terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Comprando vinhos em supermercado

Imagem: Internet
Sim é possível encontrar boas seções de vinhos em supermercados, mas alguns cuidados são essenciais para uma boa compra... 

Fique de olho nas ofertas. Sempre é possível "garimpar" alguma coisa boa.


Normalmente os vinhos ficam separados por Países ou regiões. Gosta de uma uva específica? Tem um valor médio que gostaria de gastar? Quer harmonizar com aquele prato de domingo?Aproveite e pergunte para o atendente.

Tente escolher a uva que mais atende o seu paladar. Os vinhos de uvas brancas costumam ter mais acidez. Eles trazem a sensação de frescor, por isso é ideal consumir vinhos brancos em dias mais quentes. Tente iniciar suas experiências com as uvas brancas mais conhecidas, a Sauvignon Blanc e a Chardonnay. A primeira tem uma ótima intensidade aromática. A segunda é menos aromática e mais encorpada. 

Mas, se você gosta de um vinho tinto, pode recorrer a vinhos jovens da uva Pinot Noir, mais leves. Ou a carmenere que também é leve e é uma uva super democrática. Ou às uvas Malbec, Cabernet Sauvignon e Shiraz, com mais corpo, taninos (aquela sensação que seca a boca) e estrutura.

Não pegue as garrafas que estão de pé (mostruário), pegue apenas garrafas na horizontal. As rolhas devem estar sempre em contato com o vinho para permancerem úmidas e garantir uma vedação firme.

O local destinado aos vinhos deve estar protegido do sol, calor, oscilações bruscas e umidade. Verifique as condições do rótulo e rolha. É um bom indício das condições de armazenamento, se tiver danificado ou a rolha expandida escolha outra garrafa.

Não baseie a sua escolha por um rótulo apenas bonito: leia o rótulo, busque informações sobre a origem do vinho e do importador. Muitas vezes no verso da garrafa tem a harmonização perfeita.

Não seja preconceituoso, vinhos jovens e com bom preço tem o seu lugar!

Alguns supermercados que indico em BH: SuperNosso Gourmet, Verdemar e Mart Plus.

Boas compras!
Chris Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário