Imagem: Penne ao pesto com tomate cereja e manjericão Restaurante Graciliano Fevereiro/ 2014 www.restaurantegraciliano.com.br |
Vários estudos na literatura sugerem que um adequado aporte de carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante o exercício, enquanto uma inadequada ingestão desse nutriente pode causar cansaço e fadiga. Isso porque os estoques desse nutriente no nosso organismo são bastante limitados, ao contrário dos estoques de gordura. Com a diminuição de carboidratos da dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando possível perda da massa muscular. Por isso, devemos ingerir o carboidrato em quantidades adequadas em nossa alimentação para repor e até maximizar seus estoques, não comprometendo dessa forma o desempenho.
Quanto carboidrato devemos consumir? É recomendado seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50 % do seu total calórico em carboidrato. Porém, para quem pratica atividade física essa quantidade deve ser maior e vai variar de acordo com o tipo, frequência e intensidade dos treinos.
Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas e legumes são excelentes fontes de carboidrato. Lembrando que, de preferência, arroz, pães e bolachas devem ser consumidos em sua versão integral, fornecendo assim um aporte maior de fibras à nossa alimentação.
Fonte e texto: Trecho da matéria divulgada em 2009
Dra. Daniela Cyrulin é nutricionista do Instituto Saúde Plena.
Para saber mais, acesse: www.institutosaudeplena.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário