segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

"Miga sua louca" isto é gafe!

Imagem: Internet
"Miga sua louca" todo mundo em algum momento da vida já cometeu alguma gafe... Uma lista para lembrar o que não fazer e evitar micos!

1. Não aponte o dedo... É falta de educação mesmo!

2. Nunca acompanhe a amiga ao banheiro em um restaurante para aproveitar e fazer as fofoquinhas da noite. Deixe para o outro dia ou mais tarde. Super indelicado duas amigas no banheiro e os demais na mesa.

3. Celular não vai para a mesa. Falta de educação mor dar mais atenção ao aparelhinho do que para as pessoas a sua volta.

4. Lembre-se da máxima: Quanto mais álcool, menos elegância. E se você não lembra, as redes sociais refrescam sua memória no dia seguinte, Não adianta dizer: "Não lembro, não fiz". Ok?!

5. Quando alguém diz que não pôde ir ao seu evento, devolver um "tudo bem" ou "sem problema"pode dar a impressão que a pessoa não fez falta. O delicado e correto é dizer: "Você fez falta, mas eu entendo". Sem questionar o motivo.

6. Se alguém conta um episódio curioso e você tem uma situação parecida, escute o que a pessoa tem a dizer até o fim e só depois conte o seu caso. Cuidado para não entrar numa competição de histórias...

7. Se alguém presentear com um vale-presente, é gentil fotografar o presente que você adquiriu, ou comentar como o presente está sendo útil.

8. Se não sabe o que dizer, fique calado... Um casal de amigos que esperava por um bebê só ouvia: "Vocês nunca mais vão dormir..." Ninguém lembrava de parabenizá-los...Por que as pessoas não podem ser gentis?! E por favor, não dê palpites se não for solicitado...

9. A sigla RSVP ("répondez s’il vous plaît") é para ser obedecida. Significa que você deve confirmar sua presença o quanto antes.

10. Alguém que sabe que você tem um parceiro convida só você para um jantar. Pedir para incluir a outra pessoa é indelicado, mas você pode responder que adoraria ir, mas que você e seu par já têm planos para a noite. Se o anfitrião quiser mesmo sua presença, ele convidará ambos.

11. Numa recepção, é gentil você mesmo atender a porta e receber o convidado. Também faz diferença o anfitrião que apresenta os convidados uns aos outros e levanta algum assunto em comum entre eles. 

12. Se você foi convidado e é um chato para comer, não transfira o problema para o anfitrião. A não ser em caso de alergia alimentar ou restrição religiosa. Na dúvida, coma algo antes de sair.

13. Quando fizer uma recepção em casa, use uma roupa neutra, maquiagem e perfume na medida certa. Nem muito arrumada nem um desleixo completo. Isso possibilita que todos os convidados se sintam à vontade, dos mais formais aos informais.

14. Após comparecer a um evento é gentil e educado ligar ou mandar uma mensagem elogiando o evento... 

15. Não comente sobre festas, reuniões, confraternizações na frente de outras pessoas que não foram convidadas é uma máxima indelicadeza.

16. No ambiente de trabalho, roupas justas, transparentes, curtas e decotadas demais podem constranger os colegas. Para sua imagem, o risco é perder a credibilidade e não ser reconhecido por seu trabalho.

17. Redes sociais x trabalho: O ideal é que você mantenha seus contatos profissionais no LinkedIn. Se não puder, use os filtros de privacidade no facebook e cuidado ao compartilhar fotos em grupos de WhatsApp. Lembre-se o seu comportamento virtual é uma extensão do seu mundo real. Cuidado com o que você curte e publica!

18. Nas confraternizações familiares ou na empresa tenha em mente que você sempre está sendo observado em todo tempo... Evite os vexames e excessos!

19. "Não é assim que se escreve..." Você troca mensagens de texto por celular com um amigo e ele comete um erro gramatical. Seja gentil, ao invés de corrigi-lo, use a resposta para escrever a palavra de forma correta.

20. Não publique fotos em que seus amigos aparecem em roupas de banho, posições constrangedoras ou com um namorado antigo em redes sociais... Pergunte antes.

Simples, prático e sobretudo gentil...
Abraços,
Chris T. Millard

Fonte: 
Pequeno Livro da Etiqueta Guia para toda hora Ana Vaz

Matéria Gafes, vexames e micos Revista Época Comportamento
16/03/2012 

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"Manda Nudes". Pode isto?!

Imagem Internet Barbie Nudes
"A comunicação virtual fica em um espaço meio obscuro, sem um limite definido entre o que é o mundo interno, das fantasias, e o mundo externo, da sociedade."¹

Difícil imaginar o mundo sem os telefones cada vez mais funcionais. É a “era da conexão”. E as nossas interações por meio das redes sociais estão cada vez mais instantâneas, criativas e personalizadas...

Recebi uma mesagem de "Bom dia", seguida de "manda nudes" de um conhecido... Li, reli, pensei não acredito... Que absurdo é este?! Pensei em algumas palavras bem rudes e até feias, mas respondi apenas: Bom dia, porém você mandou mensagem para a pessoa errada... Uma amiga recebe, sem pedir, um Snapchat do jeito que um rapaz veio ao mundo. Ahhh francamente...

O "manda nudes" ficou tão banalizado como se fosse uma atitude normal... Não, não é. É necessário que exista uma intimidade e cumplicidade aí. Perdeu-se totalmente o bom senso, o respeito e o limite!!! 

Mas esta moda não é tão recente assim... Segundo Rafael Terra, especialista em redes sociais essa história de querer se mostrar para câmeras não é nova... O “mandar nudes” é a mais nova versão da pergunta dos chats antigos: “Você tem cam?” essa era bem comum nos anos 90! 

Claro, que a escolha sobre o que postar, enviar e expor nas redes sociais sempre será sua, mas pense em quem vai receber... O mandar nudes é a sua decisão sobre o próprio corpo e imagem, mas avalie para não correr o risco de uma super exposição, mesmo que acidental e arrependimento futuro.

No caso de ser publicado seus nudes contra sua vontade, há formas de recorrer. A Constituição Federal assegura os direitos à privacidade, imagem, honra e dignidade. Neste sentido recorra em delegacias especializadas de crimes cibernéticos com as legislações mais específicas como o Código Penal (crimes contra a honra), a Lei Maria da Penha (violência psicológica) e o Marco Civil da Internet. 

Para tudo na vida há limites, e sobretudo tenha em mente que seu comportamento "virtual" também representa quem você é. Se algo está em desacordo com os seus princípios é só não fazer parte... Simples e prático assim...

Novos tempos, pedem novos modos!
Abraços,
Chris T. Millard

¹Frase Júlia Barbon e Mateus Luiz de Souza Texto publicado 05/10/15 Folha de SP

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O vício pelo celular...

"O vício pelo celular"
Imagem: Tirinha pubicada na Internet por Jarbas


Impossível negar que as novas tecnologias de comunicação facilitam cada vez mais nossa vida. Mas o uso inadequado do celular está tirando as pessoas do sério... É incrível como muitas vezes cometemos gafes e nem percebemos em função deste aparelhinho... Concordam? 

Com mil funções, é útil, prático e necessário, mas é também viciante tudo isto acaba nos tornando dependentes. Na maioria das vezes, pela urgência e rapidez esquecemos nossas boas maneiras... Lembre-se de:

1. Celular não é acessório, portanto não valoriza nenhuma produção mesmo que seja o último modelo, mega ultra moderno.

2. Ao se falar ao celular não aumente o tom de voz. Procure falar baixo. Seja discreto.

3. O telefone que toca: Você esqueceu de desligar a campainha? Não finja que não é com você. Peça desculpas e desligue o aparelho imediatamente!

4. Antes de atender uma ligação, caso esteja na presença de pessoas, peça licença, atenda discretamente e seja breve!

5. Quando for efetuar uma ligação, identifique-se e pergunte se a pessoa pode atender.

6. Quando alguém iniciar um diálogo muito longo para o qual você não deseja ou não pode escutar, peça desculpas e prometa ligar depois. E claro, retorne!

