sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ética, etiqueta e afins...

Imagem: Blog http://dicasderoteiro.com dez/09
"Alguém já definiu etiqueta como a pequena ética, ou seja a ética do cotidiano. Faz todo sentido. A etiqueta é um conjunto de regras criadas a fim de que a interação entre os seres humanos aconteça dentro de princípios que prezem o respeito mútuo...(..) É tempo de revermos conceitos e percebermos que, mais do que nunca, se todos nós usarmos as regras de cortesia mais frequentemente, a vida poderá se tornar muito menos desconfortável." Célia Leão

Ter etiqueta vai muito além de saber usar os talheres corretamente, ter o carro do momento ou usar aquela bolsa. Etiqueta é a prática da educação, o uso da cortesia, é saber respeitar o outro, as normas, o meio em que se vive, é respeitar o direito do outro. Sinônimo de bom senso, civilidade e respeito. Ter etiqueta é saber "ser"... Todos nós precisamos se quisermos evoluir. A maior gafe certamente é não perceber a existência do outro.

Ética, etiqueta e afins deveriam ser tendência... Queremos que pessoas honestas, com ética governem nosso país. Por onde anda a nossa ética de cada dia? A Cia de energia elétrica, tv a cabo e outras lidam com ligações clandestinas(roubo), funcionários levam material de escritório para casa(roubo), o mercado de falsificação é mais rentável que tudo, algumas pessoas ainda jogam lixo no chão para dar oportunidade(?) para um catador... E inúmeros outros exemplos... Que mundo é este?

Por um mundo mais justo e melhor faça a sua parte! Gentileza, cortesia, educação, ética e etiqueta não são artigos de luxo, mas de primeira necessidade. Pense nisto!

Abraços,
Chris Millard
chris@sofistetiqueta.com.br

Texto: Chris Millard

Um comentário:

  1. Ai Chris, às vezes me dá uma preguiça de viver. Hoje, quem tem ética é chato, quem tem etiqueta é chatinho... tem como parar o mundo pra gente descer? Eu quero parar no próximo ponto!

    ResponderExcluir