terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como lidar com uma criança pirracenta?


Imagem: Internet
No começo da infância, tudo que o bebê quer é chamar sua atenção. Para isso, ele irá falar, chorar, bater ou perturbar você. Ele não se importa muito se está sendo agradável ou chato, desde que você olhe para ele. A pirraça (ou birra) não deve ser confundida com desobediência.

O conceito de Pirraça começa no momento em que a criança sabe a diferença entre certo e errado, mas ainda não tem maturidade suficiente para se controlar e fazer a coisa certa. Esta fase começa por volta dos 2 anos de idade. Raramente, a criança pirracenta quer um confronto. Ela quer apenas chamar a atenção e descobrir seus limites.
Por outro lado, a desobediência significa que a criança faz questão de se impor firmemente contra a sua autoridade. Nestes casos, ela QUER um confronto.

Ao enfrentar uma crise de pirraça:
A primeira abordagem os adultos devem manter a calma, firmeza no tom de voz e falar pausado, explicando que atitudes como esta não irão mudar nada. Na maioria das vezes, o objetivo de toda aquela encenação é simplesmente chamar sua atenção.

Se isto não funcionar, passe para a segunda abordagem: aplique um castigo como proibir a criança de brincar com os coleguinhas ou de assistir ao programa preferido de TV durante uma semana.

Nunca subordine fazendo ameaças ou gritando em público. A audiência só faz a criança aumentar o teatro.

Se a pirraça ou desobediência estiver relacionada a uma situação onde não existe possibilidade de negociação (p.ex.: a criança não quer tomar banho ou ir para a cama, se joga no chão para não atravessar a rua, etc), pegue a criança com firmeza, pelos braços, sempre dizendo o que você está fazendo e porquê. Não bata nem discuta. Quando terminar de fazer o que precisava ser feito, avalie se é necessário aplicar alguma forma de castigo (mas nunca com violência).

É muito importante não ceder aos apelos da criança e manter a sua palavra.Por culpa ou falta de paciência, às vezes os pais acabam cedendo aos pedidos dos filhos e deixam a birra passar como se não fosse nada demais.

Dê castigos proporcionais (e não se sinta culpado depois). As crianças devem entender que seus atos têm consequências.

Quando a criança pirracenta ou agressiva deve ser levada ao médico?
Algumas crises de pirraça e desobediência na verdade estão relacionadas a distúrbios de comportamento mais sérios, que necessitam avaliação e tratamento médico especializado. Você deve procurar ajuda médica se:

Seu filho se machucar ou machucar outras pessoas durante as crises de pirraça.


As birras ocorrerem cinco ou mais vezes ao dia (inclusive nos horários de escola).

Seu filho estiver apresentando outros problemas de comportamento (p.ex.: dificuldade para se expressar, para fazer amigos, para aprender na escola, etc).


Algum dos pais também tiver episódios de raiva ou gritos e não puder conter-se.

Se todo seu esforço não surtir qualquer efeito após algumas semanas.

Fonte: Site com dicas da Mantecorp
http://www.mantecorp.com/pt-BR


Dica de Livro:
Como educar criamças temperamentais
Editora Gente George Kapalla

Com um programa passo a passo para que os pais acabem com os conflitos diários e estimulem seu filho a cooperar constantemente. São nove etapas que envolvem o uso de procedimentos para manter a criança sob controle.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Especial: Trajes para Casamentos

Casamentos são ocasiões especiais, independente do horário. A forma como você se arruma demonstra o carinho para com os noivos.

    Não pode:
  • Se é convidada nunca use branco, pérola e similares ou vestidos que lembrem o da noiva.
  • Se é madrinha, não poderá usar nem preto, nem branco e obrigatoriamente use vestido.
  • Deixe roupas sensuais (barriga de fora, decotes, fendas, transparências e comprimento mini) para outras ocasiões, é uma cerimônia religiosa, e quem deve chamar a atenção é a noiva!
  • Botas? Nem pensar! Sapatilhas somente se você já for avó.
Trajes:

Casamento pela manhã:
É menos formal que casamentos a tarde ou noite.
Para elas: saias/ vestido na altura do joelho, terninhos. Cores claras com tecidos opacos, rendas, tricôs (sem brilho), linho. É permitido vestido longo estampado ou com estampa floral, desde que com tecidos leves e não muito nobres. Sandálias e sapatos de salto médio ou alto, mas evite os finos e muito altos. (Não é permitido bolsa /sapatos metálicos e anabelas). Lembre-se bolsa pequena. Maquiagem leve, cabelo arrumado preso ou solto.
Para eles: Ternos claros (com ou sem gravata), blazer e calça com cores distintas. Não pode jeans e tênis, sapatos esportivos.

Casamento pela tarde:
Já tem um pouco de formalidade.
Para elas: Vestido e saia no joelho, com tecidos mais sofisticados seda, crepe, musseline, rendas, bordados. Pode ter brilho, mas sem exagero! Sandálias e sapatos de salto. (Pode inclusive metálicos). Maquiagem e cabelos arrumados no salão.
Para eles: Terno e gravata tons médios (cinza, chumbo, azul marinho... mas não preto).

Casamento a noite:
Grau alto de formalidade. Sofisticação e elegância.
Para elas: Opte por longos ou na altura do joelho para saias e vestidos. Tecidos nobres e sofisticados como tafetás, cetins, seda, rendas com brilhos, brocados. Sandálias e sapatos altos e salto finos. Xales, boleros, lenços para disfarçar decotes. Maquiagem e penteado.
Para eles: Terno e gravata preto ou azul marinho.

Ainda com dúvidas? mande um e-mail
chris@sofistetiqueta.com.br

Fonte: Pequeno Livro do Estilo de Ana Vaz, editora Verus
Alô Chics! Gloria Kalil
Foto: Arquivo Internet

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Músicas de Natal

Acredito que a música ideal seja aquela que traz boas lembranças e que tenha o poder de melhorar o momento.
Foto: Chistmas Lights, Coldplay Divulgação CD
As doze músicas mais Natalinas, algumas são "reregravações":

1. "Jingle Bells" é uma das mais comuns e "cansativas" canções natalinas do mundo. (Foi escrita por James Lord Pierpont e publicada em 16 de Setembro de 1857).
2.  Happy Christmas (War is Over) de John Lennon & Yoko Ono
3.  Last Christmas, Wham!
4.  The Christmas Song, Toni Braxton
5.   Fairytale of New York, The Pogues com Kirsty MacColl
6.  All I Want For Christmas Is You, Michael Bublé
7.  Santa Claus Is Coming To Town, Michael Bublé
8.  
I Wish It Could Be Christmas Everyday, Bianca Ryan
9.  Merry Xmas Everybody , Slade
10. Lonely this Christmas, The Supremes
11. White Christmas (Adoros as duas versões: com Elvis Presley e com Frank Sinatra)

12. Blue Christmas , Michael Bublé

A música "Shake Up Christmas" da banda Train e "Christmas Lights" do Coldplay são lindas.

Os CDs que não podem faltar:
1. Destaque para a série Putumayo com o CD de Jazz e Blues Christmas.

2. Em “These Are Special Times”, Celine Dion nos emociona em todas as canções. É um dos cds mais procurados nessa época.

3. Josh Groban o CD Noel foi lançado em 2007 e vendeu mais de três milhões e dominou as paradas dos EUA durante 11 semanas após o lançamento.



4. Mariah Carey com o clássico CD Merry Christmas lidera o ranking dos cds temáticos mais vendidos no mundo. Lançado em 1994 até hoje é sucesso.

5. Gloria Estefan com o CD Abriendo Puertas é tão bom que foi o único a ganhar o Grammy, está na lista dos mais vendidos em países latinos.

O que vocês acharam? Quem esqueci de mencionar?

Fonte músicas: pesquisa Internet e seguidores    Cds: Site http://frutoproibido.org e Wikipédia
Fotos: Internet Divulgação CDs

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Decoração de Natal

A época mais bonita do ano certamente é o Natal, mas sempre surge a dúvida como decorar. Algumas dicas para uma decoração natalina sofisticada e elegante.

 A decoração  natalina pode começar final de novembro(veja nossa matéria
http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2012/11/qual-o-dia-para-montar-arvore-de-natal.html) e tradicionalmente devemos desmontar no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Foto: Casa Maia
(Soldadinho de madeira quebra nozes)
Enfeites de madeira valorizam os móveis. (Bancadas, aparadores, mesas de canto, estantes e armários.)
Foto: Site Casa Maia (Anjos Querubins)
Os laços com fitas de tecidos nobres valorizam muito as guirlandas e árvores, como também flores (inclusive o bico de papagaio), frutas, bolas, estrelas e os enfeites que fazem parte do Natal (anjos, boneco de neve, papai noel, ajudantes), bichos de pelúcia e muito mais.

Não exagere no tamanho da decoração!

O presépio precisa ter os tamanhos proporcionais. (O Menino Jesus não pode ser maior que Maria e José.)
Foto: Site Casa Maia (Presépio)
O tamanho ideal da árvore é proporcional ao ambiente e a quantidade de enfeites. Laços bem bonitos e bolas (quebradas e velhas, nem pensar!), coloque os demais enfeites de uma forma bem harmoniosa. As cores tradicionais dourado, prata, vermelho e verde são lindas. Mas experimente o lilás e rosa que é tendência para este natal. Tem que ter algo no topo para dar acabamento.

Foto: Site Casa Maia (Árvore Anjos)
Decore também a mesa de jantar, com centros de mesa e castiçais decorados com temas natalinos.

Fonte: Site Casa Maia  (Centro de mesa frutas)
É a época das luzes... Seja com velas (que eu adoro!) ou com piscas... Em tempo, gosto de piscas ligados e não "piscando" e os coloridos nem vou mencionar. (Diga não aos piscas coloridos!)

Obervação importante: Se você tem criança em casa, mais do que tendência de decoração, vale tudo para ver um sorriso e um brilho no olhar dos pequenos! Afinal é Natal e nada mais mágico! Fica a dica...

Texto: Chris Millard
Fotos: Arquivo pessoal, Site Casa Maia

Onde encontrar tudo para a decoração?
Casa Maia http://www.casamaia.com.br/
Contato: (31) 3335-1878 Endereço:  Rua São Paulo, 1883 Lourdes BH MG

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Com que roupa?

Oscar 2011 traje black tie no "Red Carpet". Camila Alves e Matthew McConaughey, Javier Barden e Penelope Cruz, Vivia Giuggiole e Colin Firth. Foto: AP
Nada pior do que errar no look e ir com uma roupa equivocada a uma festa ou cerimônia, ou seja, errar o dress code. A indicação do traje é fundamental para saber o tom do evento para o qual estamos sendo convidados.

Para esclarecer:

1. Traje esporte
Significa uma roupa descomplicada, eventos que pedem descontração.
Grau de formalidade: baixo, casual.
Eventos: aniversários infantis em casa, almoço de batizados, churrascos, almoços com amigos.
Traje: tecidos como algodão, brim, tricoline, crepes, florais, estampados, tricôs. Para elas: Vestido leve curto ou longo, saias, calça jeans e camisa, anabelas. Não vale salto fino e roupas com brilho. Para eles: calça e camisa manga curta, polos, calças capri e bermudas de tecidos. Não vale roupa de academia, short curto, bermuda de nylon,moletom, tênis para esportes e chinelo.

2. Traje passeio (tenue de ville)
Erradamente chamado de "esporte fino". Um look um pouco mais formal que o acima. Para o dia ou noite.
Grau de formalidade: médio
Eventos: teatro, vernissages, conferências, convenções, eventos de dia ou noite sem muita formalidade.
Traje: Para elas tecido como sedas, cetim, jérsei, gabardine, tricô, algodão trabalhado e rendas. Batas, camisas, saias, vestidos, terninhos, blazer, pantalonas. Se noturno pode transparências e fendas discretas.  Sandália com salto. Para eles camisa manga comprida, calça social, blazer, sapatos. Mas não é obrigatório gravata. Não pode ser jeans.

3. Traje social, social completo ou passeio completo
Evento muito especial. Necessita de produção e salão.
Grau de formalidade: alto
Eventos: jantares e celebrações especiais, óperas, formaturas, alguns casamentos (veja matéria especial).
Traje: Vestidos tecidos nobres curtos ou longos. Tecidos como seda, shantung, rendas trabalhadas, crepes, tafetás, bordados, brilhos, e decotes. Xales, estolas e boleros(para disfarçar decotes em cerimônias religiosas), sapatos de salto fino, bolsas pequenas. Para eles terno e gravata.

4. Black tie, traje a rigor:
Traje muito luxuoso. Necessário maquiagem e cabelo produzidos.
Grau de formalidade: altíssimo
Eventos: premiações, comemorações importantes, formatura, alguns casamentos.
Traje: Vestidos preferencialmente longos, bem trabalhados com tecidos muito nobres, bolsas bem pequenas, joias. Para eles "smoking".

Fonte: Pequeno livro de estilo, Ana Vaz editora Verus

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que é ser "Chic"?

Foto: Arquivo internet . Ser gentil é "Chic"!
Ser gentil é chic! A maior gafe é não perceber que o outro existe. A maior "gafe" é ser egoísta, indelicado, sem educação, rude, grosseiro, deselegante, excessivamente curioso, arrogante, fofoqueiro, fanático. É não respeitar o direito do outro. É se achar superior a tudo e a todos. Quantas pessoas conhecemos assim?!

Alguns exemplos do que fazer e do que não fazer para ser uma pessoa realmente chic! 

1. Preconceito: É a deselegância máxima!
2. Sua imagem conta, suas atitudes confirmam. A forma como você se comporta diz muito a seu respeito. As vezes a primeira impressão é a que fica.
3. Saber falar e ouvir. A maneira que você se comunica diz quem você é. Usar as expressões básicas da boa convivência (por favor, obrigada (o), com licença, desculpe) e o tom certo de voz é sempre um sucesso. Terrível conviver com pessoas que falam em forma de gritos e berros. Saber reclamar de forma gentil é algo em extinção. Saber usar o celular de forma educada é encantador!
4. Pontualidade. Pessoas elegantes são pontuais. Precisa dizer mais alguma coisa?
5. Desrespeito no trânsito. O descaso pelo outro não é só deselegante e egoísta é também perigoso. São vidas em risco! Pense nisto como motorista ou pedestre, afinal ocupamos os dois papeis no trânsito.
6. Todos temos vizinhos, e muitas vezes são eles que testemunham nossos maiores deslizes em termos de elegância e respeito ao outro. É algo para se pensar... Triste ser a vítima e mais terrível ainda ser o vilão.
7. Ah o cigarro... Deveriam ter três classes de pessoas: os fumantes educados e elegantes, os não-fumantes gentis e o ex- fumantes tolerantes.
8. Os animais de estimação! Se você tem, cuide. Levou o cachorrinho para passear? Recolha a sujeira dele. Simples assim!
9. Seja no elevador, ônibus, metrô quem tem preferência é quem sai. Por uma questão óbvia de espaço.
10. Crianças são espelhos dos pais. Se você tem, cuide. Lembre-se respeito e educação vem de berço.
11. O que dizer quando alguém espirra? Saúde. Simples assim!
12. A educação e bom senso devem estar presentes inclusive na comunicação virtual, "netiqueta". Sempre!
13. Ah os excessos... De confiança, de simplicidade, de amor, de preocupação, de motivação, de perfeccionismo, de perfume, de vinhos, de acessórios... Acredito que os excessos incomodam tanto quanto a falta.


Ser chic é saber respeitar o outro, as normas, os regulamentos, o meio em que se vive. Isto sim, é a elegância máxima! Etiqueta todos nós precisamos todo dia e o dia todo!

Texto: Chris Millard

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Perfumes para eles!

Foto: Acqua di Giò Pour Homme, Giorgio Armani o mais vendido nos EUA em 2010
e o meu predileto!
A indústria de perfumaria e cosméticos vai muito bem, principalmente pelo consumo crescente no mundo inteiro. Nós amamos homens perfumados e vaidosos.

Relação dos perfumes masculinos mais comercializados no ano de 2010 nos Estados Unidos:

Acqua di Giò Pour Homme, Giorgio Armani
Armani Code, Giorgio Armani
Bleu de Chanel, Chanel
The One for Men, Dolce & Gabbana
Light Blue Pour Homme, Dolce & Gabbana
Polo Blue, Ralph Lauren
Gucci by Gucci Pour Homme, Gucci
Le Male, Jean Paul Gaultier
L’Homme, Yves Saint Laurent
Polo Black, Ralph Lauren
Foto: Arquivo pessoal Chris Millard Le Male, Jean Paul Gaultier. Acho unissex, rs!
Eu adorei a lista! Mas acrescento alguns que considero excelentes:

1. 212 Men, Carolina Herrera
2. Leau Dissey Pour Homme, Issey Miyake (Com moderação, rs!)
3. Eternity, Calvin Klein
4. Element, Hugo Boss
5. Higher, Dior
6. One Million, Paco Rabanne
7. Bulgary Extreme
8. Eau de Cartier Concecentrée
9. Calvin Klein In2You
10. Polo Romance Masculino
11. Dolce & Gabbana Light Blue
12. Guilty Gucci (Perfeito!)

São vetados da "minha" lista: Dolce Gabbana (clássico), Kouros Yes Saint Laurent e Azzaro.


E vocês o que acharam?

Fonte e foto: http://asnovidades.com.br publicado em 25 maio 2011

Como escolher um perfume?

Foto: Arquivo pessoal Chris Millard Allure Chanel
Ao testar um perfume, deixe-o evaporar naturalmente no pulso ou no dorso da mão. Aplique algumas gotas e aguarde alguns minutos. Não esfregue o perfume após aplicá-lo. A fricção danifica as moléculas e altera as notas. Dicas da Lancôme Paris.
 
As fragrâncias classificam-se em:
Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".
 
Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.

Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.

Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.

Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.

Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.

Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.

Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

Fonte: Dicas da Lancôme Paris e e frangrâncias pela Wikipédia

Os perfumes mais vendidos no mundo

Foto: Arquivo Pessoal Chris & Cah Millard, apaixonadas por perfume!
"Assim como as roupas e os carros, os perfumes também entram e saem de moda. Os modismos refletem tendências subjetivas." (Revista Veja)
Segundo o perfumista francês Yves de Chiris, escolher um perfume é como escolher roupa, maquiagem ou corte de cabelo: tem que descobrir o que combina mais com você.

Os perfumes mais vendidos no mundo:
  1. Nº 5, Chanel 1 – Foi criado a 90 anos atrás, foi a primeira fragrância da Maison francesa.
  2. Coco Mademoiselle, Chanel – Foi criado em 2001 para agradar o público jovem.
  3. J’adore, Dior – Foi lançado em 1999 pela marca francesa e desde seu lançamento faz muito sucesso.
  4. Light Blue, Dolce & Gabbana – Foi criado em 2011 pelos estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana e o perfume fez sucesso rapidamente.
  5. Angel, Thierry Mugler – Foi lançado 1992.
  6. Pleasures, Estée Lauder – Foi criado em 1995 é uma fragrância mais romântica.
  7. Chance, Chanel – Foi lançado em 2003 com o propósito de agradar os jovens.
  8. Trésor, Lancôme – Foi criado em 1990 o perfume é uma essência marcante.
  9. Allure, Chanel – Foi criado no fim de 1990.
  10. Eternity, Calvin Klein – Lançado em 1987.

Foto: Arquivo Pessoal Chris Millard L'occitane. Com qual perfume eu vou?
Fonte: Matéria Com que cheiro eu vou? Aprenda a escolher o perfume certo para cada situação. Isso pode fazer diferença por Fernanda Colavitti Revista Veja Edição 1668 21 de fevereiro 2001 www.veja.com.br

Dados os mais vendidos: Pesquisa Revista Cláudia Editora Abril por Bruna Bittencourt / Colaborou Cláudia Bueno Franco em 03 de maio 2011

Saiba mais! http://sofistetiqueta.blogspot.com/2011/09/entenda-concentracao-dos-perfumes.html