sexta-feira, 19 de julho de 2013

Caps Lock= GRITO!


Posted By John Saddington on October 26, 2010
Da série Etiqueta nas redes sociais. "CAPS LOCK"
Como você usa o recurso mais gritante do seu computador? A comunicação na internet também tem regras de conduta. Uma das convenções está ligada a utilização de palavras com todas as LETRAS MAIÚSCULAS ou em CAIXA ALTA= CAPS LOCK

O que diz a convenção? Se o seu objetivo é apenas se comunicar, evite o recurso. É isso mesmo: quando você utiliza apenas letras maiúsculas nas redes sociais está, na verdade, gritando com a pessoa do outro lado. GRITANDO! Então, se o objetivo não é esse, evite o uso, a não ser que seja para destacar uma palavra, ou conceito, no meio do texto.

É questão de bom senso e etiqueta. ESCREVER TUDO EM CAPS LOCK não é algo desejável e nem aceitável independente da rede social escolhida. Além de passar a sensação "agressiva" de grito o uso de letras com o mesmo tamanho torna muito mais difícil a leitura de um texto.

Um desabafo que a Sofist foi convidada para ler e opinar. Concordamos, curtimos e dividimos com vocês.  "(...) Quero contar uma coisinha para alguns amigos que só escrevem em CAIXA ALTA (CAPS LOCK) nas publicações das redes sociais, nos prontuários eletrônicos, nos e-mails, se você não estiver "gritando" com alguém ou "esgoelando" contra alguma coisa, não use a caixa alta, por favor! (...) Não é legal. Saibam que não sou nenhuma expert, também cometo gafes, e agradeço aos que me alertam quando isso acontece..."¹

Português, bom senso, boas maneiras e regras de etiqueta são aprendizados contínuos... É mais do que necessário ter ETIQUETA nas Redes Sociais por um mundo digital muito mais bonito, elegante e gentil! LEMBRE-SE CAPS LOCK= Grito... Sendo assim, não grite comigo, por favor!!! 

Simples assim...
Abraços,
Chris Millard

¹Fonte: Desabafo na íntegra Dra. Matê Montovani Médica pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário