Arquivo pessoal Chris Millard nov/2015 Publicada no Instagram |
Leves, coloridas, saudáveis, as saladas são pratos que podem ser servidas em diversos momentos seja como entrada, estimulando o paladar e abrindo o apetite, ou como acompanhamento, complementando o prato principal e até mesmo como prato principal. As saladas são uma opção ideal para os dias de verão.
Algumas dicas para servir saladas de forma prática e elegante:
1. As folhas devem estar bem lavadas, secas e rasgadas "grosseiramente". Por favor não sirva as folhas inteiras, facilite a vida do seu convidado!
2. Vale a pena colocar castanha do pará, castanha de caju, nozes, amêndoa, macadâmia. Para não perder a consistência ao misturar com molhos, basta dar uma torradinha antes.
3. Você pode colocar por cima da salada, finalizando, queijos (cabra, brie, roquefort, ricota, muçarela) cortados em cubinhos ou parmesão em lascas.
4. Ovo cozido ralado no ralo grosso ou amassado, mas precisa ter a gema bem cozida. Fica ótimo salpicado em cima das folhas, como também frango desfiado ou atum.
5. Frutas secas ou frescas. Desde as mais ácidas, como o damasco e laranja como também as mais doces como passas, ameixa e manga. Se escolher maçã ou pera, deve deixá-las de molho até a hora de servir em água com gotas de limão para não escurecer.
6. Os Brotos de alfafa, feijão, de brócolis ou de trevo podem ser acrescentados na salada do dia a dia e vão muito bem com peixe e frango.
7. Molhos dos clássico aos mais elaborados. Exemplos: Azeite, shoyu e gengibre; Mostarda e mel; Azeite e orégano, pesto dentre outros.
8. Não usa mais decorar as bordas da travessa com folhas inteiras. Você pode servir em travessas de todo tipo, bowls de vidro, acrílico ou plástico, em vasilhas individuais, copos de vidro, taças de martini e em pratos de sobremesa, de jantar "fundo ou raso"...
9. Você pode colocar conservas como palmito, tomate seco, picles, alcaparras, azeitonas(sem caroço!), alcachofra, etc...
10. O tempero (Sal, pimenta, azeite, vinagre) deve ser colocado apenas pelo convidado, na quantidade que ele "desejar".
Simples e prático!
Abraços,
Chris Millard