenda a ouvir.

Não se distraia durante a conversa... Inclusive guarde o celular na bolsa ou bolso. Se for atender uma chamada, peça licença e atenda somente as urgentes, seja o mais breve possível. Rede social nem pensar!!!!

Ao ser apresentado a alguém, não fique sentado. Levantar ajuda a estabelecer a relação e sua presença. Caso seja pego desprevenido e não puder levantar, incline-se para a frente para indicar que, se pudesse, levantaria.

O aperto de mãos. Lembre-se o anfitrião ou o profissional no cargo mais alto, independentemente do sexo, deve estender a mão primeiro. Se for durante uma refeição, não se usa pegar na mão da pessoa.

Só diga "obrigado" uma ou duas vezes durante a conversa. Se você começa a agradecer muito, fica parecendo desamparado e necessitado. Há regras também para notas de agradecimento. Precisam ser enviadas dentro de 24 horas e separadamente para todos que você quer agradecer. 

Deixe o celular no bolso. É evidente que vai levá-lo para onde quer que você vá, mas o recomendado é resistir à tentação de checar suas notificações — por mais discreto que você acredite ser, o movimento é perceptível e indelicado. Nunca deixe o aparelho em cima da mesa.

Nunca puxe a cadeira para alguém. Tanto homens quanto mulheres podem puxar suas próprias cadeiras. Na hora de sentar não cruze as pernas. 

Aponte com os dedos juntos. Indique o que quer mostrar com a mão espalmada, e dedos juntos. Se você aponta com o dedo indicador, fica parecendo agressivo.

Na hora de mandar um e-mail, cheque o destinatário, nunca mande mensagem spam ou para vários destinatários ao mesmo tempo. Mande como oculto. Nada mais desagradável do que perceber que a mensagem foi enviada para toda uma lista. Escreva em letras minusculas.

Almoço, jantares: Divida pães com as mãos. Você nunca deve usar faca para cortá-los em um jantar de negócios. Não peça nada muito caro, se for o convidado. E pague a conta, se foi você que convidou. Pode ter bebida alcoólica sim, mas com moderação e o pedido deve partir de quem convidou. Não empurre ou empilhe os pratos. Você não é o garçom! Ao final das refeições, você não deve pedir as sobras para viagem. 


Lembrou mais alguma coisa? Conte para a gente...

Abraços,
Chris T. Millard

domingo, 18 de junho de 2017

Etiqueta para o Coffee break

Imagem de um Coffe Break lindo do Buffet Paladare RJ
http://www.buffetpaladare.com.br/coffee-break-rj/
Aquela gostosa pausa em uma reunião, palestra, conferência, seminário, congresso, com o objetivo de socialização, relaxamento e um rápido lanche, voltando para a reunião com mais disposição e concentração. 

Quando acontece no início do evento é chamado "Welcome Coffee" com a mesma intenção, além de dar as boas vindas. 

Algumas dicas de etiqueta para este momento ser um sucesso:
Uma boa pedida é não chegar com fome. Mas se isto não for possível, o jeito é praticar o autocontrole...

Está de dieta ou tem alguma intolerância?! Não reclame... Se sirva do que você pode comer.


Não fique todo o intervalo parado junto à mesa se servindo, pois é super deselegante e certamente vai atrapalhar os demais que queiram se servir. O melhor é circular também para fazer contatos.


Se não foi você que contratou a empresa do lanche, não peça nenhum tipo de reposição ou reclame. O responsável pela contratação deverá fazer isto!


A quantidade costuma ser calculada por participante de cada item... Provar as variedades oferecidas seria mais adequado, do que se "fartar" com apenas um item.


Ao abrir o sachê do açúcar ou adoçante, tome cuidado para evitar que parte do produto caia fora da xícara, na mesa ou no chão.


Não vale levar alguns docinhos ou guloseimas de volta para a sala de reunião... Pensar em colocá-los no bolso ou na bolsa jamais!!!! Resista...


