terça-feira, 27 de novembro de 2012

A "Etiqueta" do celular

Imagem: http://www.graficaebrindes.com
 
Impossível negar que as novas tecnologias de comunicação facilitam nossa vida, mas acabam nos escravizando e nos fazem muitas vezes esquecer nossas boas maneiras. Este aparelhinho é útil, prático e necessário, mas é também viciante. Lembre-se de:

  • Celular não é acessório, portanto não valoriza nenhuma produção!
  • Ao se falar ao celular não aumente o tom de voz. Procure falar baixo. Seja discreto.
  •  O telefone que toca: Você esqueceu de desligar a campainha? Não finja que não é com você. Peça desculpas e desligue o aparelho imediatamente!
  • Antes de atender uma ligação, caso esteja na presença de pessoas, peça licença, atenda discretamente e seja breve!
  • Quando for efetuar uma ligação, identifique-se e pergunte se a pessoa pode atender.
  • Quando alguém iniciar um diálogo muito longo para o qual você não deseja ou não pode escutar, peça desculpas e prometa ligar depois. 
  • Respeite os horários: ligar depois das 9h e antes das 22h; somente são autorizadas ligações fora deste horário a pessoas íntimas, em caso de urgência ou contato pré-estabelecido.
  • Quando estiver com alguém e/ou sendo atendido (loja, salão de beleza, clínica de estética, shopping, etc.) e atender uma ligação, não demore com a conversa pela inconveniência em deixar alguém esperando ou atrapalhar a conclusão do serviço.
  • Pedir emprestado pode, mas somente em caso de máxima urgência e seja breve.
  • Não seja escravo das redes sociais e/ou fotos. Use com cautela inclusive se estiver acompanhado.
  • Motoristas: Não usem o celular com o carro em movimento!
  • Deixe no silencioso em visitas a enfermos, reuniões, no teatro, cinemas, consertos e festas e cerimônias religiosas em geral.
  • Não deixe sobre a mesa do restaurante!
  •  A regra diz que também não podemos atendê-lo em mesa de restaurante, andando na rua e em reuniões de negócios. Nosso bom senso e segurança em primeiro lugar!
  • Sempre que estiver em ambiente de negócios, deixe no "vibracall". Caso esteja aguardando uma ligação importante, avise com antecedência aos demais e peça licença para atender a ligação, seja breve. 
Fonte:
Pequeno Livro da Etiqueta   Autora: Ana Vaz Editora Verus
Livro Etiqueta, Manual Básico do Comportamento   Autora: Denise Sobral de Melo Rambo
Livro Seja Gentil Você Só Tem a Ganhar   Autor: Winn Claubaugh Editora Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário