sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Boas maneiras no trabalho

Tirinha do blog: http://www.chongas.com.br

Se em um primeiro momento é a sua capacidade técnica que o leva a se destacar, a sua habilidade comportamental incluindo as boas maneiras no trabalho certamente é essencial para seu sucesso. Fica a dica!

1. Básico: Seja pontual!

A empresa não é desfile de moda, balada e muito menos o ambiente ideal para aquele perfume super marcante, maquiagem marcada e uso de acessórios chamativos.

2. Cumprimente e respeite a todos, eu disse "TODOS" os que cruzam seu caminho no trabalho, cumpra sua parte. Da recepcionista ao diretor. E isso vale para todo os níveis de interação: vertical para cima ( relação com chefes), horizontal ( relação com pares) e vertical para baixo (com seus subordinados). 

3. Seus problemas pessoais são pessoais, não leve para a empresa e muito menos compartilhe... Respeite a privacidade dos demais.

4. Cuidado com a intimidade e brincadeiras. Não é recomendável criar apelidos para as pessoas. Jamais atrapalhe o rendimento dos outros com comentários dispensáveis, fofocas, intrigas e assunto que roubam o seu tempo útil.

5. Não perca a noção de respeito pelos colegas e superiores. Discutir ideias e não pessoas.

6. Levante-se da cadeira toda vez que receber a visita de algum superior hierárquico.

7. Se for discoradar de alguém, seja gentil, educado e com argumentos convincentes.

8. Seja gentil nas ligações, com tom de voz adequado e assuntos relevantes.

9. Cuidado com o humor e suas oscilações... Desenvolva a tolerância, paciência e equilíbrio.

10. Se você é o líder, lembre-se de que, mais do que com palavras, as pessoas lideram e gerenciam através de seus próprios exemplos.

11. Tenha em mente que resolver um problema é uma oportunidade de melhorar-se como profissional. E o pior que pode acontecer é apenas procurar os culpados em vez de procurar soluções. Seja solidário, a boa vontade em ajudar os colegas de trabalho rende bons frutos durante toda a trajetória de carreira.

12. Lembre-se promessa é dívida! Ninguém é obrigado a prometer, mas ao fazer, cumpra. Para isso, procure sempre avaliar bem os prazos e situações que são possíveis para suas entregas. 

13. No dia em que se desligar da empresa, deixe aberta a possibilidade de retorno... Jamais fale mal ou faça comentários indiscretos sobre a empresa seja onde for.

Abraços,
Chris Millardt.

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