sexta-feira, 22 de junho de 2018

É Copa do Mundo!!!! Tem Etiqueta para isto?

Divulgação: Internet
Tem Etiqueta sim! Para tudo na vida...

É simples... Civilidade, educação, bom senso e o respeito. 
Respeito que é a premissa de qualquer relacionamento civilizado, em qualquer momento,  lugar ou circunstância... Sempre! 

Então você precisa respeitar o time adversário, o torcedor do outro time, respeitar a mãe do juiz... Precisa respeitar o turista que não entende o nosso idioma, precisa ser cortês quando em visita seja em outra cidade, estado ou país! E sobretudo não usar da desculpa da bebida para faltar com respeito ao próximo... Se a "brincadeira" é ofensiva, preconceituosa ou expõe o outro ao constrangimento não é brincadeira: é assédio!

Precisamos "reaprender" o básico: respeitar ao próximo... 

Sobretudo respeite as normas no ambiente corporativo sobre o que pode ou não nesta época. As empresas são livres para fazer qualquer programação e não são obrigadas a liberar funcionários ou providenciar TV  para transmitir o jogo no local. Seja como for... Não exagere. Não faça nada que possa se arrepender no dia seguinte! 

E inclusive respeite se a pessoa gosta de torcer, vibrar a cada gol, postar nas redes sociais "dela"... Gosto, motivo, paixão e ponto de vista cada um tem o seu...

Que todas as situações sirvam como lição. Que possamos nos reavaliar e principalmente aprender com os nossos próprios erros... Seja como torcedor de futebol ou cidadão brasileiro...

Abraços,
Equipe Sofist Etiqueta

terça-feira, 19 de junho de 2018

Gíria pode?!

Imagem: Internet

Gíria Pode?
Depende... De onde, como e quando você vai usar...

Praticamente todo mundo usa gíria... Originária de grupos, é empregada por jovens e adultos de diferentes classes sociais. É uma palavra comum que substitui termos oficiais e se espalha com muita facilidade. 
 
As conversas com amigos e familiares costumam ser recheadas de gírias e vícios de linguagem. Nesses ambientes, falar dessa maneira não é um problema, pois são situações de total informalidade e descontração. 


Na linguagem culta, gíria é considerada plebeísmo, ou seja, desvio que caracteriza falta de instrução. Na vida profissional e acadêmica esse costume deve ser corrigido. Lembre-se que em entrevista de trabalho, nem pensar em usar!


Saber quais são os vícios de linguagem e como costumamos usá-los é o primeiro passo para abandoná-los. A forma como você se comunica tem total relevância na sua imagem. E então?! Como você usa?

Abraços,
Equipe Sofist Etiqueta

Fonte: Texto AUREA REGINA DE SÁ, Jornalista e Coach de Comunicação, especializada em Media Training.