segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Como escolher o "melhor" candidato?

Reprodução: Internet
Sentimento de repulsa, aversão, indignação e vergonha ao falar da política brasileira... Nunca houve na história deste país tanto o uso da palavra "golpe", "inocente" e "bilhões desviados", tudo na mesma frase, diga-se de passagem. 

A cada dia na mídia e na imprensa assistimos estarrecidos, perplexos, as notícias sobre os níveis intoleráveis a que chegou a falta de ética e a corrupção, entre os nossos políticos. Este é o quadro: De um lado os defensores, do outro os acusadores e no meio, claro, os políticos juntamente com o seu voto e o seu dinheiro...

Eleições chegando? É possível escolher um bom candidato? Como mudar o quadro em que estamos? Como fazer seu voto valer? 
Procure os candidatos e partidos que melhor representem as suas idéias. O mais difícil é saber se, eles são honestos e realmente vão lutar pelo que defendem. Busque conhecer a carreira do candidato e veja se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que ele pretende ocupar. "

O erros mais comuns do eleitor: 
• Confundir a pessoa com o político. Muitos políticos ruins ou corruptos são carismáticos.
• Votar em quem está ganhando. Pelo menos no primeiro turno, o que vale é sua primeira escolha.
• Votar em esquisitões e pessoas que não fazem sentido ser um candidato, somente para protestar. Eles podem ser piores que os que motivam protestos. PROTESTE VOTANDO CERTO!
• Votar em alguém somente porque compartilha algo com ele (mesmo bairro ou religião).
• Trocar o voto por um presente ou um favor do candidato. A corrupção começa aí.

Onde se informar sobre seu candidato?
Tribunal Superior Eleitoral - www.tse.gov.br

Dados do patrimônio dos candidatos e do tamanho de sua campanha eleitoral.
ONGS Transparência Brasil - www.transparencia.org.br Oferece informações sobre os principais candidatos à Câmara dos Deputados, como funções públicas que já exerceram, número de faltas, declaração de bens, doadores de campanha, menções publicadas na imprensa sobre casos de corrupção e referência dos processos judiciais em que o candidato aparece.

Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) - www.diap.org.br
Ong que monitora a atuação de senadores e de deputados federais; disponibiliza listas com os parlamentares mais atuantes e mais influentes.

www.planalto.gov.br Notícias sobre os atos do presidente, espaço para enviar mensagens, íntegra de discursos e links para outros órgãos.

www.senado.gov.br Informações detalhadas sobre a atuação dos senadores, projetos e comissões.

www.camara.gov.br Dados sobre os deputados federais, projetos, discursos e dados para contato.

Ética, etiqueta e afins deveriam ser tendência... Queremos que pessoas honestas, com ética governem nosso país. Por onde anda a nossa ética de cada dia? Somos um povo muito contraditório... Onde sempre o espertalhão, o que passa o outro para trás, o que levou vantagem é o certo. É o tal jeitinho brasileiro... Votamos em quem nos ajudou ou pensando em algum benefício (particular!). Critica-se o governo, porém o povo reelege políticos corruptos. A nossa cultura, educação, desde sempre, é feita de forma errada... 

Até quando insistiremos nesta "cultura" de total inversão de valores?!
O Brasil só melhorará quando as crianças virem honestidade nas atitudes dos pais. O exemplo começa em casa. Faz todo sentido a frase: "Toute nation a le gouvernement qu'elle mérite" , traduzindo "Toda nação tem o governo que merece"¹... 

A solução está na mudança da cultura e educação no amplo sentido da palavra. Uma mudança de pensamentos e ações de todos nós. Uma verdadeira transformação de valores! Primeiro, tem de se mudar o homem, para depois mudar o mundo! Aproveite as próximas eleições e faça valer seu direito e dever de cidadão.


Abraços,
Chris T. Millard

¹Frase do Conde Joseph-Marie de Maistre filósofo francês (1753-1821), crítico da Revolução Francesa, inimigo das repúblicas e defensor das monarquias e do papa. foi escritor, filósofo, diplomata e advogado. Atribuia a responsabilidade ao eleitor, a crítica não era aos maus governantes, mas aos responsáveis por sua elevação aos cargos. 

Fonte:
http://www.culturamix.com
http://super.abril.com.br
http://www.coladaweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário