terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Etiqueta x Confraternização

Ah as festas de confraternização!!! Oportunidade para conhecer profissionais de outras áreas, bater papo longe do ambiente de trabalho, estreitar o relacionamentos e fazer o network. Mas é fundamental muita atenção para aproveitar o lado bom da festa sem comprometer a imagem profissional. 


“Nunca se esqueça de que, mesmo nessas festas, você sempre estará sendo julgado como profissional. A ponderação está acima de tudo. Ter etiqueta e ser elegante é saber se colocar no lugar do próximo." Diz a consultora Ana Vaz, autora de vários livros.

Dez dicas:
1. Ao receber o convite, ligue para agradecer. Confirme presença ou informe ausência o quanto antes. Se o convite não mencionar acompanhante, não leve ou então pergunte à organização se pode e se tem algum custo. Seja pontual. Se a festa for em local fechado, atrase, no máximo 15 minutos. Num churrasco, a tolerância pode ser um pouco maior. Sim, você é "obrigado" a ir, e não seja o último a ir embora.

2. Dresscode: Atenção ao local escolhido, ao "tom" da festa e estação climática. Discrição é a palavra chave. Quando o traje não vem especificado no convite, não tenha vergonha de perguntar ao organizador.

Evite roupas muito curtas, com cores chamativas, decotadas, transperentes, sensuais e justas. Biquinis devem ser os mais discretos possíveis. O que deve chamar a atenção deve ser sua competência, habilidade profissional, criatividade e atitudes como cooperador da empresa.

Evite se apresentar com cabelos, barbas e unhas malcuidados. Roupas sujas, manchadas ou malpassadas também devem ser evitadas. Ah e maquiagem? Sempre discreta!

Na hora da música, é deselegante tirar o sapato para dançar, como também dançar freneticamente.

3. Diga não ao excesso. O consumo de bebidas alcoólicas e o clima descontraído costumam trazer consequências catastróficas. Brinque, divirta-se, dance, sorria, beba mas sem exageros.

4. Seja agradável, simpático com todos e evite falar de assuntos inconvenientes, polêmicos (Futebol, religião), problemas de trabalho, histórias catastróficas,  preconceito, doenças e falecimentos. Nunca fale mal de chefes, de colegas da empresa ou da organização do evento e não seja o "bajulador".

5. Apresentações: Quando for apresentar pessoas que trabalhem numa mesma empresa, identifique primeiro quem tiver a maior hierarquia. Por exemplo: Dr. João (diretor), este é o vendedor Marcos. É mais profissional que as mulheres se cumprimentem com um aperto de mão. Mas, se já tiverem alguma intimidade, pode ser com um beijo.


6. Etiqueta a mesa: Não seja o primeiro a se servir. Espere pelo “alto escalão” da empresa. Coma com moderação! Mulheres limpem a boca de maneira suave antes da bebida para evitar marcas de batom no copo.
Se o evento tiver guardanapo de pano, coloque-o no colo. Ao término da refeição, deixe-o do lado esquerdo do prato. A regra básica: use os talheres de fora para dentro. Jamais utilize palito de dente. Se precisar ir ao banheiro, simplesmente peça licença e diga “já volto”.


7. Se quiser dar um presente para o chefe, convide toda a equipe para isso. E, mesmo comprando em grupo, não exagere na escolha. Façam um cartão.


8. Amigo-secreto: Evite fazer comentários negativos a respeito "dele" ao retirar o nome. Verifique o que seu amigo-secreto pediu na lista de presentes e tente comprar o mais próximo do pedido. Presentes inusitados e piadinhas de mau gosto estão vetados. Livros e vinhos (para quem gosta) são sempre opções elegantes. Já perfumes e CDs são muito pessoais. Respeite a faixa de preço, muito acima ou muito abaixo da média sugerida é deselegante. Ao anunciar seja o mais agradável possível, positivo e breve na "descrição". Se você não gostou do presente, ainda assim faça "cara" de feliz e agradeça.


9. Se alguém cometer uma gafe, não conte e não relembre durante os próximos dias. É muito desagradável para o autor ter o seu deslize reforçado e comentado a todo tempo.

10. Não tire fotos de tudo e todos a cada minuto... E fotografar cenas constrangedoras de alguém? Jamais!

Simples assim!
Abraços,
Chris Millard

Texto: Chris Millard
Fonte: Pequeno livro da Etiqueta, Ana Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário