segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Como degustar um vinho?

Imagem: Internet Tirinhas Willtirando

Degustar um vinho é tomá-lo prestando atenção em todos os detalhes. São três etapas: análise visual, olfativa e gustativa, para esclarecer:
1.  SEMPRE segurar a taça pela haste! Para evitar que o calor da mão aqueça o vinho.
2.  Erguer a taça contra a luz em um fundo branco (do forro) ou feito pelo guardanapo: dar para analisar a intensidade da cor do vinho.
3.  Agitar a taça em movimento giratório: oxigena a bebida, fazendo com que libere mais facilmente os aromas.


O sommelier pode lhe dar boas dicas, para isto ele perguntará qual a uva, região ou estilo de vinho que você prefere, como também analisará o prato pedido. A degustação deve ser feita logo que o vinho é aberto para garantir que se trata de uma bebida de qualidade.

Um série de passos a serem seguidos por quem pediu o vinho no restaurante:
1.  Verificar o rótulo onde se adquiriu o vinho para confirmar o tipo de vinho, o ano da safra e a marca, que devem ser aqueles que você escolheu. Se estiver tudo de acordo, basta acenar com a cabeça que o sommelier entenderá o sinal.

2.  Ao abrir retirando a rolha da garrafa não deve descartá-la imediatamente, ela deverá sair inteira e deve ser analisada quanto a condições e cheiro.

Se você sentir um mau cheiro, isso significa que o vinho está estragado. 

No restaurante ou em lojas especializadas o sommelier auxilia o processo e cheira a rolha antes dos clientes, se tudo estiver certo ele divide discretamente a rolha com o cliente.

3.  O sommelier servirá uma pequena quantidade da bebida para quem pediu o vinho. No restaurante, você pode optar entre cheirar e degustar o vinho ou apenas cheirá-lo, você pode delicadamente girar a taça para que os aromas fiquem mais evidentes, e se inclina a taça (se o forro for branco) para ver as nuances de cor. Se o vinho estiver de acordo, acene mais uma vez para o sommelier para ser servido. 


4.  Se ao cheirar e provar notar alguma alteração no vinho avise o sommelier para que ele providencie uma nova garrafa. É importante ressaltar que você só deve devolver o vinho se ele estiver estragado. Caso você não tenha se agradado da bebida, guarde bem o pedido que fez e procure não repetir a escolha.


5.  Deverá ser servido em sentido horário, primeiro para as mulheres e depois para os homens. E quem experimentou é o último a ser servido.

Aromas (ou sabores) associados ao vinho: 
Frutados, ervas e vegetais, químicos minerais, florais, especiarias, animais, amadeirados, tabaco, fumaça, café ou chocolate.

Seja em um restaurante, loja especializada ou supermercado: A dica é sempre procurar pelo profissional especializado para obter dicas de tipos de uvas, regiões, combinação de pratos, de rótulos e safras antes de adquirir uma garrafa. Não tenha vergonha, pergunte... 

Tim tim,
Chris T. Millard

Fonte:
Livro Vinho série para Dummies, Ed MCCarthy e Mary Ewing-Mulligan Editora Campos
Pequeno Livro do vinho, Suzamara Santos Editora Verus

Nenhum comentário:

Postar um comentário