quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Diferença Champanhe e Espumante


Taças Flûtes /Foto: Blog Fashion Bubbles /Fonte:Je vais me marrier 
Sempre surge aquela dúvida qual a diferença entre Champanhe e Espumante. Todos são vinhos geralmente brancos ou rosados, com presença acentudada de gás carbônico, obtido através de uma segunda fermentação.

A palavra Champanhe ou "Champagne", por lei só pode ser utilizada para os vinhos feitos na região francesa de Champagne (no extremo norte da frança) e pelo método Champenoise na elaboração (método tradicional de elaboração de vinhos espumantes, em que a segunda fermentação, a qual fornece as desejadas bolhas, ocorre na própria garrafa). Elaborada com três castas (uvas): A Pinot noir que oferece corpo e estrutura, a Chardonnay que oferece delicadeza, frescor e elegância e a Pinot Meunier que proporciona o buquê floral e de frutas. São considerados as bebidas mais sofisticadas e elegantes, portanto as mais cobiçadas do mundo. Podemos citar Moët & Chandon, Veuve Clicquot, Krug, Mumm, Dom Pérignon, Pommery, Taittinger, Perrier Jouët, Bollinger dentre outras.

Todos os vinhos espumantes feitos fora da região de Champagne são denominados "Espumantes" e podem ser elaborados pelo método Champenoise ou Charmat (Processo para obter espumantes em grande escala, a segunda fermentação é provocada em tanques de inox). Destaque para os espumantes brasileiros (Chandon do grupo Moët Chandon LVMH), espumantes da França, espumantes da Itália (denominados Asti e Prosecco) e espumantes da Espanha (Cava). Exemplo de bons espumantes: Chandon, .Nero, Salton, Foss Marai, Cave 18, Fantinel.

Os Champanhes e Espumantes sempre indicam seu grau de suavidade no rótulo. Os mais comuns são Extra Brut: totalmente seco; Brut: Seco; Demi-Sec: razoavelmente doce.

Saiba mais aqui:

1. Como abrir?
http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2011/09/como-abrir-champanhe-e-espumante.html


2.Um pouco mais sobre espumantes:
 http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2011/01/um-pouco-mais-sobre-espumantes.html


3. Dúvida: O Champanhe ou a Champanhe?
http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2013/06/duvida-o-champanhe-ou-champanhe.html

Simples assim!
Abraços,
Chris T. Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário