terça-feira, 10 de novembro de 2015

Para refletir: Caridade

"(...) Virtude sem caridade não passa de nome... "  Isaac Newton
A caridade pode ser entendida como um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a boa essência do ser humano.¹

Independente da religião, todas são unânimes em concordar com o sentido de caridade sinônimo de amor ao próximo; bondade; indulgência; perdão; compaixão. Alguns simples atos de caridade para praticar diariamente:

1. Sorria... Simpatia... As vezes podemos nem perceber, mas, ao sorrir, aliviamos a carga dos que estão ao nosso redor...

2. Agradeça. Nunca se acostume a receber as coisas, mesmo “porque você precisa” ou “porque tem direito” a elas. Receba tudo como um presente, mesmo se estiver pagando por isso. Agradeça sempre. A pessoa agradecida é muito mais feliz.

3. Carinho com o próximo. Você sabe que os ama. Mas… e eles? Gestos de carinho, elogios sinceros, atos de delicadeza, abraços e uma palavra amiga nunca são demais.

4. Cumprimentar as pessoas a sua volta: O porteiro, a faxineira, a recepcionista, o vizinho. Ao cumprimentá-los, você lhes recorda o quanto são importantes e o quanto você os valoriza.

5. Saber ouvir as pessoas: O que pode nos tornar mais humanos que saber escutar? Cada tem sua história, suas dores, escolhas e renúncias... Muitas vezes a pessoa precisa só desabafar.

6. Ajudar ao próximo: São muitas situações do cotidiano ao nosso alcance. As vezes uma simples informação, dar a preferência no trânsito, segurar a porta do elevador, se desculpar, carregar uma sacola ou ajudar alguém com dificuldade para atravessar a rua. Um auxílio nunca é demais! Todos nós precisamos uns dos outros. Demonstre que você ainda acredita na humanidade.

7. Motivar: Sabe aquele amigo que não anda muito bem? Tente arrancar um sorriso dele, para aliviar seu desânimo e ver que nem tudo na vida é ruim ou está perdido. É sempre bom saber que existe alguém que nos motiva.

8. Comemorar as conquistas e qualidades do próximo: Nunca deixe de celebrar as alegrias das pessoas que convivem com você, suas qualidades, conquistas, boas ações.

9. Doar: Doar seu tempo para quem precisa, doar aquilo que você não usa mais, doar seu conhecimento, doar alimentos, doar sorrisos, doar alegria, doar esperança... Isso ajuda a valorizar o que temos, engrandece nosso coração e pode fazer outras pessoas muito felizes.

10. Corrigir com amor: Corrigir é uma arte. Muitas vezes nos encontramos em situações com as quais não sabemos lidar. O melhor método é o amor...

E você, já fez sua caridade do dia?
Abraços,
Chris Millard

Fontes:
¹ Wikipédia

Texto inspirado na publicação de Aleteia Italia
http://pt.aleteia.org/

Um comentário:

  1. Parabens, lindo post, tenho lido diversos textos, tem dicas valiosas.

    ResponderExcluir