segunda-feira, 26 de junho de 2017

Você é gentil?


Imagem: Internet
Seja gentil sempre!
"(...) Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!"Chico Xavier

Todo mundo que a gente encontra na vida está enfrentando uma batalha que você não sabe nada a respeito. Seja gentil com todo mundo. Sempre! Não pelo merecimento do outro, mas por você.

"Gentilezas são gestos de amor para com o próximo… Ser gentil é uma condição e, portanto, uma forma de agir… O melhor de tudo é que sempre podemos optar por agir dessa maneira porque tenha a certeza de que simples gestos gentis valem mais do que mil palavras!

Algumas atitudes gentis:
1.  Sorria. O simples ato de sorrir pode fazer com que você pareça – e se sinta – uma pessoa mais legal.

2.  Seja grato!

3.  Não tenha preconceito...

4.  Evite assuntos delicados, polêmicos... Algumas pessoas simplesmente não conseguem manter sanidade mental quando o assunto é politica, futebol ou religião.

5.  Apresente-se perante novas pessoas. Se você estiver numa sala com alguém desconhecido e todos parecerem se conhecer, aproveite a oportunidade para se apresentar.

6.  Converse sobre amenidades que provavelmente interessariam a outra pessoa. Se você não conhece bem a outra pessoa para saber sobre as preferências dela, tente falar do que estiver acontecendo ao seu redor... O clima... Assuntos leves...

7.  Dê um elogio sincero. Pois elogio é um presente para quem escuta. Todos amam elogios, portanto, não tenha medo de dizer algo positivo sobre a outra pessoa. 

8. Você sempre deve ser educado. Inclusive no transito, na rua, no trabalho, em hospitais, com prestadores de serviços e ate mesmo quando reclama... Mesmo se o outro errou, seja educado e equilibrado ao corrigir. Não humilhe ou ofenda alguém com a desculpa que esta exigindo seu direito, sendo sincero, corrigindo ou ensinado algo. 

9. Não grite, não pragueje. Isso fará com que você pareça vulgar, rude e, definitivamente, desequilibrado emocionalmente.

10. Ofereça ajuda. É importante oferecer ajuda às pessoas que lhe rodeiam, diante de uma necessidade. Seja segurar a porta do elevador, abrir uma porta, pegar algo que a pessoa deixou cair, ajudar alguém com dificuldades para andar, alguém no trabalho, alguém que pediu uma informação...

11. Evite julgar os outros. Uma coisa que definitivamente não é gentil é julgar as pessoas antes de conhecê-las. Não rotule pessoas. Nunca sabemos toda a historia. Dê à pessoa o benefício da dúvida.

12. Dê uma pequena demonstração de amizade. Seja no aniversário dos amigos ou em uma data qualquer. Oferecer pequenas lembranças, como um chocolate, uma fruta, um café por exemplo, é uma maneira legal de demonstrar o quanto você se importa com o outro.

13. Se você foi convidado para o almoço ou jantar, na casa de um amigo, ofereça-se para levar uma sobremesa, uma bebida ou até mesmo ajudar na limpeza. Caso não aceite, é sempre delicado levar um pequeno arranjo de flor para a dona da casa ou um vinho.

14. Seja um bom ouvinte. Uma das melhores maneiras de ser legal com pessoas conhecidas é arranjar um tempinho para escutá-las.

15. Evite fofocas pessoalmente ou por aplicativos e redes sociais. Cometer difamação, calunia, injuria, divulgar cenas tristes, fazer exposição das pessoas em situações constrangedoras mesmo que virtualmente, denegrir a imagem de alguém e usar de maledicência é sinônimo de maldade pura. Não tem desculpa! Você além de passar uma péssima imagem, pode ser processado criminalmente.

16. Mantenha uma perspectiva positiva. Mesmo que você esteja perto de alguém negativo, deseducado ou emburrado tente levar a conversa para um caminho positivo. Tente falar sobre coisas boas da vida e fazer comentários construtivos.

17. A regrinha de ouro: Sempre se lembre de tratar as pessoas da maneira da qual você gostaria de ser tratado. Não seja um reflexo da falta de amor, da carência de educação ou do desequilíbrio emocional do outro.

18. Mantenha o bom humor. Não leve gente idiota muito a serio. Não discuta sobre assuntos muito profundos. Apenas mantenha as coisas divertidas e tranquilas... Não vale a pena...  

19. No transito siga as regras. Isto nem é gentileza, e sim, respeito a sua vida e a dos outros.

20. Liderança exige gentileza e respeito. Ponto final!

Seja gentil sempre… 
Seja gentil, independente com quem… 
Ser gentil com quem é educado e conhecido é muito mais fácil, mas surpreender um estranho com a nossa gentileza é algo espetacular. 

Quando somos gentis com as pessoas e o meio que nos cerca, mostramos que o mundo ainda tem seus encantos e que ainda há esperança para a humanidade… 

Abraços,
Chris T. Millard 
Fonte:
Site http://pt.wikihow.com

Baseado no texto Elegante é ser gentil!" Por Patrícia Regina de Souza com publicação original em 1 de maio de 2017 no Blog https://osegredo.com.br 

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Pode encher o copo?!

Imagem: internet

Dúvida: Pode encher o copo?! Não pode! Calma, a gente explica o porquê...

Copo de água: O copo deve ser servido entre 1/2 e no máximo em 2/3.

Copo de suco ou refrigerante: No máximo 2/3.

Taças e copos para cerveja e chopp: Estes devemos encher até a borda, e lembre-se o colarinho do chopp mantém a temperatura da bebida.

Taça para vinho branco. Estes vinhos são sempre servidos frios e as taças menores ajudam a não dar tempo de esquentar a bebida. Servir no máximo até metade.


Taça para vinho tinto: A haste mais longa serve para evitar o calor da mão, devem ser de borda fina, transparente e sem lapidações para permitir análise visual. Sirva no máximo até um terço da taça.


Taça para água (com ou sem gás, servir no máximo três quartos da taça).


Taça para espumante e champanhe: A haste da taça é comprida e o bojo longo e estreito. Segura-se sempre pela a haste e sirva dois terços. Esqueça os "três quartos", que é ate aceitável, mas perde qualidade. Quanto mais fria a bebida, melhor é o sabor. Aqui vale a regrinha básica: Sirva menos e aproveite mais o sabor e as "borbulhas"...


Dica Sofist: Para qualquer vinho sirva um pouco menos da metade. Nada de deixar o copo/taça cheio, super deselegante!!! Alguns consultores defendem a ideia de 3 dedos de bebida. Os vinhos tintos, brancos e espumantes como são servidos mais frios, colocamos menos no copo exatamente para não esquentar.

Simples assim! 

Abraco,
Chris T. Millard

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Etiqueta no Trabalho!

Imagem: http://www.corems.org.br
Seguem algumas regras básicas no ambiente de trabalho.

Pontualidade: Neste quesito nem falamos em etiqueta, e sim, em obrigação. Chegar antes do horário é um habito de pessoas elegantes e profissionais... Lembre se disto... Não existe desculpas para possíveis atrasos. Se você mora em uma localidade quem tem transito, saia de casa com antecedência. Tenha planejamento para não ser necessário usar desculpas...

Você não pode e não deve chamar seu cliente por apelidos carinhosos. Nunca! Respeito é bom e todo mundo sai ganhando.

Roupas discretas, sem modismos. Não use nada de sensual e cuidado com maquiagem e perfumes, que deve ser o mais discreto possível!

Para homens: Prefira ternos escuros e discretos. Gravatas também, a mais discreta possível. A meia é uma extensão da calça, deve ser da cor da calça ou dos sapatos.

Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica!

Tenha sempre cartões profissionais disponíveis, para possíveis trocas e apresentações.

Porta aberta, não significa "entre": Pare em frente a porta, sorria e peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um "bom dia" ou expressão adequada para o horário.

Ao conversar olhe nos olhos. 

Aprenda a ouvir.

Não se distraia durante a conversa... Inclusive guarde o celular na bolsa ou bolso. Se for atender uma chamada, peça licença e atenda somente as urgentes, seja o mais breve possível. Rede social nem pensar!!!!

Ao ser apresentado a alguém, não fique sentado. Levantar ajuda a estabelecer a relação e sua presença. Caso seja pego desprevenido e não puder levantar, incline-se para a frente para indicar que, se pudesse, levantaria.

O aperto de mãos. Lembre-se o anfitrião ou o profissional no cargo mais alto, independentemente do sexo, deve estender a mão primeiro. Se for durante uma refeição, não se usa pegar na mão da pessoa.

Só diga "obrigado" uma ou duas vezes durante a conversa. Se você começa a agradecer muito, fica parecendo desamparado e necessitado. Há regras também para notas de agradecimento. Precisam ser enviadas dentro de 24 horas e separadamente para todos que você quer agradecer. 

Deixe o celular no bolso. É evidente que vai levá-lo para onde quer que você vá, mas o recomendado é resistir à tentação de checar suas notificações — por mais discreto que você acredite ser, o movimento é perceptível e indelicado. Nunca deixe o aparelho em cima da mesa.

Nunca puxe a cadeira para alguém. Tanto homens quanto mulheres podem puxar suas próprias cadeiras. Na hora de sentar não cruze as pernas. 

Aponte com os dedos juntos. Indique o que quer mostrar com a mão espalmada, e dedos juntos. Se você aponta com o dedo indicador, fica parecendo agressivo.

Na hora de mandar um e-mail, cheque o destinatário, nunca mande mensagem spam ou para vários destinatários ao mesmo tempo. Mande como oculto. Nada mais desagradável do que perceber que a mensagem foi enviada para toda uma lista. Escreva em letras minusculas.

Almoço, jantares: Divida pães com as mãos. Você nunca deve usar faca para cortá-los em um jantar de negócios. Não peça nada muito caro, se for o convidado. E pague a conta, se foi você que convidou. Pode ter bebida alcoólica sim, mas com moderação e o pedido deve partir de quem convidou. Não empurre ou empilhe os pratos. Você não é o garçom! Ao final das refeições, você não deve pedir as sobras para viagem. 


Lembrou mais alguma coisa? Conte para a gente...

Abraços,
Chris T. Millard

domingo, 18 de junho de 2017

Etiqueta para o Coffee break

Imagem de um Coffe Break lindo do Buffet Paladare RJ
http://www.buffetpaladare.com.br/coffee-break-rj/
Aquela gostosa pausa em uma reunião, palestra, conferência, seminário, congresso, com o objetivo de socialização, relaxamento e um rápido lanche, voltando para a reunião com mais disposição e concentração. 

Quando acontece no início do evento é chamado "Welcome Coffee" com a mesma intenção, além de dar as boas vindas. 

Algumas dicas de etiqueta para este momento ser um sucesso:
Uma boa pedida é não chegar com fome. Mas se isto não for possível, o jeito é praticar o autocontrole...

Está de dieta ou tem alguma intolerância?! Não reclame... Se sirva do que você pode comer.


Não fique todo o intervalo parado junto à mesa se servindo, pois é super deselegante e certamente vai atrapalhar os demais que queiram se servir. O melhor é circular também para fazer contatos.


Se não foi você que contratou a empresa do lanche, não peça nenhum tipo de reposição ou reclame. O responsável pela contratação deverá fazer isto!


A quantidade costuma ser calculada por participante de cada item... Provar as variedades oferecidas seria mais adequado, do que se "fartar" com apenas um item.


Ao abrir o sachê do açúcar ou adoçante, tome cuidado para evitar que parte do produto caia fora da xícara, na mesa ou no chão.


Não vale levar alguns docinhos ou guloseimas de volta para a sala de reunião... Pensar em colocá-los no bolso ou na bolsa jamais!!!! Resista...


Esperar todos voltarem para a sala para continuar se servindo, definitivamente não é aconselhável. Pois a pontualidade do evento depende do respeito ao horário.


Use os guardanapos de papel que estão na mesa para pegar salgadinhos e etc...


Após se servir, não coloque o guardanapo sujo ou o papel do salgadinho em cima da mesa

junto com os alimentos à disposição dos convidados. Localize uma lixeira. 

Esqueça seu celular. Ficar no iPad ou celular o tempo todo pode ser um grande desperdício de tempo e investimento da sua imagem.


Não levante polêmicas ou discussões, este não é o momento.


Não se usa estender a mão para cumprimentar quando as pessoas estão comendo. Faça um aceno com a cabeça. 


Tenha cartões de visita a mão, e claro entregue se tiver oportunidade! Faça contatos...


Aproveite para ir ao banheiro...


Boa sorte e ótimos negócios.


Abraços,
Chris T. Millard

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Ciúmes... Pode ou não pode?!

Imagem: Internet
"A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem". 
(Paracelso – Médico e físico do séc. XVI).

Assunto da semana: Fulana de tal, famosa, fez cenas de ciúmes para o Beltrano em público... E a situação rende uma semana de comentários... Ciúmes?! Todo mundo tem?! Quem ama tem?! Qual a quantidade saudável?

A primeira coisa a considerar, é que somos emoção e razão... E isto configura as nossas atitudes... Não é problema sentir ciumes, o problema é como você age a partir dos ciumes... Em quem você se transforma? Qual é a sua natureza?

Todos passamos por situações ciumentas ou cenas de ciúmes, algumas partilhadas com o companheiro(a), outras sofridas em silêncio. O ciúme é um sentimento inato à natureza humana e, embora seja quase sempre conotado negativamente, existem formas positivas de lidar com os ciúmes.

1. Ciúmes x amor
Se ao observar o seu companheiro(a) conversar com outra pessoa extremamente atraente, a cena despertar sentimentos ciúmes em você. Isto em si não é um problema. Problema sera fantasiar coisas e perder a cabeça e a noção. Porquê deixar que os ciúmes se transforme em algo negativo como uma cena ou discussão desagradável? Mostre seu amor em atitudes positivas o quanto a pessoa é importante para você!

2. Ciúmes x mais empenho na relação
Transforme os ciúmes em mais empenho e dedique-se mais à sua relação, começando por comunicar as suas necessidades ao seu companheiro(a) e pedindo que ele/ela faça o mesmo.

3. Ciúmes x Autoestima
Os ciúmes não só criam sentimentos de frustração, raiva e insegurança no seio de um casal, como podem abalar a nossa própria autoestima. Independentemente do tipo de ciúme, utilize-o como um incentivo para cuidar mais de si, para crescer e ser uma pessoa melhor, no nível físico, mental ou espiritual.

5. Ciúmes x Gestos de carinho
Quem se sente amado, acarinhado e satisfeito em todos os aspectos, dificilmente sente aqueles ciúmes avassaladores, porque está bem e sente-se seguro na sua relação. Transforme os ciúmes em gestos de carinho, em palavras positivas e crie mais amor na sua vida a dois.

Algumas atitudes que podem ajudar:
Colocar-se no lugar do outro, ou pedir ao companheiro que coloque-se em seu lugar a fim de imaginar como é a vida da pessoa que é vitima constante de acusações infundadas,

Reconhecer e admitir as suas qualidades e perceber que se elas não fossem encantadoras, o outro não teria motivos para estar com você;


Adquirir maior autoestima, confiança e segurança;


Conversas a dois. O respeito, a confiança e a comunicação representam a base de qualquer relação a dois...

Importantíssimo: Procure ajuda médica e psicológica quando a patologia estiver caminhando para níveis muito avançados e atrapalhando sua relação...


caso você esteja sendo vítima de agressões físicas ou ameaças de qualquer espécie, procure ajuda ou denuncie o seu parceiro (ou parceira). Nao fique em um relacionamento abusivo. Ninguem merece isto! 

Nem todas as pessoas sabem lidar bem com os ciúmes, até porque essa é uma emoção que faz parte da natureza humana. Se é o seu caso e em vez de fazer cenas ridículas e lamentáveis, (se expondo e expondo ao outro aos delírios e devaneios da sua imaginação) falando e fazendo coisas que certamente você vai se arrepender mais tarde, procure ajuda médica! 


terça-feira, 13 de junho de 2017

Como arrumar a mesa almoço ou jantar?

Neste caso montagem para o dia a dia. A montagem mais simples de todas: Para um prato único a ser servido. O garfo poderia estar ao lado direito juntamente com a faca.

Imagens: Internet
Sugestão para servir como entrada uma sopa ou creme, segundo prato salada e a colher de chá serve para o molho da salada e o garfo e faca mais próximos ao prato, para o prato principal.
Recebi vários emails e mensagens no "WhatsApp", pedindo ajuda para arrumar uma mesa romântica para o dia dos namorados, mas que fosse fácil de montar e bonita ao mesmo tempo. Respondi todos e ajudei para que cada mesa tivesse um toque de romantismo e se adequasse as pecas que cada um tem em casa. 

Para arrumar uma mesa perfeita é necessário definir o estilo do jantar. O estilo, aforma de servir os pratos, as loucas vão ditar se o jantar é  formal ou despojado e a partir dai devemos escolher a decoração. Tenha certeza que uma mesa bem posta é um carinho que fazemos conosco e com os demais convidados...



Como organizar a mesa ?
1.Básico :
Prato no centro do jogo americano, em frente a cadeira.
Talheres a direita do prato e abaixo do copo sendo: Garfo a esquerda e faca a direita com o corte voltado para dentro, se tiver sopa ou creme ficara a direita após a faca.
Os talheres de sobremesa ficam em frente do prato, acima. Se a sobremesa for mousse, sorvete ou salada fruta use a colher. Se for comer frutas em pedaços coloque o garfo.
Copo acima e a direita do prato .
Guardanapo de papel dentro do prato ou ao lado do garfo.Você também pode deixar o guardanapo de papel no porta guardanapo.


Detalhes que fazem toda a diferença:
Aposte em uma toalha de mesa limpa, jogos americanos ou sousplat de materiais mais simples (aquele prato grande raso debaixo do prato que sera utilizado).

Disponha os alimentos na mesa em travessas ou panelas desde que estejam lindas, bem cuidadas e elegantes.

Porta azeite limpo e sem marca de gordura pode ir à mesa, ou um vidro de azeite apoiado em um pratinho. Assim como o saleiro.

Jarras e copos coloridos estão super em alta, inclusive de acrílico de boa qualidade. As jarra com porta gelo interno mantem o suco sempre geladinho. Sim, pode ser de acrílico!

Panelas de cerâmica, esmaltadas e de vidro são lindas e podem sim, ir à mesa.
Um toque de cor?!Claro que pode! Pratos e travessas coloridas estão super acessíveis. Escolha um estilo e uma gama de cores... 

Você costuma usar taças diariamente? Se sim, lembre-se que elas vão ao lado direito, seguindo a sequência de dentro para fora: taça ou copo de água e depois a taça de vinho. E para jantares do dia a dia, evite as tacas muito decoradas. Prefira as mais básicas e simples. 

Para jantares mais formais sigam nossas dicas em um próximo post!

Abraços,
Chris T.Millard
Equipe Sofist Etiqueta

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Restaurantes Românticos em Salvador


Imagem: Divulgação Internet

Se você está pensando em um lugar especial e romântico em Salvador, seja para comemorar o dia dos namorados, uma noite romântica ou surpreender a pessoa amada vem ver nossa lista! Em datas especiais, vale a pena fazer reserva com antecedência e verificar menus especiais para a data.

Casa di Vina: Localizado na antiga casa de Vinicius de Moraes em Itapuã, com uma varanda super charmosa e uma culinária baiana com um toque internacional. O Mar Brasil Hotel, é um anexo ao restaurante.
R. Flamengo, 44 - Itapuã, Salvador 
Contato:  71 3014 8730
casadivinabahia.com.br

Amado: Tem uma estrutura rústica e vista linda para a Baía de Todos os Santos, o menu sempre inovador, vale a pena a visita.  
Contato: 71 3322 3520

Soho da Marina: Também tem vista para a Baía de Todos os Santos e é o lugar ideal para os amantes da culinária japonesa. Muito elegante, ambiente náutico e descolado, com um menu contemporâneo. Contato: 71 3322 4554

Lafayette: Tem uma cozinha refinada e variada de pratos feitos com toques mediterrâneos, em salão descontraído com vista náutica.Um charme de lugar!
Av. Lafayete Coutinho, 1010 - Dois de Julho, Salvador 
Contato: 71 332 14637
restaurantelafayette.com.br

Alfredo di Roma: Servem o verdadeiro Fettuccine Alfredo em um dos mais tradicionais restaurantes da cidade. 
Contato:  71 3331 7775
Av. Oceânica, 2004 - Barra, Salvador 
alfredodiroma.com.br

Restaurante casa de Tereza: A cozinha requintada da Bahia, com frutos do mar e pratos regionais, servida em casa estilizada e muito acolhedora.
R. Odilon Santos, 45 - Rio Vermelho, Salvador 
Contato: 71 3329 3016

Casa Lisboa: Comida portuguesa de qualidade em ambiente aconchegante e romântico.  
Contato: 71 3331.3841

Pasta em Casa: Localizado no Bairro Rio Vermelho, com uma estrutura diferenciada, atendimento muito simpático e uma decoração criativa; o restaurante é um dos meus prediletos. No último andar tem uma Forneria que também, vale a pena conhecer.  
Contato: 71 3334 7232

A casa Vidal: Com culinária contemporânea, com sabores da Itália, França e Espanha, além de vinhos, em ambiente aconchegante e charmoso.
R. Afonso Célso, 294 - Barra, Salvador 
Contato: 71 3565 8008
acasavidal.com.br

Restaurante Caju: Com uma cozinha elegante e intimista serve criações contemporâneas internacionais ao som de música ambiente suave.
R. Ceará, 339 - Pituba, Salvador 
Contato: 71 3355 0027

Casa Diliana: Com uma gastronomia italiana elegante de massas e carnes e uma seleção de vinhos, em um ambiente aconchegante e refinado.
R. Macapá, 314 - Ondina, Salvador
Contato: 71 33311266
diliana.com.br

Restaurante Origem: Com uma cozinha inventiva e sofisticada, com um toque baiano em um casa acolhedora e ao mesmo tempo elegante.
Alameda das Algarobas, 74 - Pituba, Salvador 
Contato: 71 99202 4587
restauranteorigem.com.br

Restaurante Al Mare: Com um menu Gourmet incluindo frutos do mar, bebidas e drinques, em um ambiente elegante e muito bem decorado, dentro do Salvador Shopping na area Gourmet.
Av. Tancredo Neves, 3133 - Caminho das Árvores, Shopping Salvador 
Contato: 71 3033-7615
almaresalvador.com.br

Cuco Bistrô: é um charmoso local que tem em sua proposta ressaltar o melhor da cultura nordestina através de sua arte e gastronomia, com ligeira influencia da cozinha mediterrânea
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 70 - Pelourinho, BA
Contato: 71 33218722

Du Chef: Cozinha moderna e contemporânea, pelas mãos do renomado Chef Lucius Gaudenzi e sua esposa Roberta, em ambiente casual fino com muita criatividade e sabor...
Rua Afonso Celso, 70 Salvador
Contato: 71 3042 4433

Conhece mais algum restaurante que vale a pena?! Escreva-nos, certamente será um prazer ir conhecer e contar aqui um pouquinho sobre nossa "Experiência Gastronômica".

Abraços,
Chris T. Millard

terça-feira, 6 de junho de 2017

Chapéu: Como, quando e onde usar?!



Imagem: Reprodução Internet Chapéu
Clássicos, os chapéus tem o poder de deixar qualquer produção mais elegante e sofisticada. No entanto, as pessoas deixam de usar o acessório porque não sabem como combinar ou com que tipo de look ou ocasião eles devem ser usados. Fique de olhos nestas dicas:
Imagem: http://sutilezafeminina.com.br
O modelo panamá de origem equatoriana, é tradicionalmente claro com tramas fechadas feitas com a palha é o mais indicado para trajes esportivos. Combina com tudo, num passeio durante o dia ou a tardinha... (Pode usar com: camisa, short, calça, vestido, tênis, chinelinhos e sandália sem salto.) Qualquer estação está liberado...

O modelo Fedora é bem semelhante ao panamá, porém é de feltro. Surgido no início do século XX, era inicialmente muito usado pelos homens. É perfeito para combinar com calças, saias longas e vestidos fininhos e delicados. Outono e inverno então, são as estações mais indicadas...

O chapéu Clochê é referência de romantismo. A maioria dos modelos ainda acrescentam laços e cores delicadas. Use em eventos noturnos que pedem um visual mais delicado com sapatos fechados. É muito elegante...

Chapéu Floppy com abas grandes e copa bem arredondada, é romântico e despojado ao mesmo tempo, sucesso entre os hippies nas décadas de 60 e 70. Usado tanto no verão quanto inverno, é queridinho em festivais de música.

O chapéu coco é originário do final do século XIX,  tem a copa mais redonda e as abas bem curvadas. Para ocasiões como passeios, shows e festivais. Apesar de ter sido chamado originalmente de Coke Hat (daí a tradução “chapéu coco”), mantendo a tradição de dar o nome do criador ao chapéu, o modelo acabou ganhando o nome Bowler Hat. 


Imagem: reprodução Internet
 Príncipe Harry e Príncipe William

Chapéu para festas: Já nas festas mais elegantes, como casamento ao ar livre ou na Igreja, o acessório deve vir acompanhado de um look mais formal, como um terninho ou um vestido sem brilhos e em tons parecidos, afinal, o chapéu é ao mesmo tempo um acessório e também uma peça-chave. Quanto mais a noite, menor deverá ser o modelo.

Onde usar? 
Eventos de dia e ao ar livre como casamentos, almoços, festas beneficentes, chás, churrasco, piquenique;
Festivais e shows que aconteçam de dia em ambiente aberto;
Passeios durante o dia em dias de frio ou ensolarados;
Clube, praia e campo.

Onde não usar o chapéu comum?!
Na mesa para comer e em um ambiente fechado. (Se for ao ar livre, ou um restaurante na área da varanda está totalmente liberado!)
Locais fechados como teatro, cinema e shows fechados;
Locais de trabalho, a não ser que seja um chapéu de segurança ou faça parte do uniforme;
Jantares ou outros eventos em ambientes fechados;
Na igreja e outros templos religiosos. 

Obs.: Permitido o chapéu bem pequeno usado como acessório de cabelo combinando com traje de festa. Quanto mais tarde o evento menor deverá ser o chapéu. Quanto mais elegante e formal o evento, mais nobre deve ser o tecido e acabamento. Lembrando que para festas, sempre combina com a cor da roupa.

Chapéu ao seu tipo físico:
Estatura baixa: Escolha modelos com aba média ou curta, isso ajuda a equilibrar o corpo.
Acima do peso: A copa do chapéu deve ser alta e as abas médias, o que deixará tanto o rosto quanto o corpo mais finos.
Pele clara: Dê preferência a chapéus de cores mais claras como o branco, bege, cinza e rosado. Também vale apostar em tonalidade como o preto, o roxo e o azul.
Pele morena: Crie um contraste entre a tonalidade do chapéu e a sua pele, por isso prefira cores como bege, marrom, vermelho, amarelo e verde.

Sucesso com a escolha!
Chris T. Millard

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Nossa visita ao restaurante Mon Caviste!



Imagens: Divulgação

A Mon Caviste Vinhos Franceses Originais é uma importadora especializada em vinhos e espumantes franceses com rótulos exclusivos e importados diretamente de pequenos produtores. Com lojas no Shopping Diamond, BH Shopping e Pátio Savassi, com uma loja restaurante o Mon Caviste Bar à Vin no bairro de Lourdes.

O conceito da empresa se baseia no “Caviste” que, na França, é o dono de uma pequena loja de vinhos. Em contato direto com o produtor, ele escolhe os vinhos que se adaptam melhor à necessidade do cliente, seja para consumo, presente ou para a perfeita harmonização. 

Nossa visita: 

Atendimento:
Muito bom! Garçons muito atenciosos e gentis, com total conhecimento do cardápio de características dos vinhos. Deram ótimas indicações de pratos e vinhos. Destaque para o atendimento do Júlio.

Bebidas: 
Servem um Welcome drink delicioso, divino. De boas vindas, mas atrasou um pouco e chegou na mesa no meio do jantar... Ainda assim, não foi perdida a delicadeza do gesto.
Os vinhos, todos franceses, são os mesmos em todos os pontos de venda e tomá-los no restaurante custa o mesmo que levá-los para casa. Muito legal! São quase 100 rótulos, com valor médio de 60$ (valores de setembro/16).
Além dos mais variados tipos de vinhos como espumante, branco, rosé e tinto, também oferecem drinks e várias opções de vinhos em taças.

Ambiente:
O ambiente é muito agradável, com decoração aconchegante e descontraída. Contam com uma varanda, um salão antes do jardim. Este por sinal é muito charmoso, "(...) é um espaço aberto, aconchegante e com a proposta de ser uma pedacinho da Provance em BH".O salão principal é uma padaria, uma verdadeira boulangerie francesa, com farinha e manteiga importados da França, e fermento natural.

Pratos:
Tempo de espera: Bom. Poderia ser mais rápido, já que tivemos que cobrar a entradinha três vezes... Os valores são justos. Entradas tamanho médio e pratos principais bem servidos, sendo possível dividir. (Inclusive informam no cardápio!).

O cardápio reúne várias receitas da família Bonnefond, que tem origem no Sul da França, região de acento culinário mediterrâneo, experimentamos o Cordeiro com batatas rústicas, excelente!

Fazem reserva, inclusive para eventos. Vale a pena conferir e agendar com antecedência.

Endereço:
Rua Curitiba, 2.244, Lourdes. (31) 3291-1447. Aberto  de terça à sábado de 19h à 0h e no domingo para o almoço, de 12h às 17h. Consulte!


Sofist indica!
Abraços,
Chris T. Millard