terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que é ser "Chic"?

Foto: Arquivo internet . Ser gentil é "Chic"!
Ser gentil é chic! A maior gafe é não perceber que o outro existe. A maior "gafe" é ser egoísta, indelicado, sem educação, rude, grosseiro, deselegante, excessivamente curioso, arrogante, fofoqueiro, fanático. É não respeitar o direito do outro. É se achar superior a tudo e a todos. Quantas pessoas conhecemos assim?!

Alguns exemplos do que fazer e do que não fazer para ser uma pessoa realmente chic! 

1. Preconceito: É a deselegância máxima!
2. Sua imagem conta, suas atitudes confirmam. A forma como você se comporta diz muito a seu respeito. As vezes a primeira impressão é a que fica.
3. Saber falar e ouvir. A maneira que você se comunica diz quem você é. Usar as expressões básicas da boa convivência (por favor, obrigada (o), com licença, desculpe) e o tom certo de voz é sempre um sucesso. Terrível conviver com pessoas que falam em forma de gritos e berros. Saber reclamar de forma gentil é algo em extinção. Saber usar o celular de forma educada é encantador!
4. Pontualidade. Pessoas elegantes são pontuais. Precisa dizer mais alguma coisa?
5. Desrespeito no trânsito. O descaso pelo outro não é só deselegante e egoísta é também perigoso. São vidas em risco! Pense nisto como motorista ou pedestre, afinal ocupamos os dois papeis no trânsito.
6. Todos temos vizinhos, e muitas vezes são eles que testemunham nossos maiores deslizes em termos de elegância e respeito ao outro. É algo para se pensar... Triste ser a vítima e mais terrível ainda ser o vilão.
7. Ah o cigarro... Deveriam ter três classes de pessoas: os fumantes educados e elegantes, os não-fumantes gentis e o ex- fumantes tolerantes.
8. Os animais de estimação! Se você tem, cuide. Levou o cachorrinho para passear? Recolha a sujeira dele. Simples assim!
9. Seja no elevador, ônibus, metrô quem tem preferência é quem sai. Por uma questão óbvia de espaço.
10. Crianças são espelhos dos pais. Se você tem, cuide. Lembre-se respeito e educação vem de berço.
11. O que dizer quando alguém espirra? Saúde. Simples assim!
12. A educação e bom senso devem estar presentes inclusive na comunicação virtual, "netiqueta". Sempre!
13. Ah os excessos... De confiança, de simplicidade, de amor, de preocupação, de motivação, de perfeccionismo, de perfume, de vinhos, de acessórios... Acredito que os excessos incomodam tanto quanto a falta.


Ser chic é saber respeitar o outro, as normas, os regulamentos, o meio em que se vive. Isto sim, é a elegância máxima! Etiqueta ,todos nós, precisamos todo dia e o dia todo! pense nisto!

Texto: Chris Millard

2 comentários:

  1. Li que não é elegante dizer "saúde" quando uma pessoa espirra.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu Mazza... Esta é uma questão polêmica em que os consultores tem opiniões diferentes. O correto é que o espirro seja o mais discreto possível, neste caso você não diz nada. Mas caso aconteça aquele super espirro, pode se sim dizer discretamente "saúde", chega a ser um conforto e uma delizadeza... Espero ter ajudado. Abraços, Chris

    ResponderExcluir