quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Um pouco mais sobre Espumantes

Foto: Espumante Chandon por ouiouioui.wordpress.com/.../
Há muita confusão quando falamos em "Espumantes". Por isso, é importante explicar os principais tipos desta bebida produzidos em regiões da França, Espanha, Itália e Brasil... Lembrando que tudo é espumante, só que com outros nomes. Espumante, Asti, Prosecco, Spumanti, Cava, Crémant, Mousseaux.

O Espumante brasileiro é um dos mais elogiados do mundo. O clima da Serra Gaúcha é bem semelhante ao da região de Champagne, não é por menos que desde 1973 a maison Moët Chandon apostou no potencial vitivinícola brasileiro e desde então fomos agraciados com o espumante Chandon e de lá para cá muitos outros excelentes são produzidos aqui.

O Asti Espumante é produzido numa região demarcada na zona do Piemonte na Itália. A bebida segue as normas estabelecidas pelo Consorzio per La difesa dei vini tipici Moscato d’Asti e Asti Spumante.

O Espumante "Prosecco" é produzido em apenas duas cidades na região de Veneto, Itália e regulamentado pela Denominazione di Origine Controllata Prosecco di Valdobbiadene ou di Conegliano. Elaborado com uvas do tipo Prosecco é leve, delicado e branco e normalmente pelo método Charmat.

Os Spumanti Italianos, especialmente os originados na região de Franciacorta na Lombardia, são os grandes desafiadores da supremacia de Champagne e reconhecidos como ótimos, alguns excepcionais.

Cava é o nome oficial dos espumantes produzidos na Espanha. Pela legislação, é definido como “vinho espumante de qualidade produzido em uma região determinada, elaborado pelo sistema Champenoise”. Pode ter graduações de açúcar diferentes.

Crémant ou Mousseaux , são espumantes produzidos na França mas fora da região de Champagne. Elaborados tanto pelo método Tradicional, quando são chamados de Cremant, quanto pelo Charmat, quando são chamados de Mosseaux...

Por ser uma bebida versátil, pode ser servida durante toda a refeição conferindo uma ótima harmonização da entrada a sobremesa. Os Espumantes estão presentes desde encontro de amigos até mesmo em situações mais formais. Com inúmeras opções e características o recurso é experimentar...E você prefere qual espumante?

Abraços,
Chris Millard

2 comentários:

  1. Ao receber convidados e servir Prosecco como entrada, que tipo de aperitivo deve acompanhar a bebida além de queijos?

    ResponderExcluir
  2. Oi Tica... Desculpe pela demora... Você pode servir também canapés, frutas secas (nozes, avelãs, castanhas, damascos), pães(italiano, de fibras, focaccias).

    ResponderExcluir