segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Gafes em restaurantes

Imagem: Reprodução Internet
Magali Turma da Mônica
Somos observados em todo tempo. Em um almoço, jantar ou encontro de negócios muitas gafes podem acontecer. Esteja atento desde sua chegada ao restaurante até depois da sobremesa... 

Lembre-se seus comentários, comportamento, conhecimento, educação e cultura são notados a partir das suas ações...

1. Verifique se o restaurante trabalha com reservas e sobretudo chegue no horário marcado. Nenhum restaurante é obrigado a "segurar" a mesa. Pontualidade é sinal de elegância. A roupa deve estar adequada ao ambiente.

2. Ao fazer ou aceitar um convite, pesquise sobre a especialidade do restaurante, nada mais desagradável e indelicado do que ter alguém reclamando dos tipos de pratos ou bebidas.

3. Ao entrar você poderá ser recebido pelo maitre, pela hostess ou pelo garçom. Se você tem reserva seja pontual e identifique-se. Se é convidado, diga o nome do anfitrião ou o evento.  Sim, é obrigatório cumprimentar o(a) "recepcionista" e aguardar para ser conduzido até a mesa.

4. Pela regra de etiqueta o homem fica a frente ou ao lado ao chegar e a mulher a frente ou lado ao sair.

5. A mulher senta primeiro, pode ser ao lado ou em frente ao homem.

6. Para encontro de negócios o mínimo de álcool possível, se encontro romântico cuidado não só com o excesso de álcool como também com as demonstrações explícitas de carinho!

7. Cuidado com tom de voz e discussão. Assuntos tristes, polêmicos, acidentes e/ou tragédias e sobretudo términos de relacionamentos não combinam com um restaurante ou refeição...

8. O garçom deve ser chamado levantando a mão e/ou pelo nome, nada além disto.

9. Assim que o garçom entrega o cardápio, este deverá ser aberto pelo cliente e solicitado alguma coisa. Não deixe o cardápio na cadeira ou como encosto para o braço.

10. Sim, você pode pedir para trocar de mesa por qualquer motivo, mas use o bom senso e a gentileza. E tenha paciência para aguardar.

11. Reclamações ou críticas sobre o restaurante, atendimento ou pratos? Faça com o máximo de delicadeza e discrição possível, peça para falar com o gerente. Nada de escândalos ou tom de voz alterado. Envie um e-mail para a empresa antes de expor nas redes sociais.

12. Os talheres? Comece a usar os talheres de fora primeiro. Guardanapo de tecido? No colo. Os copos e/ou taças serão usados de acordo com as bebidas escolhidas. Palitos? Jamais!

13. Seu  guardanapo caiu? Se for possível pegue do chão e peça outro, simples assim!

14. Peça sugestões dos pratos e bebidas para o garçom. Não tenha vergonha de perguntar sobre o prato, apresentação, harmonizações com as bebidas, quantidade. Ou seja, qualquer dúvida que você tiver.

15. Para finalizar um espresso/cappuccino ou licor e a conta. Pagou? Não faça hora na mesa após o pagamento, certamente outras pessoas estarão aguardando a liberação da mesma.

16. Verifique as formas de pagamento com antecedência. Alguns lugares não aceitam cheques e nem determinados cartões. Sobre gorjeta  e/ou 10% não é obrigatório, mas é uma gentileza necessária... As contas podem ser divididas sim, mas nada de fazer conta de centavos.

17. Para confraternizações ou grupos maiores, ligue com antecedência e faça reservas. Chegue no horário. Caso alguns convidados não compareçam, libere as mesas reservadas.

18. Quer levar um vinho ou uma sobremesa?! Ligue com antecedência, pergunte as regras e possíveis taxas. Cada restaurante tem suas regras, caso discorde você pode agendar outro local. Simples assim!

19. Um almoço ou jantar é um momento de confraternização, encontro, alegria. Um momento de prazer, não estrague com indelicadezas de qualquer tipo! E o mais importante: nenhuma gafe é pior do que não respeitar o outro!

20. Teve qualquer problema no atendimento?! Reclame é seu direito... Mas é seu dever ser educado e gentil... Chame o gerente, responsável ou dono. Ligue ou mande um e-mail relatando sua experiência... Lembre-se que os 10% são opcionais e cliente satisfeito é uma chance de cliente fidelizado. Não deixe só para reclamar e desabafar em grupos de discussão, dê a chance para o restaurante reparar o erro.

Abraços,
Chris T. Millard

Um comentário: