terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como lidar com uma criança pirracenta?


Imagem: Internet
No começo da infância, tudo que o bebê quer é chamar sua atenção. Para isso, ele irá falar, chorar, bater ou perturbar você. Ele não se importa muito se está sendo agradável ou chato, desde que você olhe para ele. A pirraça (ou birra) não deve ser confundida com desobediência.

O conceito de Pirraça começa no momento em que a criança sabe a diferença entre certo e errado, mas ainda não tem maturidade suficiente para se controlar e fazer a coisa certa. Esta fase começa por volta dos 2 anos de idade. Raramente, a criança pirracenta quer um confronto. Ela quer apenas chamar a atenção e descobrir seus limites.
Por outro lado, a desobediência significa que a criança faz questão de se impor firmemente contra a sua autoridade. Nestes casos, ela QUER um confronto.

Ao enfrentar uma crise de pirraça:
A primeira abordagem os adultos devem manter a calma, firmeza no tom de voz e falar pausado, explicando que atitudes como esta não irão mudar nada. Na maioria das vezes, o objetivo de toda aquela encenação é simplesmente chamar sua atenção.

Se isto não funcionar, passe para a segunda abordagem: aplique um castigo como proibir a criança de brincar com os coleguinhas ou de assistir ao programa preferido de TV durante uma semana.

Nunca subordine fazendo ameaças ou gritando em público. A audiência só faz a criança aumentar o teatro.

Se a pirraça ou desobediência estiver relacionada a uma situação onde não existe possibilidade de negociação (p.ex.: a criança não quer tomar banho ou ir para a cama, se joga no chão para não atravessar a rua, etc), pegue a criança com firmeza, pelos braços, sempre dizendo o que você está fazendo e porquê. Não bata nem discuta. Quando terminar de fazer o que precisava ser feito, avalie se é necessário aplicar alguma forma de castigo (mas nunca com violência).

É muito importante não ceder aos apelos da criança e manter a sua palavra.Por culpa ou falta de paciência, às vezes os pais acabam cedendo aos pedidos dos filhos e deixam a birra passar como se não fosse nada demais.

Dê castigos proporcionais (e não se sinta culpado depois). As crianças devem entender que seus atos têm consequências.

Quando a criança pirracenta ou agressiva deve ser levada ao médico?
Algumas crises de pirraça e desobediência na verdade estão relacionadas a distúrbios de comportamento mais sérios, que necessitam avaliação e tratamento médico especializado. Você deve procurar ajuda médica se:

Seu filho se machucar ou machucar outras pessoas durante as crises de pirraça.


As birras ocorrerem cinco ou mais vezes ao dia (inclusive nos horários de escola).

Seu filho estiver apresentando outros problemas de comportamento (p.ex.: dificuldade para se expressar, para fazer amigos, para aprender na escola, etc).


Algum dos pais também tiver episódios de raiva ou gritos e não puder conter-se.

Se todo seu esforço não surtir qualquer efeito após algumas semanas.

Fonte: Site com dicas da Mantecorp
http://www.mantecorp.com/pt-BR


Dica de Livro:
Como educar criamças temperamentais
Editora Gente George Kapalla

Com um programa passo a passo para que os pais acabem com os conflitos diários e estimulem seu filho a cooperar constantemente. São nove etapas que envolvem o uso de procedimentos para manter a criança sob controle.

Um comentário:

  1. BOM DIA ! QUERO PARABENIZAR PELA ORIENTAÇÃO SOBRE AS PIRRAÇAS DAS CRIANÇAS . VOU APLICAR NP MEU NETINHO.

    ResponderExcluir