As rolhas tradicionais são feitas com casca do sobreiro, uma árvore da família do carvalho, cultivada no sul da Europa. Portugal é o maior produtor mundial. É preciso que a árvore tenha no mínimo de 20 a 30 anos para que se possa extrair a primeira casca, a cortiça. Depois de retirada e cortada em forma de pranchas, a cortiça descansa em média seis meses para depois ser lavada. Passa pelo processo de cozimento e descansa por mais alguns dias para receber o corte na forma cilíndrica. A análise da dimensão, da porosidade e da umidade é feita por leitura óptica.
A extração da cortiça não é prejudicial à árvore, uma vez que esta volta a produzir nova camada de "casca" com idêntica espessura a cada 9 - 10 anos, período após o qual é submetida a novo descortiçamento. Além da fabricação de rolhas a cortiça serve como isolantes térmicos e sonoro.
Muitos vinhos tem a rolha sintética ou apenas a tampa com rosca, mas eu acho que perde parte do charme.
Professora de etiqueta moderna e boas maneiras, consultora em RH. Supervisora Operacional A & B e eventos Hotel, Restaurante e Confeitaria.
Com o objetivo de simplificar a vida, reavaliar comportamentos e descomplicar as Regras de Etiqueta e boas maneiras, nasceu o Blog Sofist com dicas e novidades; aulas para crianças, adolescentes e adultos em grupos ou particulares; cursos; palestras; consultoria para empresas e eventos; treinamento e reciclagem para secretárias do lar, garçons e todas as pessoas que queiram e precisam melhoram sua imagem, atualizando seus conhecimentos em Etiqueta Social e sobretudo adequando comportamentos e tornando a vida muito mais leve e feliz! Tudo que for elegante você encontra aqui!
Todo mês temos um Encontro com jantar, vinho e aula nos melhores restaurantes. Afinal novos tempos pedem novos modos! Tudo isto sem frescura...
sofistetiqueta@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário