quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Como reclamar de forma elegante




Foto: Tirinhas do blog

www.joiasdopensamentouniversal.blogspot.com

Para reclamar precisamos primeiro saber o que e para quem estamos reclamando. E sobretudo qual é o nosso direito.

Ao fazer uma reclamação ou reivindicar seus direitos, é necessário tomar muito cuidado com a linguagem utilizada. Usá-la de forma adequada pode proteger o consumidor que busca garantir seus direitos. Há diversas formas de obter os seus direitos sem cometer excessos ou causar constrangimentos. Cuidado com as redes sociais, tente primeiro junto ao fornecedor antes de divulgar e expor uma situação que pode ser resolvida facilmente.

Ou seja a forma que você fala faz toda a diferença. Mas, para que a sua argumentação tenha êxito, tome muito cuidado com a linguagem utilizada na reclamação. Use sempre palavras-chave que criem disposição no outro para ler e/ou ouvir com atenção como “por favor”, “por gentileza”. 

Utilize também verbos no futuro do pretérito como “gostaria de poder contar com...”. Nunca se esqueça dos pronomes de tratamento como “senhor”, “senhora” para se referir à pessoa responsável pelo setor. Apresente o texto de forma clara e direta (seja escrito ou falado), sempre com o tom de voz agradável  e discreto e sobretudo utilize a linguagem formal (nunca gírias , ameaças e palavrões).

Então primeiro é saber para quem reclamar. Segundo é para onde mandar sua reclamação. Tente com a empresa, envie e-mail (serve como prova), caso não resolva procure sites específicos de reclamação... E também redes sociais e/ou órgãos de defesa do consumidor/ Justiça. Não exponha a empresa antes de alguma tentativa de solução.

Assim,
Chris Millard

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Cantando e dançando... na chuva!


Foto: O Clássico filme Singin' in the Rain. 
Está em primeiro lugar  na Lista dos 25 maiores musicais Americanos
de todos os tempos (publicada em 2006)
Seguem algumas situações delicadas que acontecem nos dias chuvosos, seja elegante em qualquer estação!
Carregue uma sacolinha para guardar a sombrinha/ guarda chuva molhado. Péssimo deixar pingar em outras pessoas.

Ao entrar em algum lugar, veja se tem o porta sombrinha. Evita de molhar todo o ambiente e ter que carregar.

Andar com a sombrinha aberta em baixo das marquises... Além de tomar o espaço de “refúgio” das pessoas que estão sem a sombrinha, ainda molha as pessoas que estão lá embaixo...

Não se preocupar com pessoas que estão à sua frente ou ao seu lado... Indelicadeza máxima.  São diversas situações em que a pessoa precisa se “esquivar” para não ser “agredida” pelas sombrinhas abertas. Esta situação pode ferir gravemente o outro!
Quando estiver com aqueles guarda-chuvas enormes e fechados, deve-se tomar cuidado com a direção em que ele está. As pessoas andam com o guarda-chuva com a ponta de metal apontado para a frente ou para trás, gerando um risco para quem passa.

Estas são apenas algumas situações, seja gentil e educado faça chuva ou faça sol!
Texto: Joelma Assis Lemos, adaptado por Chris Millard

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Paquera virtual é traição?

Foto: Arquivo Internet
A resposta é depende. E depende exclusivamente de como as pessoas envolvidas encaram a "situação".
Ahhh internet... O que encanta o internauta é o anonimato. O mistério. A fantasia. As infinitas possibilidades de dar asas à imaginação. As pessoas "virtualmente" são sempre perfeitas, pois são personagens! É possível criar um vínculo emocional com a pessoa mesmo que o encontro real nunca aconteça, ou até mesmo o que era "virtual "pode passar a "real".

Mas muitos relacionamentos "reais" e sólidos chegaram ao fim com a descoberta de perfis em sites de relacionamento, ao comprovar os contatos "virtuais secretos", as mensagens "sexuais" e/ou fotos comprometedoras de terceiros no computador, sites para adultos, mensagens da "paquera virtual" no celular ou quando o "Messenger"  passou a estar bloqueado e muitas outras tristes situações envolvendo um casal, um computador e um terceiro elemento.

Todos nós quando entramos em um relacionamento queremos ser especiais e únicos. Nos interessamos por aquela pessoa porque inconscientemente ela tem algo que nos falta. Mas a desconfiança mina a relação. Lentamente, a mágoa, as mentiras e o desgosto fazem com que a pessoa passe a se desinteressar pelo par amoroso. O mais curioso é que quem se envolve virtualmente com outras pessoas acredita que não está fazendo nada errado. Já os parceiros sentem-se traídos, mesmo que o contato físico não tenha ocorrido. Surgem dúvidas que aumentam com o passar do tempo. 

Como confiar em alguém que divide o seu tempo, o seu afeto e a sua intimidade com outra pessoa? Até porque, raramente, alguém entra nos chats para dizer que está feliz com a pessoa amada. Em geral, ela se diz carente, que o par não a satisfaz sexualmente, que a vida a dois anda monótona... Ou ainda pior, ao entrar em um site de bate papo o ser "enamorado" se trasnforma em solteiro (momentaneamente e só virtualmente) como um passe de mágica e diz que a vida de "solteiro" está sem graça, que procura a metade da sua laranja, sua alma gêmea, a mulher perfeita para um compromisso sério e duradouro... E assim por diante.

A forma mais elegante de resolver a situação é conversar e ver quais são os limites reais e virtuais, ou seja, quais são as regras, para que cada um seja feliz na relação. A "paquera" pode até ser virtual, mas o outro acaba sofrendo como se fosse real e você pode perder um amor de verdade por um capricho (virtual) de internet. Pense nisto!

Fonte: Texto/ Matéria veiculada em 28 de maio 2009 por http://www.gazetadopovo.com.br adaptado por Chris Millard

sábado, 17 de dezembro de 2011

Receita por Clô: Penne com ervilhas e parma


Foto: Bar do Feio
Receitinha postada no elegante blog Clô: Penne com ervilhas e parma

Ingredientes:1/2 caixa de penne
1/2 cebola
1 vidro de creme de leite fresco
1/2 lata grande de ervilhas
1 bandeja de presunto de parma
1 triângulo de queijo parmesão pequeno
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de noz moscada

Coloque em fogo alto uma panela grande com um fio de azeite, uma pitada de sal e 1/2 caixa de penne e deixe a massa cozinhar.
Enquanto isso pique a 1/2 cebola em pedaços bem pequenos e rale o triângulo de queijo parmesão no ralador médio.
Numa panela média doure a 1/2 cebola picada com um fio de azeite.
Na panela, aonde estão as cebolas já douradas, abaixe o fogo e acrescente o vidro de creme de leite fresco, 1/3 da porção do queijo já ralado, uma pitada de pimenta do reino e começe a mexer. Aos poucos acrescente o restante do queijo ralado, sem parar de mexer até obter um creme liso e consistente.
Volte o penne já escorrido para a panela grande e adicione todo o creme preparado, acrescente a 1/2 lata de ervilha e uma pitada de noz moscada e misture tudo em fogo baixo.

Fonte: Blog Clô http://cloestilo.blogspot.com/ postado em 11 dezembro 2011
Foto: Bar do Feio

Dúvida: Ceia de Natal

Foto:  Set de papel direto do Japão Kirin Christmas Set Papercraft
Dentre os símbolos e tradições natalinas podemos destacar: a árvore, o presépio, a guirlanda, o papai Noel, as músicas e o tradicional almoço ou jantar natalino.

Simplificar a vida faz parte da nova etiqueta!!! Na hora de escolher os pratos lembre-se que vivemos em um país de clima tropical e inclusive você pode alterar o horário da ceia, adequando aos seus costumes.

O que servir na ceia? 
Lembre-se o que você gosta, o que você quiser... Fizemos um levantamento dos pratos mais comuns, mas nada impede que você faça aquela especialidade... Você pode fazer, você pode encomendar ou cada um convidado pode trazer um prato.

Entradas e petiscos:
Coloque bonitas vasilhas contendo um mix de castanhas e frutas secas: castanhas portuguesas, nozes, amêndoas, figos, amendoins, castanhas-do-Pará, avelãs, damascos e tâmaras. Sirva, também, salgadinhos que possam ser comidos com a mão, em uma ou duas mordidas, como por exemplo: Torradas com Patê, Canapés, Bruschetta, Bolinho de Bacalhau, Empada de Palmito.

Pratos principais: 
Se for servir a ceia no horário padrão (meia noite) é aconselhável pratos mais leves como Caesar Salad, Maionese light de Legumes, Tabule, Terrine de Atum. Os mais tradicionais: Peru de Noel, Lombo recheado, Chester a Califórnia, Tender aromático, Bacalhau Mére noel com acompanhamentos de Arroz com castanhas de caju, Farofa Natalina, Arroz com Lentilhas, etc... Aqui nenhuma regra é válida! 


Sobremesas:
As frutas tradicionais da época como pêssego, ameixa e uva podem ser uma opção light a serem servidas, porém os doces não podem faltar: Panetone Caseiro, Bolo de Nozes, Rabanadas da Dorita, Bolo Rei, Pudim de Frutas Cristalizadas, Charlotte Francesa.

Bebidas:
Para quem gosta, não pode faltar um bom vinho ou um champanhe/espumante gelado que devem ser acomodados em um recipiente com gelo. Evite colocá-los no congelador. E lembre-se de incluir opções de bebidas como cervejas, whisky, sucos, refrigerantes, água aromatizada, água com e sem gás. 

Decoração:
A decoração da mesa pode até ser simples, mas tem que ser alegre e caprichada. As próprias cores do Natal já contribuem para isso. A ceia para as crianças pode e deve ser antecipada. O que não os impedirá, mais tarde, de participar do jantar dos adultos. Sim, a ceia você pode fazer mais cedo, nada impede de servir as 21h, 22h, 23h...

Descomplique! 
E aproveite a data para confraternizar com as pessoas queridas não só no Natal, mas durante todos os dias...

Abraços,
Chris Millard

Fonte: Menu: http://recantodarose.blogspot.com  matéria dezembro de 2010
Dicas: Claudia Matarazzo Jornalista, escritora e palestrante, autora de vários livros sobre etiqueta e comportamento.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Etiqueta x Confraternização

Ah as festas de confraternização!!! Oportunidade para conhecer profissionais de outras áreas, bater papo longe do ambiente de trabalho, estreitar o relacionamentos e fazer o network. Mas é fundamental muita atenção para aproveitar o lado bom da festa sem comprometer a imagem profissional. 


“Nunca se esqueça de que, mesmo nessas festas, você sempre estará sendo julgado como profissional. A ponderação está acima de tudo. Ter etiqueta e ser elegante é saber se colocar no lugar do próximo." Diz a consultora Ana Vaz, autora de vários livros.

Dez dicas:
1. Ao receber o convite, ligue para agradecer. Confirme presença ou informe ausência o quanto antes. Se o convite não mencionar acompanhante, não leve ou então pergunte à organização se pode e se tem algum custo. Seja pontual. Se a festa for em local fechado, atrase, no máximo 15 minutos. Num churrasco, a tolerância pode ser um pouco maior. Sim, você é "obrigado" a ir, e não seja o último a ir embora.

2. Dresscode: Atenção ao local escolhido, ao "tom" da festa e estação climática. Discrição é a palavra chave. Quando o traje não vem especificado no convite, não tenha vergonha de perguntar ao organizador.

Evite roupas muito curtas, com cores chamativas, decotadas, transperentes, sensuais e justas. Biquinis devem ser os mais discretos possíveis. O que deve chamar a atenção deve ser sua competência, habilidade profissional, criatividade e atitudes como cooperador da empresa.

Evite se apresentar com cabelos, barbas e unhas malcuidados. Roupas sujas, manchadas ou malpassadas também devem ser evitadas. Ah e maquiagem? Sempre discreta!

Na hora da música, é deselegante tirar o sapato para dançar, como também dançar freneticamente.

3. Diga não ao excesso. O consumo de bebidas alcoólicas e o clima descontraído costumam trazer consequências catastróficas. Brinque, divirta-se, dance, sorria, beba mas sem exageros.

4. Seja agradável, simpático com todos e evite falar de assuntos inconvenientes, polêmicos (Futebol, religião), problemas de trabalho, histórias catastróficas,  preconceito, doenças e falecimentos. Nunca fale mal de chefes, de colegas da empresa ou da organização do evento e não seja o "bajulador".

5. Apresentações: Quando for apresentar pessoas que trabalhem numa mesma empresa, identifique primeiro quem tiver a maior hierarquia. Por exemplo: Dr. João (diretor), este é o vendedor Marcos. É mais profissional que as mulheres se cumprimentem com um aperto de mão. Mas, se já tiverem alguma intimidade, pode ser com um beijo.


6. Etiqueta a mesa: Não seja o primeiro a se servir. Espere pelo “alto escalão” da empresa. Coma com moderação! Mulheres limpem a boca de maneira suave antes da bebida para evitar marcas de batom no copo.
Se o evento tiver guardanapo de pano, coloque-o no colo. Ao término da refeição, deixe-o do lado esquerdo do prato. A regra básica: use os talheres de fora para dentro. Jamais utilize palito de dente. Se precisar ir ao banheiro, simplesmente peça licença e diga “já volto”.


7. Se quiser dar um presente para o chefe, convide toda a equipe para isso. E, mesmo comprando em grupo, não exagere na escolha. Façam um cartão.


8. Amigo-secreto: Evite fazer comentários negativos a respeito "dele" ao retirar o nome. Verifique o que seu amigo-secreto pediu na lista de presentes e tente comprar o mais próximo do pedido. Presentes inusitados e piadinhas de mau gosto estão vetados. Livros e vinhos (para quem gosta) são sempre opções elegantes. Já perfumes e CDs são muito pessoais. Respeite a faixa de preço, muito acima ou muito abaixo da média sugerida é deselegante. Ao anunciar seja o mais agradável possível, positivo e breve na "descrição". Se você não gostou do presente, ainda assim faça "cara" de feliz e agradeça.


9. Se alguém cometer uma gafe, não conte e não relembre durante os próximos dias. É muito desagradável para o autor ter o seu deslize reforçado e comentado a todo tempo.

10. Não tire fotos de tudo e todos a cada minuto... E fotografar cenas constrangedoras de alguém? Jamais!

Simples assim!
Abraços,
Chris Millard

Texto: Chris Millard
Fonte: Pequeno livro da Etiqueta, Ana Vaz

Ah, o Natal...

Foto: Trio de Anjos Querubins por Casa Maia
http://www.casamaia.com.br/
Ah, o Natal... Ouço pessoas criticarem o consumismo desenfreado que toma as pessoas nesta época cujo significado perdeu-se entre árvores, brinquedos e Papai Noel. Certo, tudo certo...

"Mas eu prefiro lembrar que neste final de ano, devido ao famigerado consumismo, milhões de empregos foram gerados e milhões de pessoas puderam resgatar um pouco de sua dignidade.
Prefiro lembrar que neste momento, por conta do dinheiro extra que receberão, muitos pais e mães de família poderão oferecer uma mesa mais farta aos seus filhos. E que devido a alta propaganda de solidariedade que se faz nesta época, crianças carentes poderão ganhar, sim, algum brinquedo.
Prefiro lembrar que muitas pessoas tomadas pelo espírito disseminado nesta época mover-se-ão à caridade e a solidariedade com o próximo.


E que você... você poderá, enfim, dar e receber o abraço daquelas pessoas que você gosta mas que por falta de “motivo” para abraçar ficou contido até agora...

Ah, como Deus escreve certo por linhas tortas. O que era para ser "apenas" a celebração do nascimento de Jesus, universalizou-se numa celebração de Fraternidade e Amor.

Bem ou mal, o Amor está em toda parte!
E se ainda assim você não quiser celebrar esta data, não tem problema: Quero convidar-te a fazer como fossem Natal todos os teus dias!"


Texto Augusto Branco