segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Vinho a dois...

Imagem: Divulgação Internet

O vinho é uma bebida amiga do amor... Porém é preciso tomar alguns cuidados para que uma noite a dois com vinho seja realmente romântica. Fique de olho nas nossas dicas:

Se você conhece pouco sobre vinho, não vá muito longe. Escolha um vinho que os dois conheçam, ou que seja familiar para uma grande maioria... Aposte no Espumante, Champanhe, vinho rosé ou tintos leves. 

Não se esqueça de colocar o vinho para gelar com antecedência. Verifique se você tem taça e saca rolhas.

Na hora de servir, não precisa apresentar o vinho, não seja um "enochato" e conte toda a história do vinho, abra, sirva e aproveite. Na melhor das hipóteses, o comentário sobre o vinho surgirá naturalmente.

Champanhe e Espumantes, por tradição são considerados vinhos da sedução. Combinam com tudo, para os paladares menos acostumados, os demi-séc são mais adocicados e bem apreciados...

O rosés são vinhos geralmente leves, com uma cor linda e delicada. Apresentam a estrutura dos tintos, mas sem deixar de lado a leveza dos brancos. É fácil desgustar o frescor e a acidez, em qualquer ocasião do ano. Os sabores vão desde cerejas, framboesas e morangos até especiarias e flores. A principal região produtora é a Provença, na França.

Se for escolher vinho tinto opte por vinho frutado, romântico, leve e sexy. Como por exemplo as uvas Pinot Noir, além de Carménère, Tempranillo, Gamay, Grenache dentre outras...

Cuidado com o dente vermelho. Exato, o vinho é cheio de taninos, que pode deixar seus dentes bem vermelhos. Quanto mais tânico, encorpado e forte, for o vinho, maior o potencial para deixar os seus dentes vermelhos.

Prefira alimentos que sejam afrodisíacos para deixar sua noite ainda mais romântica. Alguns exemplos são: morangos, damascos, chocolate, ostras, amêndoas, aspargos e entradinhas ou pratos que levem manjericão.

Para harmonizar prefira petiscos leves como pães, torradas, geleias, patês, canapés, bruschettas tradicionais (baguete, alho em pequena quantidade, azeite, tomate e manjericão), queijos leves e fondues... 

Para pratos (se você for servir), escolha peixes, carnes brancas, frutos do mar e massas com molhos leves e suaves.Não use em sua receita muito alho ou cebola, isso pode acabar com o clima romântico. O mesmo vale para alimentos muito gordurosos e pesados. Evite pratos que deem muito trabalho para preparar ou comer, como lagosta.

É importante tomar água junto com o vinho, pois ajuda, a evitar uma embriaguez. Tanto faz com ou sem gás. Lembrando, que assim como o vinho, não pode ser muito gelada!

E quantidade?! Nada de exageros... 

E jamais, nunca fique enchendo a taça da/do pretendente, pois não é elegante... 

Não seja um ostentador que diz o valor do vinho... Ostentação não é sinal de ser chique, muito pelo contrário... Ostentar é bem brega!!!!

No mais, bom proveito...
Abraços,
Chris T. Millard

Fonte:
http://www.vemdauva.com.br
Pequeno livro do vinho, Suzamara Santos Editora Verus
http://pt.wikihow.com