terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O vício pelo celular...

"O vício pelo celular"
Imagem: Tirinha pubicada na Internet por Jarbas


Impossível negar que as novas tecnologias de comunicação facilitam cada vez mais nossa vida. Mas o uso inadequado do celular está tirando as pessoas do sério... É incrível como muitas vezes cometemos gafes e nem percebemos em função deste aparelhinho... Concordam? 

Com mil funções, é útil, prático e necessário, mas é também viciante tudo isto acaba nos tornando dependentes. Na maioria das vezes, pela urgência e rapidez esquecemos nossas boas maneiras... Lembre-se de:

1. Celular não é acessório, portanto não valoriza nenhuma produção mesmo que seja o último modelo, mega ultra moderno.

2. Ao se falar ao celular não aumente o tom de voz. Procure falar baixo. Seja discreto.

3. O telefone que toca: Você esqueceu de desligar a campainha? Não finja que não é com você. Peça desculpas e desligue o aparelho imediatamente!

4. Antes de atender uma ligação, caso esteja na presença de pessoas, peça licença, atenda discretamente e seja breve!

5. Quando for efetuar uma ligação, identifique-se e pergunte se a pessoa pode atender.

6. Quando alguém iniciar um diálogo muito longo para o qual você não deseja ou não pode escutar, peça desculpas e prometa ligar depois. E claro, retorne!

7. Respeite os horários: Ligar depois das 9h e antes das 20h; somente são autorizadas ligações fora deste horário a pessoas íntimas, em caso de urgência ou contato pré-estabelecido. Se é celular comercial não ligue fora do horário comercial, simples assim!

8. Quando estiver com alguém e/ou sendo atendido (loja, salão de beleza, clínica de estética, shopping, médico, dentista, etc.) e atender uma ligação, não demore com a conversa pela inconveniência em deixar alguém esperando ou atrapalhar a conclusão do serviço.

9. Pedir emprestado pode, mas somente em caso de máxima urgência e seja breve.

10. Não seja escravo das redes sociais, fotos e vídeos. Tenha bom senso, não seja um divulgar de embaraços alheios. Use com educação e cautela!!! Se estiver acompanhado, suas redes sociais podem esperar.

11. Motoristas: Não usem o celular com o carro em movimento! Por uma questão de segurança! Muitos estudos já foram feitos e todos eles demonstram que quando atendemos a uma ligação enquanto dirigimos, nossa atenção é dividida e a chance de causar um acidente é enorme!

12. Deixe no silencioso em visitas a hospitais, enfermos, reuniões, no teatro, cinemas, consertos, festas e cerimônias religiosas em geral.

13. Não deixe sobre a mesa do restaurante! A regra diz que também não podemos atendê-lo em mesa de restaurante, andando na rua e em reuniões de negócios. Nosso bom senso e segurança em primeiro lugar!

14. Sempre que estiver em ambiente de negócios, deixe no "vibracall". Caso esteja aguardando uma ligação importante, avise com antecedência aos demais e peça licença para atender a ligação, seja breve. 

15. Perigoso dormir com celular debaixo do travesseiro, ou manter em bolsos de camisas...

16. Compre logo um fone de ouvido porque ninguém merece escutar suas músicas ou aqueles vídeos que só você acha graça!

17. Está em uma confraternização?! Ahhh deixe o celular guardado. Confraternize, converse, dê risadas, faça contato visual com as pessoas, socialize! Não seja o diferentão, calado, escondido atrás de um aparelhinho!!! 

Novos tempos, pedem novos modos...
Abraços,
Chris T.Millard

Fonte:
Pequeno Livro da Etiqueta   Autora: Ana Vaz Editora Verus
Livro Etiqueta, Manual Básico do Comportamento   Autora: Denise Sobral de Melo Rambo
Livro Seja Gentil Você Só Tem a Ganhar   Autor: Winn Claubaugh Editora Gente

Matéria reeditada. Primeira publicação em 2012 por Sofist Etiqueta

Nenhum comentário:

Postar um comentário