quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Etiqueta no grupo de WhatsApp

Imagem: http://www.mejor-antivirus.es
O que era para ser a solução dos problemas de mensagens, passou a ser uma chatice... Alguns grupos de WhatsApp são verdadeiros problemas para os usuários do aplicativo. Dezenas de grupos, centenas de mensagens, fotos e mais fotos que lotam os arquivos dos celulares, áudios e vídeos mais desnecessários e pior, discussões descabidas... 

Da série etiqueta para tudo, veja algumas situações e como resolver, não seja o chato e "deseducado" do Grupo de WhatsApp.

1. Se você criou um grupo, pergunte para a pessoa se ela tem interesse em fazer parte dele e não saia adicionando pessoas que nem se conhecem ou que não tenham objetivos em comum. 

2. Se alguém adicinou você sem perguntar, não entre em pânico, participe somente daqueles que você queira. Você não é obrigado... Certamente você está em mais grupos do que deveria ou gostaria. 

3. Tenha atenção ao horário. Respeite o horário comercial para mandar mensagens profissionais, ou seja, não envie no horário de almoço e nem antes ou depois do horário comercial... O seu dentista fez um grupo de pacientes, mas não deve ser acordado de madrugada a não ser que seja muito urgente mesmo. E quando o assunto for pessoal, se não for alguém muito íntimo, evite mensagens em horários inoportunos muito cedo ou muito tarde, ao menos que seja algo importante.

4. Quem fala demais tem pouco a dizer. Seja moderado! Não seja o tagarela, que tudo sabe, que tudo vê e pior aquele que tudo fala. As pessoas assitem a Tv, jornais e tem redes sociais... Não transmita o jornal ou seja o divulgador de notícias ou comentários embaraçosos.

5. Discussões somente em particular. Como é chato ser espectador de discussões familiares, amorosas ou cobranças. Política, futebol e religião cada um tem a sua opinião, e não é em um grupo que você conseguirá mudar a opinião do outro. Evite!

6. Pense duas vezes antes de mandar uma mensagem no grupo. Se não interessar ou envolver, pelo menos, metade do grupo, mande no particular. Não deixe constrangido um membro ao perguntar algo específico. E se mesmo assim, alguém o fizer, não seja inconveniente de se intrometer no assunto.

7. Corrente? Você conhece alguém que ficou rico, pobre, morreu ou encontrou o amor da sua vida depois de repassar para 20 pessoas? Então pronto, não precisa mandar!

8. Fotos sensuais, piadas de cunho sexual... Se o grupo tiver esta finalidade, ótimo... Caso contrário é a mesma regra para correntes, áudios. Não mande para não ser interpretado erroneamente. Isso não é legal e ainda constrange os outros participantes.

9. A gravação de voz é ótimo quando o assunto é extenso, porém a resposta pode demorar mais. E só mande gravações de voz que não vá constranger a outra pessoa ao escutar. Imagine uma brincadeira em alto e bom tom do seu telefone no meio do seu expediente de trabalho? 

10. Novos tempos, pedem novos modos... Caps Lock só é aceitável se você realmente quiser enfatizar ou gritar com alguém... Não use!

11.“Eu vi que você leu e não respondeu”. Esta é uma frase que não pode aparecer nunca em seu vocabulário. Você não está do outro lado do celular para saber o que está acontecendo com a pessoa. Cobrar respostas não é nada elegante.

12. Cada grupo tem um objetivo e um tipo de público definido. Saber o que postar é fundamental. Grupo de família é para compartilhar assunto de família. Piadinhas devem ir para um grupo específico ( se é que você tem tempo, disposição e paciência para estar num grupo desses...)

13. Saia do grupo antes de se aborrecer. O conteúdo do grupo lhe incomoda? É de gosto duvidoso? Baixaria? Saia sem medo ou receio. Quem posta o que quer tem que lidar com as saídas de quem não quer aquele tipo de informação ou melhor dizendo desinformação.

14. Quer saber de algo bem particular? Chame a pessoa em particular. Nada de sobrecarregar de mensagens todo o grupo com um bate-papo exclusivo de vocês. Aliás, se alguém postou uma conversa particular no grupo, não dê pitaco no assunto. Ignore apenas.

15. Cuidado com grupos formais ou de trabalho. Não faça piadas, não dê opiniões ou faça julgamentos. Você corre o sério risco de ser mal interpretado. Uma ironia digitada nem sempre é vista como brincadeira.

16. Frases picadas. Como enviar mensagens é gratuito, alguns usuários do WhatsApp não economizam nas interações e, ao invés de formular uma frase, enviam palavra por palavra.

17. Dirigir e digitar não dá certo. Segurança em primeiro lugar! 

18. Bebeu?! Não digite!!! Não mande foto... Não mostre ou divulgue esta deselegância para todos os seus grupos!

19. O Whatsapp pode ser uma arma se você não tomar cuidado com a sua foto. Aquela foto ou vídeo da balada ou no after às seis da manhã não devem ser postados e não devem ser a sua foto do perfil. Escolha fotos menos comprometedoras para a sua imagem.

20. Fotos fortes, como de acidentes, pessoas decapitadas e sangue por todo o lado são de extrema deselegância e desnecessárias. Não se esqueça de que elas são de tragédias, não há motivo para compartilhar. Para quem gosta, existem jornais que cumprem bem este papel.

É claro que o WhatsApp ajuda, mas assuntos urgentes merecem uma conversa pelo telefone... 

Abraços,
Chris T.Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário