domingo, 15 de janeiro de 2012

Diferença diet x light


Imagem: Tirinha www.willtirando.com.br
É fácil confundir diet e light. Por isso, sempre leia os rótulos com atenção para saber qual tipo de produto é mais adequado ao seu perfil ou a sua dieta.

Um alimento diet é aquele isento de determinado nutriente, como o glúten, o açúcar, o sódio, o colesterol ou a gordura, por exemplo. São produtos que foram desenvolvidos, em sua essência, para atender a grupos específicos, como as pessoas que vivem com diabetes ou os celíacos (alérgicos a glúten). Por isso, não basta que a inscrição diet venha impressa na embalagem. É preciso especificar, no rótulo, que substância foi retirada ou substituída na fórmula. "Todo produto diet é um produto light, mas nem todo light é diet, para isto o açúcar precisa ser substituído por adoçantes naturais ou não."

Já os produtos com a distinção light, que em inglês significa “leve”, não precisam, necessariamente, ter isenção total de certo ingrediente. Basta uma redução de, no mínimo, 25% a 35%, indicada na embalagem. Ao contrário dos alimentos diet, os produtos light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de determinado grupo. Eles surgiram para suprir a demanda de uma fatia crescente da população, que se preocupa com o bem-estar e a manutenção da saúde. Porém quem tem alergia a adoçantes precisa ficar atento, alguns produtos lights não contém açúcar na composição sendo substituídos por adoçantes como acessulfame K e aspartame.(Eis o meu caso!)

Mas na prática os termos diet e light são usados indiscriminadamente, e alguns produtos dependendo da quantidade dos ingredientes não serão nem "diet" ou "light". Fique atento!

Fonte: Matéria publicada por http://www.unilever.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário