sábado, 6 de julho de 2013

Experiências gastrônomicas infelizes...


Imagem: Internet 
Beterraba triste  Pintado por Tina2206 a 06 de Agosto do 2014
http://galeria.colorir.com

Concordo que a criatividade de alguns chefes não tem limites... E tem quem goste. Mas acredito que cardápios mais explicativos ou garçons atenciosos fariam nossas experiências muito mais felizes. A dica é: Não tenha receio de perguntar o que e como é o prato! Simples assim. 

Reservou uma mesa, chegou no horário certo e não tem a reserva? O prato chegou diferente da proposta? Veio errado? Está frio? Achou um bichinho na salada? Não foi bem atendido? A conta está para mais? Chame o garçom! Não resolveu? Chame o gerente! Você tem a opção de não pagar os 10% (que são opcionais) e não voltar mais no lugar. Quer castigo pior do que perder o cliente? Ou perder futuras indicações?

Não foi bem atendido? Teve problemas? Passou mal? Reclame é seu direito!!! Mas lembre-se que ser educado e gentil é seu dever. Faça sua reclamação pessoalmente, através de e-mail ou empresas especializadas em reclamação do consumidor. Claro tem órgãos de defesa do consumidor e é seu direito recorrer a eles e também a justiça em último caso...

E sim, você pode até levar para as redes sociais, mas tente resolver primeiro junto a empresa. Em tempo, não faça campanha contra o lugar... Relate o ocorrido, a decisão de ir ou não é do consumidor. Você não quer passar de vítima para culpado, certo?!

Fico triste quando tenho experiências gastronômicas infelizes, sempre envio um e-mail para o responsável do estabelecimento relatando a experiência com toda gentileza e sutileza que a situação pede. Alguns respondem agradecidos e eu até volto no lugar, afinal pode ter sido um mal entendido, uma situação atípica e todo mundo merece uma segunda chance. Outros deixam claro que talvez minha exigência por qualidade, ética e bom atendimento seja maior do que o lugar oferece, e é assim mesmo...

Para o bom empreendedor as críticas são oportunidades de melhorias. E quando um cliente reclama, ainda está dando uma oportunidade ou chamando atenção para algo não percebido... 

Agora ao reclamar tenha bom senso! Analise se realmente foi uma falha ou falta do restaurante. Se você não reservou, não poderá reclamar do tempo de espera na fila, mesmo porque, a opção é sua de aguardar ou ir para outro lugar. A recepcionista tem apenas uma média de tempo, não consegue precisar o tempo que alguém ficará na mesa antes de você.

Se você quer pedir algo que o restaurante não tem no cardápio ou mudar algum ítem, por indicação médica, alergia ou qualquer necessidade alimentar especial: A verdade é: Nenhum restaurante é obrigado a mudar seu menu em sua função.E você tem a opção de ir em outro local.

Vai reclamar? Primeiro tente junto aos restaurante... Use da sua educação e bom senso! Acabar com a reputação de um lugar pelas redes sociais pode transforma-se em um processo. Somos responsáveis pelo que postamos, dê sua opinião e cada qual decide se vai ou não. Mesmo porque a experiência e opinião é sempre pessoal. 

Que tenhamos boas experiências gastronômicas, afinal eu acredito que o pecadinho da gula seguido da preguiça são os melhores (sic)!

Abraços,
Chris T.Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário