sábado, 4 de fevereiro de 2012

Mentiras sinceras não me interessam!



Imagem: Blog http://www.factivel.com.br/blog


Desde cedo somos programados e educados para mentir. Em um grau de sofisticação um pouco maior, chegaram a nos ensinar que algumas mentiras são, inclusive, benéficas, porque protegem alguém de algo. Ou então que a omissão é a arte de não mentir sem precisar dizer a verdade. Nos ensinam que é possível viver uma vida honesta mesmo que por muitas vezes, em maior ou menor grau, visitemos um campo de distorção da realidade. Que de maneira alguma é uma mentira..." (Por André Moragas 2012)  Será... (?)

Segundo Wanderson Castilho (certificado pelo Instituto de Treinamento em Análise de Comportamento- Behaviour Analysis Training Institute - BATI, em San Diego EUA). "Aquele que diz que nunca mente está mentindo. Há muitos motivos para mentirmos, entre eles quando somos movidos pela vergonha ou pelo orgulho. É provável que mintamos para atenuar o impacto que a verdade teria, ou seja, mentimos para evitar magoar pessoas com quem nos importamos, ou para evitar situações embaraçosas."


Lembre-se metira é sempre mentira. Discordando do Cazuza, mentiras sinceras não me interessam! Como diria minha avó, quem fala a verdade, não merece castigo.

Quando a mentira passa a ser uma constante na vida da pessoa, vira doença, um transtorno e requer tratamento psicoterapeutico e/ou psiquiátrico.
Saiba mais quando a situação vira uma doença:
http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2012/03/como-lidar-com-mentirosos.html

Abraços,
Chris Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário