Imagem: Reprodução Internet Chapéu |
Imagem: http://sutilezafeminina.com.br |
O modelo Fedora é bem semelhante ao panamá, porém é de feltro. Surgido no início do século XX, era inicialmente muito usado pelos homens. É perfeito para combinar com calças, saias longas e vestidos fininhos e delicados. Outono e inverno então, são as estações mais indicadas...
O chapéu Clochê é referência de romantismo. A maioria dos modelos ainda acrescentam laços e cores delicadas. Use em eventos noturnos que pedem um visual mais delicado com sapatos fechados. É muito elegante...
Chapéu Floppy com abas grandes e copa bem arredondada, é romântico e despojado ao mesmo tempo, sucesso entre os hippies nas décadas de 60 e 70. Usado tanto no verão quanto inverno, é queridinho em festivais de música.
O chapéu coco é originário do final do século XIX, tem a copa mais redonda e as abas bem curvadas. Para ocasiões como passeios, shows e festivais. Apesar de ter sido chamado originalmente de Coke Hat (daí a tradução “chapéu coco”), mantendo a tradição de dar o nome do criador ao chapéu, o modelo acabou ganhando o nome Bowler Hat.
Imagem: reprodução Internet Príncipe Harry e Príncipe William |
Chapéu para festas: Já nas festas mais elegantes, como casamento ao ar livre ou na Igreja, o acessório deve vir acompanhado de um look mais formal, como um terninho ou um vestido sem brilhos e em tons parecidos, afinal, o chapéu é ao mesmo tempo um acessório e também uma peça-chave. Quanto mais a noite, menor deverá ser o modelo.
Onde usar?
Eventos de dia e ao ar livre como casamentos, almoços, festas beneficentes, chás, churrasco, piquenique;
Festivais e shows que aconteçam de dia em ambiente aberto;
Passeios durante o dia em dias de frio ou ensolarados;
Clube, praia e campo.
Onde não usar o chapéu comum?!
Na mesa para comer e em um ambiente fechado. (Se for ao ar livre, ou um restaurante na área da varanda está totalmente liberado!)
Locais fechados como teatro, cinema e shows fechados;
Locais de trabalho, a não ser que seja um chapéu de segurança ou faça parte do uniforme;
Jantares ou outros eventos em ambientes fechados;
Na igreja e outros templos religiosos.
Obs.: Permitido o chapéu bem pequeno usado como acessório de cabelo combinando com traje de festa. Quanto mais tarde o evento menor deverá ser o chapéu. Quanto mais elegante e formal o evento, mais nobre deve ser o tecido e acabamento. Lembrando que para festas, sempre combina com a cor da roupa.
Chapéu ao seu tipo físico:
Estatura baixa: Escolha modelos com aba média ou curta, isso ajuda a equilibrar o corpo.
Acima do peso: A copa do chapéu deve ser alta e as abas médias, o que deixará tanto o rosto quanto o corpo mais finos.
Pele clara: Dê preferência a chapéus de cores mais claras como o branco, bege, cinza e rosado. Também vale apostar em tonalidade como o preto, o roxo e o azul.
Pele morena: Crie um contraste entre a tonalidade do chapéu e a sua pele, por isso prefira cores como bege, marrom, vermelho, amarelo e verde.
Sucesso com a escolha!
Chris T. Millard
Nenhum comentário:
Postar um comentário