Flor da cerejeira: uma das flores mais belas, tanto pelo seu formato como pela delicadeza e espessura das suas pétalas. |
É possível detecta-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam, nas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca. Naquelas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir ao outro. Que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está. Oferecer flores é sempre elegante.
É elegante você fazer algo por alguém e este alguém jamais saber disso. É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais. É elegante o silêncio, diante de uma rejeição. Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
É elegante a gentileza... Atitudes gentis, falam mais que mil imagens. Abrir a porta para alguém ou ceder o lugar para alguém sentar é sempre muito elegante. Sorrir sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma. Olhar nos olhos ao conversar e ser pontual é essencialmente elegante.
A saída é desenvolver a arte de conviver, que independe de status social. Afinal educação enferruja por falta de uso. E detalhe: não é frescura.
Boas maneiras, gentileza, cortesia não são artigos de luxo, mas de primeira necessidade.
Invista em você!
Conheça nossos cursos ministrados em Belo Horizonte MG.
Texto: Martha Medeiros adaptado por Chris Millard
Nenhum comentário:
Postar um comentário