7. Respeite os horários: Ligar depois das 9h e antes das 20h; somente são autorizadas ligações fora deste horário a pessoas íntimas, em caso de urgência ou contato pré-estabelecido. Se é celular comercial não ligue fora do horário comercial, simples assim!

8. Quando estiver com alguém e/ou sendo atendido (loja, salão de beleza, clínica de estética, shopping, médico, dentista, etc.) e atender uma ligação, não demore com a conversa pela inconveniência em deixar alguém esperando ou atrapalhar a conclusão do serviço.

9. Pedir emprestado pode, mas somente em caso de máxima urgência e seja breve.

10. Não seja escravo das redes sociais, fotos e vídeos. Tenha bom senso, não seja um divulgar de embaraços alheios. Use com educação e cautela!!! Se estiver acompanhado, suas redes sociais podem esperar.

11. Motoristas: Não usem o celular com o carro em movimento! Por uma questão de segurança! Muitos estudos já foram feitos e todos eles demonstram que quando atendemos a uma ligação enquanto dirigimos, nossa atenção é dividida e a chance de causar um acidente é enorme!

12. Deixe no silencioso em visitas a hospitais, enfermos, reuniões, no teatro, cinemas, consertos, festas e cerimônias religiosas em geral.

13. Não deixe sobre a mesa do restaurante! A regra diz que também não podemos atendê-lo em mesa de restaurante, andando na rua e em reuniões de negócios. Nosso bom senso e segurança em primeiro lugar!

14. Sempre que estiver em ambiente de negócios, deixe no "vibracall". Caso esteja aguardando uma ligação importante, avise com antecedência aos demais e peça licença para atender a ligação, seja breve. 

15. Perigoso dormir com celular debaixo do travesseiro, ou manter em bolsos de camisas...

16. Compre logo um fone de ouvido porque ninguém merece escutar suas músicas ou aqueles vídeos que só você acha graça!

17. Está em uma confraternização?! Ahhh deixe o celular guardado. Confraternize, converse, dê risadas, faça contato visual com as pessoas, socialize! Não seja o diferentão, calado, escondido atrás de um aparelhinho!!! 

Novos tempos, pedem novos modos...
Abraços,
Chris T.Millard

Fonte:
Pequeno Livro da Etiqueta   Autora: Ana Vaz Editora Verus
Livro Etiqueta, Manual Básico do Comportamento   Autora: Denise Sobral de Melo Rambo
Livro Seja Gentil Você Só Tem a Ganhar   Autor: Winn Claubaugh Editora Gente

Matéria reeditada. Primeira publicação em 2012 por Sofist Etiqueta

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Cortesia...


Frase Livro Etiqueta e boas maneiras, por Martha Calderaro 1983

O termo cortesia, no âmbito do comportamento humano, refere-se qualidade de uma pessoa que é cortês. Pode significar uma maneira delicada e civilizada de agir, cumprimentar ou mesmo um gesto de doação ou favor para outra pessoa. 

Cortesia também pode ser dar prioridade à maneira de expressão, ação e gestos de outrem e esperar momento oportuno para expor e defender suas convicções, concordando ou discordando gentilmente.

Como disse sabiamente Claudia Matarazzo "(...) A vida pode ser muito melhor e mais simples se incorporarmos pequenos gestos e atitudes que podem fazer a maior diferença no nosso cotidiano e - claro - também na vida..."

Não use a falta de tempo como desculpa para não ser gentil, educado, cortês... Um "por favor" e um "obrigada" gastam menos de dois segundos e fazem toda a diferença! 

Um elogio sincero melhora em muito para quem recebe...

Em supermercados, bancos e filas em geral não faltam ocasiões para ser gentil. Deixe aquela grávida ou senhora idoso, digo, melhor idade passarem na frente, é o mínimo que você pode e deve fazer.

No trânsito mesmo que esteja com pressa, vá com calma e deixe o dono da rua, diferentão, imbecil, nervoso, louco, atacado ou estressado, seguir na sua frente. Seu bem estar vale mais... E sua educação nem se compara...

Respeitar a opinião e escolha do outro, não é nem cortesia é educação básica mesmo... Qualquer tipo de intolerância é ignorância. Ponto final.

E o que dizer das redes sociais?! Tudo tem limite!!! Se o seu comentário, postagem, foto ou vídeo na rede social vai denegrir, ofender, causar polêmica, repulsa ou constrangimento para quaisquer envolvidos não faça. Não seja um babaca digital!!! Lembre-se assédio por redes sociais também é crime da mesma forma! Utilize a cortesia em todos os setores da sua vida... E caso seja vítima, denuncie!

Jamais seremos verdadeiramente polidos se não conseguirmos ser simples, naturais, gentis e amáveis para com os outros... Gentileza gera gentileza!

Procure incorporar a cortesia em sua vida. Seja no trabalho, ou em casa. Como consumidores ou prestadores de serviço. Em situações do dia a dia, nas redes sociais, no dentista, na academia, no trânsito, no elevador, em filas, e principalmente em lugares difíceis ou situações de crise e estresse...

Simples assim!
Abraços,
Chris T. Millard

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Etiqueta pra quê?


Imagem: Por Lucas Prates Jornal Hoje em dia 03/02/16
Restaurante Taberna Livorno 
Av. Presidente Tancredo Neves, 2309 Pampulha BH (31) 998323320

Com a matéria "Etiqueta pra quê " veiculada dia 03/02/16 no Jornal Hoje em Dia falamos um pouquinho como os novos tempos mudaram nossos modos. Acompanhando as tendências a Etiqueta Moderna é muito mais prática, sem frescura, simplificada e descomplicada...

Respondemos temas como Intolerância e polêmicas, a mania de ostentação, a super exposição nas Redes socias, a onda de gourmetização de tudo, dúvidas se podemos levar o vinho que sobrou no restaurante e até pegação nos tempos de hoje... Veja a matéria na íntegra: http://www.hojeemdia.com.br/almanaque

Muita gente usa a falta de tempo para não ter educação. O "por favor" demora menos que dois segundos, e o "obrigado(a)", também. E dá para ter etiqueta na fila do banco? Sim, claro! Não fure a fila!

Educação, gentileza, bom senso independem da época, nunca saem de moda... "(...) Lembrando que falta de educação deve ser respondida com boa educação. A maior falta de etiqueta é não respeitar o outro. Essa é a falta de etiqueta mor! Pior que errar os talheres é destratar o garçom." Acompanhe nossas dicas!

Abraços,
Chris Millard

Fonte: Trechos e imagem da matéria "Etiqueta pra quê " veiculada dia 03/02/16 no Jornal Hoje em Dia

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Carnavalize!

Imagem: http://www.portalcultura.com.br
O Carnaval começou mais cedo em 2016! Com o slogan "A cidade é sua. A festa é na rua.", a Belotur anuncia Carnaval consciente e com abrangência por todas as Regionais de BH. Tem festa na rua em vários pontos, desfiles e os tradicionais blocos carnavalescos.

Saiba toda a programação aqui: http://www.carnavaldebelohorizonte.com.br

Algumas cuidados importantes para curtir esta folia:

1. Segurança:
Não use objetos de valor como joias, relógios, óculos e celulares. Leve apenas seu documento de identidade e dinheiro. Cuidado redobrado com celulares e cameras fotográficas.

2. Alimentação:
Evite jejum prolongado. Faça refeições leves (com suco de frutas, frutas, verduras, legumes, carboidrato).

3. Hidrate-se:
Muita água, sucos, chá, água de côco... Não exagere nas bebidas alcoólicas! Se for comprar bebidas ao longo da festa, certifique-se de que esteja lacrada.

4. Roupas e fantasias:
Use roupas leves, como shorts e bermudas jeans ou de algodão, e camisetas ou regatas de algodão. Caso você tenha comprado abadas, customize a camiseta cortando um pouco da barra e da manga e deixando a gola mais aberta. Evite fantasias quentes e abafadas. 

5. Pele:
Proteja sua pele com protetor solar e boné!

6. Calçados:
Use tênis confortável, ou sandálias rasteiras e sapatilhas, para que seu pé aguente a folia. Esqueça os saltos!

7. Energéticos:
Essas substâncias são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca. 

8. Descanse:
O corpo precisa de seis a oito horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse o período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo...

Boa folia,
Chris T Millard

Errar a roupa?!

Filme Cinderela
Imagem: http://www.wepick.com.br
Quem dera ter uma Fada madrinha que em segundos tranforma totalmente o seu simples look para um lindo baile... Com vestido, cabelo, maquiagem e transporte de princesa... rs! 

No tradicional e clássivo baile da Vogue deste ano um show de horrores!!! Foram as exceções as convidadas que acertaram na fantasia. Com o tema Pop África, teve de tudo... Gente que esqueceu a roupa em casa, que errou no tamanho do vestido, que errou muito no tema e por aí vai... É um baile de gala de carnaval, nem todas entendem o equilíbrio dessas duas coisas. Destaque para a sempre elegante Taís Araújo que entendeu o tema e usou na medida certa!

Dress code nada mais é do que um código de vestimenta, que serve tanto para a vida social como profissional. É saber se vestir adequadamente para qualquer situação. Nada pior do que errar no look e ir com uma roupa equivocada a qualquer que seja o tipo de evento. As vezes o próprio convite já informa qual é o traje, na dúvida você pode e deve perguntar.

Para entender melhor e não fazer feio:
Traje esporte: 
Significa uma roupa descomplicada, eventos que pedem descontração. 
Grau de formalidade: baixo, casual. (Aniversários infantis em casa, almoço de batizados, churrascos, reuniões/almoços com amigos e família, shopping/feiras, parques, cinema.)
Traje: tecidos como algodão, brim, tricoline, crepes, florais, estampados, tricôs. Para elas: Vestido leve curto ou longo, saias, calça jeans e camisa, anabelas. Não vale salto fino e roupas com brilho. Para eles: calça e camisa manga curta, polos, calças capri e bermudas de tecidos. Não vale roupa de academia, short curto, bermuda de nylon,moletom, tênis para esportes e chinelo.

Traje passeio (tenue de ville): 
Erradamente chamado de "esporte fino". Um look um pouco mais formal que o acima. Para o dia ou noite. Grau de formalidade: médio
(Teatro, vernissages, conferências, convenções, eventos de dia ou noite sem muita formalidade, alguns casamentos.)
Traje: Para elas tecido como sedas, cetim, jérsei, gabardine, tricô, algodão trabalhado e rendas. Batas, camisas, saias, vestidos, terninhos, blazer, pantalonas. Se noturno pode transparências e fendas discretas.  Sandália com salto. Para eles camisa manga comprida, calça social, blazer, sapatos. Mas não é obrigatório gravata. Não pode ser jeans.

Traje social, social completo ou passeio completo: 
Evento muito especial. Necessita de produção e salão. Grau de formalidade: alto (Jantares e celebrações especiais, óperas, formaturas, casamentos.)
Traje: Vestidos tecidos nobres curtos ou longos. Tecidos como seda, shantung, rendas trabalhadas, crepes, tafetás, bordados, brilhos, e decotes. Xales, estolas e boleros(para disfarçar decotes em cerimônias religiosas), sapatos de salto fino, bolsas pequenas. Para eles terno e gravata.

Black tie, traje a rigor: 
Traje muito luxuoso. Necessário maquiagem e cabelo produzidos. Grau de formalidade: altíssimo (Premiações, comemorações importantes, formatura, alguns casamentos.)
Traje: Vestidos preferencialmente longos, bem trabalhados com tecidos muito nobres, bolsas bem pequenas, joias. Para eles "smoking".

Abraços,
Chris T.Millard