quarta-feira, 31 de maio de 2017

Como lidar com a falta de educação...

Comunicação através de desenho na remota época das cavernas...
Nossa comunicação evoluiu bastante desde então, mas o hábitos...
Significado de Educação segundo o dicionário Aurélio: Ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém.

Aqui não estou falando da educação, no sentido escolar e nem de formação acadêmica ou títulos... E sim da educação de berço, de casa. Não se espera que as pessoas saibam tudo sobre etiqueta, mas espera-se que sejam capazes de funcionar segundo as regras mais simples, e também as mais essenciais, da sociedade. Educação, respeito, bom senso, bons modos, honestidade, civilidade e gentileza. Isto é básico! 

"(...)As famílias confundem escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família."Mario Sergio Cortella

O mundo está de um jeito, que quando alguém é honesto ao devolver um troco errado ou não joga lixo no chão é aclamado. É um ser especial. As pessoas estão tão acostumadas a serem mal tratadas que já parecem não ligar mais. Anormal é quando alguém é gentil com o outro. Muitos pensam: "Nossa! Como aquela pessoa é gentil. Deve ser falsidade."
Precisamos rever nossos princípios e valores...

A desculpa para falta de educação é sempre a mesma. Falta de tempo, muita coisa na cabeça, muita tarefa para resolver, muita gente falando ao mesmo tempo, muitos problemas, muita gente desonesta governando o país, muita corrupção e aquela paradinha em fila dupla na porta da escola? Ahhh, foi rapidinho... E a lista de desculpas é enorme... Como se fosse justificativa ou autorização para cometer falta de bom senso, falta de educação ou infração às leis... É o tal "vergonhoso" jeitinho brasileiro...

"(...) Não precisa ser feliz o tempo todo, distribuir sorrisos falsos ou amar em exagero. Basta lembrar de ter educação. Isso já é um ótimo começo.¹ Uma pitada de bom senso e gentileza, com o devido respeito ao próximo ou ambiente em que se vive, já melhora bem a convivência.

Como lidar com a falta de educação alheia? "(...) É melhor combatê-la com a velha e boa terapia inversa. Seja educado com a pessoa mal-educada. Como ela carece de bons exemplos, ofereça isso a ela, mesmo que o retorno não seja imediato ou nem venha."Se cada educado sensibilizar um mal-educado por dia, quem sabe um dia ainda sentiremos "orgulho de ser brasileiro".² E não esta vergonha alheia...

Vejamos alguns exemplos simples:
1. Respeito: Quando você trata alguém com falta de respeito, demonstra a sua essência... Atitudes revelam mais do que palavras. Lembre-se disto! 

2. Vocabulário: "por favor", "com licença", "desculpe" e "obrigado" são expressões fundamentais para o relacionamento respeitoso entre as pessoas. 

2. Espaços públicos: Jogar lixo (e cuspir) no chão, nas ruas, parques ou praias é um verdadeiro horror. O mesmo vale para os cães: levar o animal para passear e deixar a sujeira espalhada no chão não é apenas ausência de princípios, revela ainda que a pessoa é deseducada e grosseira.

O estado dos espaços público reflete o estágio evolutivo do povo: pessoas civilizadas moram em lugares limpos, não apenas porque os serviços públicos são eficazes, mas principalmente porque ninguém joga lixo nas ruas. Nem sequer um papel, papel de bala ou mesmo a ponta de um cigarro.

3. Furar fila: As filas são para respeitar porque têm o único propósito de evitar que a desordem e confusão predominem. Isso também se aplica às filas nas estradas, o que significa que aqueles motoristas que vão pelo acostamento são pessoas sem educação e respeito pelos outros.

4. Dar retorno: Quando alguém é contatado (não importa o quão trivial seja o assunto) ou convidado para algum evento, deve responder. É uma questão básica da comunicação que se chama reciprocidade. A comunicação é como quase tudo: funciona em duas vias.
Tanto social quanto profissionalmente, não retornar os telefonemas ou e-mails, é um hábito infeliz que sempre revela falta de educação e, sobretudo falta de profissionalismo.

5. Trânsito: O comportamento de motoristas e pedestres demonstram o nível de civilização e educação das pessoas. Dar seta não é opcional, é obrigatório e básico... Básico para a sua segurança e dos demais envolvidos no trânsito. Avançar um sinal não é só falta de educação, é tentativa de assassinato.

6. Leis, regulamentos: A Educação x Direito e deveres. Saiba quais são seus direitos e deveres seja em uma sociedade, bairro, condomínio, escola, trabalho. Reclamar é direito, ser grosseiro é defeito. Você tem o dever de ser respeitoso ao buscar seus direitos.

Não porque seu vizinho é sem educação, que você vai pagar na mesma moeda. Veja quais são seus deveres e direitos e reclame diretamente para o síndico, faça um boletim de ocorrência se for o caso, mas nunca tenha o mesmo tipo de ação negativa.

7. Educação x Liderança: Atenção líderes, gerentes, coordenadores, supervisores a liderança nunca foi sinônimo de falta de educação, de escassez de gentileza, de insuficiência de reconhecimento. Que respeito e educação sejam os norteadores para uma boa gestão. Liderança por exemplo é a forma mais eficaz para bons resultados. 

O que mais impacta no dia a dia são os gestos muito simples que, na realidade, definem quem é a pessoa, como se fossem uma radiografia... Lembre-se disto ao acordar toda manhã. Já evoluímos muito desde o homem da caverna, não retroceda e seja um exemplar de um troglodita. Fica a dica...

Simples assim,
Chris T. Millard

Fonte:¹ Frase do Blog Esse mundo é nosso Artigo Dezembro/2016
 http://www.essemundoenosso.com.br

² Frase do Blog Web nota 10 por Bruno G.Dinardi
 http://webnota10.blogspot.com.br

Blog O Segredo Agosto/2016
https://osegredo.com.br/2016/08/falta-de-educacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário