domingo, 29 de julho de 2012

Maledicência...

Imagem: Arquivo Pessoal Chris Millard 26/julho 2012 Forum BH
"O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a boca fala do que o coração está cheio." (Lucas 6:45)

Maledicência: s.f. Qualidade de quem é maldizente. Ação de falar mal de alguém, com a intenção de denegrir, de deprimir. Este péssimo hábito de falar mal dos outros está presente no nosso cotidiano. Pessoas que habitualmente criam e/ou acrescentam pitadas de veneno em suas histórias afetando a vida do outro direta ou indiretamente.

Toda pessoa não suficientemente realizada em si mesma tem a instintiva tendência de falar mal dos outros. É um complexo de inferioridade unido a um desejo de superioridade. Diminuir o valor dos outros "oferece" a grata ilusão de aumentar o próprio valor... É uma característica de pessoas infelizes, sem amor, que sofrem de egoísmo, insegurança, inveja, baixa autoestima dentre outros desvios de comportamento.

Falar mal das misérias alheias é um prazer tão sutil e sedutor que uma pessoa de saúde moral precária facilmente sucumbe a essa epidemia. Portanto, cabe às pessoas lúcidas e de bom senso, não dar ensejo para que o veneno da maledicência se alastre, infelicitando e destruindo vidas.

"Calarei os maldizentes continuando a viver bem; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência." Platão


Abraços,
Chris Millard

Texto: Chris Millard
Fonte: Alguns trechos do livro "A Essência da Amizade" de Huberto Rohden

Nenhum comentário:

Postar um comentário