Os dados são alarmantes. Aproximadamente mais de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente no Brasil e apesar de 45% ser reciclável apenas 2% é devidamente reciclado(Dados Associação Empresarial para Reciclagem CEMPRE). O restante do lixo vai para lixões a céu aberto. Só na cidade de São Paulo, das 15 mil toneladas de lixo recolhidas por dia, cerca de 35% são materiais recicláveis e menos de 1% é reciclado.

O problema do lixo não acaba quando o colocamos para fora de nossa casa. É aí que ele começa. A separação e o destino certo do lixo é uma questão de educação, civilidade!
A solução mais eficiente é a separação dos materiais recicláveis para o reaproveitamento, transformando o problema do lixo em solução econômica e social. Isto só é possível com a colaboração de todos para a Coleta Seletiva. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.
Verifique em sua cidade dias de coleta seletiva ou pontos com lixeiras para coleta seletiva. Faça sua parte!


O artista Domingos Tótora de Minas Gerais é um ótimo exemplo de que atos simples transformam a vida em valores: a arte, a preservação do meio ambiente e a inclusão social estão presentes em cada obra. Conheça mais sobre o seu trabalho no site:
http://www.domingostotora.com.br/
http://www.limonada-biz.com.br/designer/detalhe.asp?id=18
Quer saber mais? http://sofistetiqueta.blogspot.com/2010/09/reduzir-reutilizar-e-reciclar.html
Fotos 1, 3 e 4: Site Domingos Tótora. Foto 2: Ícones de recicláveis. Cor/Material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário