segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Errar a roupa?!

Filme Cinderela
Imagem: http://www.wepick.com.br
Quem dera ter uma Fada madrinha que em segundos tranforma totalmente o seu simples look para um lindo baile... Com vestido, cabelo, maquiagem e transporte de princesa... rs! 

No tradicional e clássivo baile da Vogue deste ano um show de horrores!!! Foram as exceções as convidadas que acertaram na fantasia. Com o tema Pop África, teve de tudo... Gente que esqueceu a roupa em casa, que errou no tamanho do vestido, que errou muito no tema e por aí vai... É um baile de gala de carnaval, nem todas entendem o equilíbrio dessas duas coisas. Destaque para a sempre elegante Taís Araújo que entendeu o tema e usou na medida certa!

Dress code nada mais é do que um código de vestimenta, que serve tanto para a vida social como profissional. É saber se vestir adequadamente para qualquer situação. Nada pior do que errar no look e ir com uma roupa equivocada a qualquer que seja o tipo de evento. As vezes o próprio convite já informa qual é o traje, na dúvida você pode e deve perguntar.

Para entender melhor e não fazer feio:
Traje esporte: 
Significa uma roupa descomplicada, eventos que pedem descontração. 
Grau de formalidade: baixo, casual. (Aniversários infantis em casa, almoço de batizados, churrascos, reuniões/almoços com amigos e família, shopping/feiras, parques, cinema.)
Traje: tecidos como algodão, brim, tricoline, crepes, florais, estampados, tricôs. Para elas: Vestido leve curto ou longo, saias, calça jeans e camisa, anabelas. Não vale salto fino e roupas com brilho. Para eles: calça e camisa manga curta, polos, calças capri e bermudas de tecidos. Não vale roupa de academia, short curto, bermuda de nylon,moletom, tênis para esportes e chinelo.

Traje passeio (tenue de ville): 
Erradamente chamado de "esporte fino". Um look um pouco mais formal que o acima. Para o dia ou noite. Grau de formalidade: médio
(Teatro, vernissages, conferências, convenções, eventos de dia ou noite sem muita formalidade, alguns casamentos.)
Traje: Para elas tecido como sedas, cetim, jérsei, gabardine, tricô, algodão trabalhado e rendas. Batas, camisas, saias, vestidos, terninhos, blazer, pantalonas. Se noturno pode transparências e fendas discretas.  Sandália com salto. Para eles camisa manga comprida, calça social, blazer, sapatos. Mas não é obrigatório gravata. Não pode ser jeans.

Traje social, social completo ou passeio completo: 
Evento muito especial. Necessita de produção e salão. Grau de formalidade: alto (Jantares e celebrações especiais, óperas, formaturas, casamentos.)
Traje: Vestidos tecidos nobres curtos ou longos. Tecidos como seda, shantung, rendas trabalhadas, crepes, tafetás, bordados, brilhos, e decotes. Xales, estolas e boleros(para disfarçar decotes em cerimônias religiosas), sapatos de salto fino, bolsas pequenas. Para eles terno e gravata.

Black tie, traje a rigor: 
Traje muito luxuoso. Necessário maquiagem e cabelo produzidos. Grau de formalidade: altíssimo (Premiações, comemorações importantes, formatura, alguns casamentos.)
Traje: Vestidos preferencialmente longos, bem trabalhados com tecidos muito nobres, bolsas bem pequenas, joias. Para eles "smoking".

Abraços,
Chris T.Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário