terça-feira, 21 de setembro de 2010

A arte de presentear


Além das regras de etiqueta, é bom lembrar que presentear também faz parte da "etiqueta" de uma pessoa. Presentear em uma data especial, agradar pessoas, retribuir uma gentileza e fazer-se lembrar por um presente são sempre atitudes elegantes.

Algumas dicas:
É delicado levar uma garrafa de vinho, ou bombons ou um pequeno arranjo de flor quando se vai jantar em casa de amigos. 

Para presentear o foco é o presenteado, portanto pense o que ele gostaria de ganhar, o que usaria, qual é o estilo pessoal, personalidade, interesses e hobbies. Tenha em mente o senso de oportunidade, o grau de relacionamento, as circunstâncias e a ocasião.

Deve-se sempre enviar um cartão com o presente;


Perfumes e lingerie são ótimos presentes desde que você tenha esta liberdade/intimidade e conheça muito o gosto da pessoa...
Presentear em dinheiro é permitido, mas somente para pessoas bem, muitoooo íntimas;

Vale presente é permitido para pessoas íntimas e com a certeza de que são produtos e/ou serviços dos quais o presenteado goste;

Capriche na embalagem, precisa sim "embrulhar" o presente;

Livros e revistas são ótimos presentes para acamados;

Em festas maiores (como casamentos), o presente deve ser enviado com antecedência;

Presente não deve ser anunciado antes de entregá-lo. Você pode até "sondar" sobre o que presentear ou perguntar se a pessoa gostaria de ganhar aquilo que você tem em mente.

Bons motivos para presentear o chefe: aniversário, promoções, premiações, datas comemorativas (mas faça sempre com a equipe, para que não parecer "puxa saquismo");


Presentear clientes tem limites... Não exagere no valor para não parecer suborno ou propina. E sobretudo verifique as politicas internas e regimento da empresa;

Amigo secreto: Estabelecer mínimos e máximos e fazer uma lista com as preferências de cada um facilita bastante. Em tempo, fale somente as características positivas do seu presenteado!

Fique atento ao embalar o presente para não ir com o valor... Se acontecer peça desculpas.

Se não levar presente, não use aquela velha frase "depois envio um presente", ou "esqueci de trazer". Estas são desculpas horríveis, péssimas!

Flores, cestas de café da manhã são ótimos presentes mas não é todo mundo que gosta deste tipo de surpresa...

Chocolates são sempre presentes gostosos. Mas sempre tem alguém de dieta... Pesquise! Pergunte...


Animais de estimação: Pesquise antes, se a pessoa deseja este tipo de presente... Se tem como cuidar, etc... 
Datas para presentear: Aniversário, aniversário de namoro, casamento, dia das mães/pais, dia dos namorados, dias das crianças, dia dos amigos, Natal, Páscoa, formatura, visitas, nascimento e todo o dia que você quiser tornar o dia especial para alguém ou agradecer uma gentileza.

Pratique a arte de presentear...
Abraços,
Chris T. Millard

Texto: Chris Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário