segunda-feira, 11 de julho de 2011

Netiqueta

Olivetti portátil
Foto: Blog Coffe break, please! Por: Adriane Silva
Foi o tempo em que a preocupação era "datilografar "uma carta na sua "Olivetti", postar no correio e aguardar o destinatário receber... Agora é necessário apenas um click para tudo acontecer!

O que você compartilha na internet traduz a sua educação, personalidade, cultura e estilo de vida e assim a "Etiqueta" passa a ser tão necessária, aplicável e obrigatória. Este conjunto de regras nos ajudam no relacionamento com outras pessoas e é sinônimo de respeito, civilidade e gentileza, inclusive no mundo virtual (Netiqueta). 

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. (Orkut, Facebook, Twitter, dentre outros). O perfil é individual, cada um com o seu, com sua senha, sua foto "individual" de rosto e de fácil identificação!

Tenha sempre dois e-mails, um profissional e o outro pessoal e sobretudo selecione bem as pessoas que terão cada endereço. E-mail profissional o cuidado deve ser redobrado. Não repasse correntes, boatos, piadas, longos slides ou até mesmo fotos engraçadas, por melhores que sejam suas intenções.

Em chats como o MSN abreviações são permitidas, atenção a ortografia e pontuação. Se o status está ocupado ou ausente, pergunte antes se a pessoa pode e quer comunicar-se. Cuidado ao comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo, frases trocadas podem causar uma grande transtorno. Não abuse dos "emotions" e animações em geral. É cansativo!

Várias empresas durante o recrutamento e seleção avaliam o perfil do candidato nas redes sociais, como atividades, comunidades e fotos. Outras monitoram seu funcionário pelo e-mail e msn. Ou seja sua vida "virtual" deverá estar alinhada com a função a ser desempenhada.

Texto: Chris Millard
Fonte: Wikipédia, Dicas Blog Glória Kalil, Blog Mulher de quase trinta por Viviane Wehdorn, Pequeno livro da Etiqueta de Ana Vaz, Livro Etiqueta do Século XXI Célia Ribeiro e algumas dicas enviadas por seguidores.

2 comentários:

  1. Muito bom o post, vale ressaltar que ao utilizar redes sociais em ambiente corporativo, deve-se ter cuidado redobrado com o que se posta, pois alem dessa atitude denunciar que você esta se preocupando com outras coisas além do seu trabalho, caso o post seja um inocente comentário a respeito do seu dia na empresa pode ser interpretado de forma diferente pelos seus superiores.

    ResponderExcluir
  2. achei muito bacana as dicas... realmente é muito impotânte esse cuidado, com as diversas formas de expressoes...

    ResponderExcluir