domingo, 16 de junho de 2013

Posso levar o vinho para o restaurante

Imagem
Imagem: Fotografia feita pelo renomado Henri Cartier-Bresson em 1954.
 Reprodução Blog http://avidafotografada.wordpress.com publicação 09/ 2012
Posso levar o vinho para o restaurante? O assunto sempre gera polêmicas. Alguns restaurantes não aceitam, outros aceitam em determinados dias e outros cobram um pequeno valor "a taxa de rolha" pelo serviço.

Saiba tudo para não passar vergonha na hora de levar sua própria garrafa para o restaurante:
O cliente deve ligar antes para o restaurante e ao fazer sua reserva, perguntar se pode levar o próprio vinho, como também combinar as condições (“taxa de rolha” ou similar) e se certificar de que seu vinho não consta na carta do restaurante (do contrário, não é elegante levar a garrafa).

Os vinhos devem ser escolhidos para acompanhar a refeição, ou seja, um vinho para cada prato é o limite adequado. O restaurante não é um lugar de degustação de vários rótulos, e sim para se fazer uma refeição agradável.

Só se leva ao restaurante um vinho de qualidade compatível com os de sua carta.

Se o foco principal de uma casa é a bebida – no caso de um bar a vin, por exemplo, não cabe levar vinho.

O cliente deve ser discreto ao chegar ao restaurante com seu vinho. A garrafa deve estar acondicionada em uma bolsa própria para o transporte. Se possível, deve ser entregue ao sommelier, maître ou gerente antes de se sentar à mesa.

O cliente deve considerar seriamente a possibilidade de consumir também um vinho do restaurante. Um espumante para o início da refeição ou um vinho de sobremesa.

Sim, você pode pedir para resfriar o vinho.

É uma ótima opção para abrir aquela garrafa que estava guardada com alguém também especial...

Simples assim,
Chris T. Millard

Fonte: http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/14/artigo36197-3.asp por Fernando Roveri e Roberto Rodrigues adaptado por Chris Millard

Imagem: Henri Cartier-Bresson (França, Chanteloup-en-Brie, 22 de agosto de 1908- 2 de agosto de 2004) foi um fotógrafo do século XX, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário