sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Como combater o estresse!

Foto: http://007blog.net
Pesquisadores e estudiosos do assunto recomendam que se observem algumas regras básicas, tanto na vida pessoal e profissional.Algumas dicas:

1. Organize-se. Testes psicológicos demonstram que as pessoas mais estressadas são as que têm casas e escritórios bagunçados. Quando você se livra do que é inútil, abre espaço para coisas novas.

2. Pense positivamente e cuidado com o que você diz. Somos reféns das nossas palavras. Os problemas existem, mas aprenda com eles. Mesmo porque não encontramos a felicidade na ausência de problemas e sim apesar dos problemas.

3. Saiba decidir suas prioridades e assuma somente as tarefas que seja capaz de desempenhar com segurança, satisfação pessoal e profissional. Canalize sua atenção para coisas importantes.
Foto: http://evoluimos.blogspot.com
4. Estabeleça relações de companheirismo. Melhore suas relações pessoais e afetivas, pois viver em harmonia influencia positivamente no seu estado emocional e físico. Junte-se mais às pessoas com as quais tenha maior afinidade e aquelas que despertem o que você tenha de melhor. Lembre-se somos todos afetados e contaminados pelas atitudes daqueles que nos cercam.

5. Procure manter uma fonte de lazer e de atividade física. (Tire férias periódicas, faça caminhadas, ouvir música, ir ao teatro, cinema, praticar esportes...)

6. Faça técnicas de relaxamento como massagens, Yoga, meditação dentre outras terapias.

7. Atenção para a saúde, faça check up anualmente. Mantenha um bom peso, adquira hábitos alimentares saudáveis. Beba moderadamente, e evite o fumo.
Foto: http://www.mundodastribos.com
8. Preserve sua liberdade pessoal e momentos de privacidade. Exclua da sua vida aquilo que não faz bem.

9. Pense nos outros. Já foi comprovado que atividades filantrópicas aumentam a autoestima e diminuem o estresse.

10. Seja menos crítico e exigente. Saiba delegar tarefas. Na maioria das vezes o perfeccionismo é uma forte contribuição para o estresse.

Importante: Procure ajuda médica profissional o quanto antes. Quão estressante é um fator depende sempre do fator em si e da forma que a pessoa lida com ele. Um terapeuta ajuda o paciente a encontrar formas de contornar os estressores que não podem ser mudados e trabalhar suas reações e emoções.

Abraços,
Chris Millard

Fonte: Livro Felicidade aqui e agora, Andrew Matthews Editora Sextante
Dicas Laboratório Gross / ano 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário