segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

"Miga sua louca" isto é gafe!

Imagem: Internet
"Miga sua louca" todo mundo em algum momento da vida já cometeu alguma gafe... Uma lista para lembrar o que não fazer e evitar micos!

1. Não aponte o dedo... É falta de educação mesmo!

2. Nunca acompanhe a amiga ao banheiro em um restaurante para aproveitar e fazer as fofoquinhas da noite. Deixe para o outro dia ou mais tarde. Super indelicado duas amigas no banheiro e os demais na mesa.

3. Celular não vai para a mesa. Falta de educação mor dar mais atenção ao aparelhinho do que para as pessoas a sua volta.

4. Lembre-se da máxima: Quanto mais álcool, menos elegância. E se você não lembra, as redes sociais refrescam sua memória no dia seguinte, Não adianta dizer: "Não lembro, não fiz". Ok?!

5. Quando alguém diz que não pôde ir ao seu evento, devolver um "tudo bem" ou "sem problema"pode dar a impressão que a pessoa não fez falta. O delicado e correto é dizer: "Você fez falta, mas eu entendo". Sem questionar o motivo.

6. Se alguém conta um episódio curioso e você tem uma situação parecida, escute o que a pessoa tem a dizer até o fim e só depois conte o seu caso. Cuidado para não entrar numa competição de histórias...

7. Se alguém presentear com um vale-presente, é gentil fotografar o presente que você adquiriu, ou comentar como o presente está sendo útil.

8. Se não sabe o que dizer, fique calado... Um casal de amigos que esperava por um bebê só ouvia: "Vocês nunca mais vão dormir..." Ninguém lembrava de parabenizá-los...Por que as pessoas não podem ser gentis?! E por favor, não dê palpites se não for solicitado...

9. A sigla RSVP ("répondez s’il vous plaît") é para ser obedecida. Significa que você deve confirmar sua presença o quanto antes.

10. Alguém que sabe que você tem um parceiro convida só você para um jantar. Pedir para incluir a outra pessoa é indelicado, mas você pode responder que adoraria ir, mas que você e seu par já têm planos para a noite. Se o anfitrião quiser mesmo sua presença, ele convidará ambos.

11. Numa recepção, é gentil você mesmo atender a porta e receber o convidado. Também faz diferença o anfitrião que apresenta os convidados uns aos outros e levanta algum assunto em comum entre eles. 

12. Se você foi convidado e é um chato para comer, não transfira o problema para o anfitrião. A não ser em caso de alergia alimentar ou restrição religiosa. Na dúvida, coma algo antes de sair.

13. Quando fizer uma recepção em casa, use uma roupa neutra, maquiagem e perfume na medida certa. Nem muito arrumada nem um desleixo completo. Isso possibilita que todos os convidados se sintam à vontade, dos mais formais aos informais.

14. Após comparecer a um evento é gentil e educado ligar ou mandar uma mensagem elogiando o evento... 

15. Não comente sobre festas, reuniões, confraternizações na frente de outras pessoas que não foram convidadas é uma máxima indelicadeza.

16. No ambiente de trabalho, roupas justas, transparentes, curtas e decotadas demais podem constranger os colegas. Para sua imagem, o risco é perder a credibilidade e não ser reconhecido por seu trabalho.

17. Redes sociais x trabalho: O ideal é que você mantenha seus contatos profissionais no LinkedIn. Se não puder, use os filtros de privacidade no facebook e cuidado ao compartilhar fotos em grupos de WhatsApp. Lembre-se o seu comportamento virtual é uma extensão do seu mundo real. Cuidado com o que você curte e publica!

18. Nas confraternizações familiares ou na empresa tenha em mente que você sempre está sendo observado em todo tempo... Evite os vexames e excessos!

19. "Não é assim que se escreve..." Você troca mensagens de texto por celular com um amigo e ele comete um erro gramatical. Seja gentil, ao invés de corrigi-lo, use a resposta para escrever a palavra de forma correta.

20. Não publique fotos em que seus amigos aparecem em roupas de banho, posições constrangedoras ou com um namorado antigo em redes sociais... Pergunte antes.

Simples, prático e sobretudo gentil...
Abraços,
Chris T. Millard

Fonte: 
Pequeno Livro da Etiqueta Guia para toda hora Ana Vaz

Matéria Gafes, vexames e micos Revista Época Comportamento
16/03/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário