quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Como reclamar de forma elegante




Foto: Tirinhas do blog

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Para reclamar precisamos primeiro saber o que e para quem estamos reclamando. E sobretudo qual é o nosso direito.

Ao fazer uma reclamação ou reivindicar seus direitos, é necessário tomar muito cuidado com a linguagem utilizada. Usá-la de forma adequada pode proteger o consumidor que busca garantir seus direitos. Há diversas formas de obter os seus direitos sem cometer excessos ou causar constrangimentos. Cuidado com as redes sociais, tente primeiro junto ao fornecedor antes de divulgar e expor uma situação que pode ser resolvida facilmente.

Ou seja a forma que você fala faz toda a diferença. Mas, para que a sua argumentação tenha êxito, tome muito cuidado com a linguagem utilizada na reclamação. Use sempre palavras-chave que criem disposição no outro para ler e/ou ouvir com atenção como “por favor”, “por gentileza”. 

Utilize também verbos no futuro do pretérito como “gostaria de poder contar com...”. Nunca se esqueça dos pronomes de tratamento como “senhor”, “senhora” para se referir à pessoa responsável pelo setor. Apresente o texto de forma clara e direta (seja escrito ou falado), sempre com o tom de voz agradável  e discreto e sobretudo utilize a linguagem formal (nunca gírias , ameaças e palavrões).

Então primeiro é saber para quem reclamar. Segundo é para onde mandar sua reclamação. Tente com a empresa, envie e-mail (serve como prova), caso não resolva procure sites específicos de reclamação... E também redes sociais e/ou órgãos de defesa do consumidor/ Justiça. Não exponha a empresa antes de alguma tentativa de solução.

Assim,
Chris Millard

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