skip to main |
skip to sidebar
|
Divulgação: Internet |
Tem Etiqueta sim! Para tudo na vida...
É simples... Civilidade, educação, bom senso e o respeito.
Respeito que é a premissa de qualquer relacionamento civilizado, em qualquer momento, lugar ou circunstância... Sempre!
Então você precisa respeitar o time adversário, o torcedor do outro time, respeitar a mãe do juiz... Precisa respeitar o turista que não entende o nosso idioma, precisa ser cortês quando em visita seja em outra cidade, estado ou país! E sobretudo não usar da desculpa da bebida para faltar com respeito ao próximo... Se a "brincadeira" é ofensiva, preconceituosa ou expõe o outro ao constrangimento não é brincadeira: é assédio!
Precisamos "reaprender" o básico: respeitar ao próximo...
Sobretudo respeite as normas no ambiente corporativo sobre o que pode ou não nesta época. As empresas são livres para fazer qualquer programação e não são obrigadas a liberar funcionários ou providenciar TV para transmitir o jogo no local. Seja como for... Não exagere. Não faça nada que possa se arrepender no dia seguinte!
E inclusive respeite se a pessoa gosta de torcer, vibrar a cada gol, postar nas redes sociais "dela"... Gosto, motivo, paixão e ponto de vista cada um tem o seu...
Que todas as situações sirvam como lição. Que possamos nos reavaliar e principalmente aprender com os nossos próprios erros... Seja como torcedor de futebol ou cidadão brasileiro...
Abraços,
Equipe Sofist Etiqueta
|
Imagem: Internet |
Gíria Pode?
Depende... De onde, como e quando você vai usar...
Praticamente todo mundo usa gíria... Originária de grupos, é empregada por jovens e adultos de diferentes classes sociais. É uma palavra comum que substitui termos oficiais e se espalha com muita facilidade.
As conversas com amigos e familiares costumam ser recheadas de gírias e vícios de linguagem. Nesses ambientes, falar dessa maneira não é um problema, pois são situações de total informalidade e descontração.
Na linguagem culta, gíria é considerada plebeísmo, ou seja, desvio que caracteriza falta de instrução. Na vida profissional e acadêmica esse costume deve ser corrigido. Lembre-se que em entrevista de trabalho, nem pensar em usar!
Saber quais são os vícios de linguagem e como costumamos usá-los é o primeiro passo para abandoná-los. A forma como você se comunica tem total relevância na sua imagem. E então?! Como você usa?
Abraços,
Equipe Sofist Etiqueta
Fonte: Texto AUREA REGINA DE SÁ, Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.
|
Imagem Internet |
Muitos dizem que etiqueta é frescura, mas todo mundo adora saber como se comportar em várias ocasiões, principalmente naquelas que, apesar de corriqueiras, as vezes cometemos uma gafe, pelo simples fato de "esquecer" as regras básicas.
Uma lista com mais 10 regrinhas de etiqueta que esquecemos de praticar no dia a dia:
1 Se alguém der um vale presente ou um presente em valor será uma atitude gentil da sua parte fotografar o presente ou comentar como o presente esta sendo útil.
2 Quando fizer uma recepção simples, minimalista, reservada em casa, use roupas neutras, maquiagem leve e perfume sempre na medida certa!
3 No ambiente de trabalho roupas justas demais, transparentes, sensuais, maquiagem pesada e muito perfume além de causar um impressão diferente da que você gostaria, além de constranger os colegas. Pense nisto!
4 Quanto mais alto e fino o salto do sapato, mais tarde ele deverá ser usado. Para as bolsas, quanto menor e mais brilhante mais tarde deverá ser usada...
5 Sim, as suas atitudes também no trânsito (Como motorista ou pedestre) são uma radiografia da sua educação e cultura. É deselegante e extremamente perigoso não observar e aplicar as regras de convivência no trânsito. Atenção motorista: se você não usa a seta, você é um sem educação e pode causar acidentes! Simples assim.
6 Mulheres ao agradecer por algo respondem sempre "obrigadA" e homens "obrigadO".
7 Ostentação não é legal. É brega... Vangloriar-se do salário, carro ou afins... Seja pessoalmente ou pelas redes sociais, quanto mais ostentativo mais brega... Fica a dica!
8 Ao fotografar alimentos, avalie... Alguns pratos são simplesmente pouco fotogênicos...
9 Curiosidade tem limite... Não seja invasivo, ao perguntar algo, observe se realmente a pessoa quer aprofundar no assunto... É gentil e elegante ser discreto e saber o limite...
10 Ao receber uma visita, não é legal mostrar a casa. Salvo se for nova ou tiver passado por uma reforma. Mostre somente se for interessante, por algum motivo, e quiser muito compartilhar "algo" com a sua visita.
Simples e fácil! Faça a sua parte... Gentileza, Etiqueta e Boas maneiras sempre estão na moda!
Equipe Sofist Etiqueta
Inspiração linda da Kika Junqueira em tom azul. Salvo do site lepetitchouchou.com.br
O azul é sempre uma cor clássica e elegante! É o par perfeito para o branco, combina super bem com o amarelo, rosa, laranja e dourado, além de outros tons de azul...
Você pode escolher um arranjo de flor. Ou também usar em peças como toalha de mesa, guardanapos, jogos americanos, copos, taças e louças... Como não é tão fácil achar hortênsias, você pode substituir por flores brancas... Fica lindo e delicado!
O azul pode ser para qualquer horário (Café da manhã, Brunch, Almoço, Chá da tarde, Coffee break, Jantar, Coquetel, Comemorações Especiais, etc...).
Mas não espere só uma ocasião especial para usar aquela louça guardada. Invista em você!!! Escolha um dia na semana e prepare um prato e uma mesa especial... Pense nisto! Você merece!
Um grande abraço,
Equipe Sofist Etiqueta