Esperar todos voltarem para a sala para continuar se servindo, definitivamente não é aconselhável. Pois a pontualidade do evento depende do respeito ao horário.


Use os guardanapos de papel que estão na mesa para pegar salgadinhos e etc...


Após se servir, não coloque o guardanapo sujo ou o papel do salgadinho em cima da mesa

junto com os alimentos à disposição dos convidados. Localize uma lixeira. 

Esqueça seu celular. Ficar no iPad ou celular o tempo todo pode ser um grande desperdício de tempo e investimento da sua imagem.


Não levante polêmicas ou discussões, este não é o momento.


Não se usa estender a mão para cumprimentar quando as pessoas estão comendo. Faça um aceno com a cabeça. 


Tenha cartões de visita a mão, e claro entregue se tiver oportunidade! Faça contatos...


Aproveite para ir ao banheiro...


Boa sorte e ótimos negócios.


Abraços,
Chris T. Millard

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Ciúmes... Pode ou não pode?!

Imagem: Internet
"A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem". 
(Paracelso – Médico e físico do séc. XVI).

Assunto da semana: Fulana de tal, famosa, fez cenas de ciúmes para o Beltrano em público... E a situação rende uma semana de comentários... Ciúmes?! Todo mundo tem?! Quem ama tem?! Qual a quantidade saudável?

A primeira coisa a considerar, é que somos emoção e razão... E isto configura as nossas atitudes... Não é problema sentir ciumes, o problema é como você age a partir dos ciumes... Em quem você se transforma? Qual é a sua natureza?

Todos passamos por situações ciumentas ou cenas de ciúmes, algumas partilhadas com o companheiro(a), outras sofridas em silêncio. O ciúme é um sentimento inato à natureza humana e, embora seja quase sempre conotado negativamente, existem formas positivas de lidar com os ciúmes.

1. Ciúmes x amor
Se ao observar o seu companheiro(a) conversar com outra pessoa extremamente atraente, a cena despertar sentimentos ciúmes em você. Isto em si não é um problema. Problema sera fantasiar coisas e perder a cabeça e a noção. Porquê deixar que os ciúmes se transforme em algo negativo como uma cena ou discussão desagradável? Mostre seu amor em atitudes positivas o quanto a pessoa é importante para você!

2. Ciúmes x mais empenho na relação
Transforme os ciúmes em mais empenho e dedique-se mais à sua relação, começando por comunicar as suas necessidades ao seu companheiro(a) e pedindo que ele/ela faça o mesmo.

3. Ciúmes x Autoestima
Os ciúmes não só criam sentimentos de frustração, raiva e insegurança no seio de um casal, como podem abalar a nossa própria autoestima. Independentemente do tipo de ciúme, utilize-o como um incentivo para cuidar mais de si, para crescer e ser uma pessoa melhor, no nível físico, mental ou espiritual.

5. Ciúmes x Gestos de carinho
Quem se sente amado, acarinhado e satisfeito em todos os aspectos, dificilmente sente aqueles ciúmes avassaladores, porque está bem e sente-se seguro na sua relação. Transforme os ciúmes em gestos de carinho, em palavras positivas e crie mais amor na sua vida a dois.

Algumas atitudes que podem ajudar:
Colocar-se no lugar do outro, ou pedir ao companheiro que coloque-se em seu lugar a fim de imaginar como é a vida da pessoa que é vitima constante de acusações infundadas,

Reconhecer e admitir as suas qualidades e perceber que se elas não fossem encantadoras, o outro não teria motivos para estar com você;


Adquirir maior autoestima, confiança e segurança;


Conversas a dois. O respeito, a confiança e a comunicação representam a base de qualquer relação a dois...

Importantíssimo: Procure ajuda médica e psicológica quando a patologia estiver caminhando para níveis muito avançados e atrapalhando sua relação...


caso você esteja sendo vítima de agressões físicas ou ameaças de qualquer espécie, procure ajuda ou denuncie o seu parceiro (ou parceira). Nao fique em um relacionamento abusivo. Ninguem merece isto! 

Nem todas as pessoas sabem lidar bem com os ciúmes, até porque essa é uma emoção que faz parte da natureza humana. Se é o seu caso e em vez de fazer cenas ridículas e lamentáveis, (se expondo e expondo ao outro aos delírios e devaneios da sua imaginação) falando e fazendo coisas que certamente você vai se arrepender mais tarde, procure ajuda médica! 


terça-feira, 13 de junho de 2017

Como arrumar a mesa almoço ou jantar?

Neste caso montagem para o dia a dia. A montagem mais simples de todas: Para um prato único a ser servido. O garfo poderia estar ao lado direito juntamente com a faca.

Imagens: Internet
Sugestão para servir como entrada uma sopa ou creme, segundo prato salada e a colher de chá serve para o molho da salada e o garfo e faca mais próximos ao prato, para o prato principal.
Recebi vários emails e mensagens no "WhatsApp", pedindo ajuda para arrumar uma mesa romântica para o dia dos namorados, mas que fosse fácil de montar e bonita ao mesmo tempo. Respondi todos e ajudei para que cada mesa tivesse um toque de romantismo e se adequasse as pecas que cada um tem em casa. 

Para arrumar uma mesa perfeita é necessário definir o estilo do jantar. O estilo, aforma de servir os pratos, as loucas vão ditar se o jantar é  formal ou despojado e a partir dai devemos escolher a decoração. Tenha certeza que uma mesa bem posta é um carinho que fazemos conosco e com os demais convidados...



Como organizar a mesa ?
1.Básico :
Prato no centro do jogo americano, em frente a cadeira.
Talheres a direita do prato e abaixo do copo sendo: Garfo a esquerda e faca a direita com o corte voltado para dentro, se tiver sopa ou creme ficara a direita após a faca.
Os talheres de sobremesa ficam em frente do prato, acima. Se a sobremesa for mousse, sorvete ou salada fruta use a colher. Se for comer frutas em pedaços coloque o garfo.
Copo acima e a direita do prato .
Guardanapo de papel dentro do prato ou ao lado do garfo.Você também pode deixar o guardanapo de papel no porta guardanapo.


Detalhes que fazem toda a diferença:
Aposte em uma toalha de mesa limpa, jogos americanos ou sousplat de materiais mais simples (aquele prato grande raso debaixo do prato que sera utilizado).

Disponha os alimentos na mesa em travessas ou panelas desde que estejam lindas, bem cuidadas e elegantes.

Porta azeite limpo e sem marca de gordura pode ir à mesa, ou um vidro de azeite apoiado em um pratinho. Assim como o saleiro.

Jarras e copos coloridos estão super em alta, inclusive de acrílico de boa qualidade. As jarra com porta gelo interno mantem o suco sempre geladinho. Sim, pode ser de acrílico!

Panelas de cerâmica, esmaltadas e de vidro são lindas e podem sim, ir à mesa.
Um toque de cor?!Claro que pode! Pratos e travessas coloridas estão super acessíveis. Escolha um estilo e uma gama de cores... 

Você costuma usar taças diariamente? Se sim, lembre-se que elas vão ao lado direito, seguindo a sequência de dentro para fora: taça ou copo de água e depois a taça de vinho. E para jantares do dia a dia, evite as tacas muito decoradas. Prefira as mais básicas e simples. 

Para jantares mais formais sigam nossas dicas em um próximo post!

Abraços,
Chris T.Millard
Equipe Sofist Etiqueta

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Restaurantes Românticos em Salvador


Imagem: Divulgação Internet

Se você está pensando em um lugar especial e romântico em Salvador, seja para comemorar o dia dos namorados, uma noite romântica ou surpreender a pessoa amada vem ver nossa lista! Em datas especiais, vale a pena fazer reserva com antecedência e verificar menus especiais para a data.

Casa di Vina: Localizado na antiga casa de Vinicius de Moraes em Itapuã, com uma varanda super charmosa e uma culinária baiana com um toque internacional. O Mar Brasil Hotel, é um anexo ao restaurante.
R. Flamengo, 44 - Itapuã, Salvador 
Contato:  71 3014 8730
casadivinabahia.com.br

Amado: Tem uma estrutura rústica e vista linda para a Baía de Todos os Santos, o menu sempre inovador, vale a pena a visita.  
Contato: 71 3322 3520

Soho da Marina: Também tem vista para a Baía de Todos os Santos e é o lugar ideal para os amantes da culinária japonesa. Muito elegante, ambiente náutico e descolado, com um menu contemporâneo. Contato: 71 3322 4554

Lafayette: Tem uma cozinha refinada e variada de pratos feitos com toques mediterrâneos, em salão descontraído com vista náutica.Um charme de lugar!
Av. Lafayete Coutinho, 1010 - Dois de Julho, Salvador 
Contato: 71 332 14637
restaurantelafayette.com.br

Alfredo di Roma: Servem o verdadeiro Fettuccine Alfredo em um dos mais tradicionais restaurantes da cidade. 
Contato:  71 3331 7775
Av. Oceânica, 2004 - Barra, Salvador 
alfredodiroma.com.br

Restaurante casa de Tereza: A cozinha requintada da Bahia, com frutos do mar e pratos regionais, servida em casa estilizada e muito acolhedora.
R. Odilon Santos, 45 - Rio Vermelho, Salvador 
Contato: 71 3329 3016

Casa Lisboa: Comida portuguesa de qualidade em ambiente aconchegante e romântico.  
Contato: 71 3331.3841

Pasta em Casa: Localizado no Bairro Rio Vermelho, com uma estrutura diferenciada, atendimento muito simpático e uma decoração criativa; o restaurante é um dos meus prediletos. No último andar tem uma Forneria que também, vale a pena conhecer.  
Contato: 71 3334 7232

A casa Vidal: Com culinária contemporânea, com sabores da Itália, França e Espanha, além de vinhos, em ambiente aconchegante e charmoso.
R. Afonso Célso, 294 - Barra, Salvador 
Contato: 71 3565 8008
acasavidal.com.br

Restaurante Caju: Com uma cozinha elegante e intimista serve criações contemporâneas internacionais ao som de música ambiente suave.
R. Ceará, 339 - Pituba, Salvador 
Contato: 71 3355 0027

Casa Diliana: Com uma gastronomia italiana elegante de massas e carnes e uma seleção de vinhos, em um ambiente aconchegante e refinado.
R. Macapá, 314 - Ondina, Salvador
Contato: 71 33311266
diliana.com.br

Restaurante Origem: Com uma cozinha inventiva e sofisticada, com um toque baiano em um casa acolhedora e ao mesmo tempo elegante.
Alameda das Algarobas, 74 - Pituba, Salvador 
Contato: 71 99202 4587
restauranteorigem.com.br

Restaurante Al Mare: Com um menu Gourmet incluindo frutos do mar, bebidas e drinques, em um ambiente elegante e muito bem decorado, dentro do Salvador Shopping na area Gourmet.
Av. Tancredo Neves, 3133 - Caminho das Árvores, Shopping Salvador 
Contato: 71 3033-7615
almaresalvador.com.br

Cuco Bistrô: é um charmoso local que tem em sua proposta ressaltar o melhor da cultura nordestina através de sua arte e gastronomia, com ligeira influencia da cozinha mediterrânea
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 70 - Pelourinho, BA
Contato: 71 33218722

Du Chef: Cozinha moderna e contemporânea, pelas mãos do renomado Chef Lucius Gaudenzi e sua esposa Roberta, em ambiente casual fino com muita criatividade e sabor...
Rua Afonso Celso, 70 Salvador
Contato: 71 3042 4433

Conhece mais algum restaurante que vale a pena?! Escreva-nos, certamente será um prazer ir conhecer e contar aqui um pouquinho sobre nossa "Experiência Gastronômica".

Abraços,
Chris T. Millard