sábado, 17 de dezembro de 2011

Dúvida: Ceia de Natal

Foto:  Set de papel direto do Japão Kirin Christmas Set Papercraft
Dentre os símbolos e tradições natalinas podemos destacar: a árvore, o presépio, a guirlanda, o papai Noel, as músicas e o tradicional almoço ou jantar natalino.

Simplificar a vida faz parte da nova etiqueta!!! Na hora de escolher os pratos lembre-se que vivemos em um país de clima tropical e inclusive você pode alterar o horário da ceia, adequando aos seus costumes.

O que servir na ceia? 
Lembre-se o que você gosta, o que você quiser... Fizemos um levantamento dos pratos mais comuns, mas nada impede que você faça aquela especialidade... Você pode fazer, você pode encomendar ou cada um convidado pode trazer um prato.

Entradas e petiscos:
Coloque bonitas vasilhas contendo um mix de castanhas e frutas secas: castanhas portuguesas, nozes, amêndoas, figos, amendoins, castanhas-do-Pará, avelãs, damascos e tâmaras. Sirva, também, salgadinhos que possam ser comidos com a mão, em uma ou duas mordidas, como por exemplo: Torradas com Patê, Canapés, Bruschetta, Bolinho de Bacalhau, Empada de Palmito.

Pratos principais: 
Se for servir a ceia no horário padrão (meia noite) é aconselhável pratos mais leves como Caesar Salad, Maionese light de Legumes, Tabule, Terrine de Atum. Os mais tradicionais: Peru de Noel, Lombo recheado, Chester a Califórnia, Tender aromático, Bacalhau Mére noel com acompanhamentos de Arroz com castanhas de caju, Farofa Natalina, Arroz com Lentilhas, etc... Aqui nenhuma regra é válida! 


Sobremesas:
As frutas tradicionais da época como pêssego, ameixa e uva podem ser uma opção light a serem servidas, porém os doces não podem faltar: Panetone Caseiro, Bolo de Nozes, Rabanadas da Dorita, Bolo Rei, Pudim de Frutas Cristalizadas, Charlotte Francesa.

Bebidas:
Para quem gosta, não pode faltar um bom vinho ou um champanhe/espumante gelado que devem ser acomodados em um recipiente com gelo. Evite colocá-los no congelador. E lembre-se de incluir opções de bebidas como cervejas, whisky, sucos, refrigerantes, água aromatizada, água com e sem gás. 

Decoração:
A decoração da mesa pode até ser simples, mas tem que ser alegre e caprichada. As próprias cores do Natal já contribuem para isso. A ceia para as crianças pode e deve ser antecipada. O que não os impedirá, mais tarde, de participar do jantar dos adultos. Sim, a ceia você pode fazer mais cedo, nada impede de servir as 21h, 22h, 23h...

Descomplique! 
E aproveite a data para confraternizar com as pessoas queridas não só no Natal, mas durante todos os dias...

Abraços,
Chris Millard

Fonte: Menu: http://recantodarose.blogspot.com  matéria dezembro de 2010
Dicas: Claudia Matarazzo Jornalista, escritora e palestrante, autora de vários livros sobre etiqueta e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário