terça-feira, 24 de julho de 2012

O cliente sempre tem razão?

Imagem:
http://saladosoceanos.blogs.sapo.pt/24439.html publicação Abril/ 2010
Sim, o cliente sempre tem razão. Eles tem o poder de compra, de negociação e sobretudo de escolha. Por isso, as organizações vivem em um estado de dedicação máxima para com o cliente onde o poder deles é absoluto. As organizações precisam mais do que encantar! É necessário surpreender!
O cliente é rei... 

Mas você sabe como ser o cliente ideal? Lembre-se que majestade demanda gentileza!

20 Dicas para ser um ótimo cliente:
1. Todos os clientes são especiais para a empresa. Esqueça a ideia de pedir vantagens considerando seu sobrenome ou contatos. Resista!

2. Seja gentil com o atendente, cordialidade é essencial. Agradeça e peça por favor "sempre". Isto abre portas!

3. Pergunte, argumente, retire todas as suas dúvidas... Mas sempre com gentileza, quem atende merece respeito...

4. Está em um atendimento? Deixe o celular e os assuntos que não fazem parte da negociação para depois! Atenção deve ser voltada para o atendimento...

5. Comprar roupas? Lembre-se o que favorece seu tipo físico, a culpa não é do vendedor caso o modelito não favoreça ou a numeração não está adequada. Super deselegante falar "caro demais"! Use um perfume discreto, cuidado com a maquiagem na hora de experimentar e nunca deixe as peças jogadas no chão ou do lado avesso. É elegante ser gentil!

6. Vai se atrasar para um atendimento? Ligue com antecedência e avise. Afinal nunca foi tão fácil fazer uma ligação! E é uma deselegância máxima com o estabelecimento e com os demais clientes atrasar-se.

7. Mais do que nunca para reclamar é necessário educação e civilidade. Saiba quais são os seus direitos e reclame para quem pode realmente resolver sua situação. Não adianta ir para as redes sociais e "acabar" com o lugar. Você tem direitos, busque primeiro resolver com a empresa.

8. Nunca fure filas...

9. Ninguém tem nada a ver com seu mau humor, problemas ou descontrole. Não tente descontar em quem presta serviços para você. Falta de educação, estresse, TPM não são desculpas para destratar alguém...

10. Pedir desconto e negociar é uma coisa, ser chato e inconveniente é outra bem diferente... faça com bom senso. Se na empresa y é tão mais barato, opte pela empresa Y. Simples assim!

11. Tom de voz... Ajuste o seu tom para um volume mais baixo, desde que o outro consiga escutá-lo. Não grite... Quem está te atendendo não é obrigado a suportar isto.

12. Comunicação é a palavra chave. Seja o mais específico possível para dizer o que precisa, certamente o atendente será mais assertivo e a possibilidade de desentendimento reduz bastante.

13. Aguarde sua vez. Nada mais deselegante do que furar filas! Se é atendimento prioridade, lembre-se você tem uma fila específica.

14. Comprou errado?! Não serviu? Ganhou em duplicidade. Procure pela empresa e veja qual a política de atendimento. Você tem direitos, mas a empresa tem sua política de atendimento.

15. Respeito. É o básico de qualquer relação. 

16. Em caso de problemas junto ao fornecedor de produtos ou serviços, tente conversar... Procure sempre quem pode resolver o seu problema seja pessoalmente, por telefone ou e-mail. Deixe pára desabafar nas redes sociais depois de esgotados os meios para solucionar. Na dúvida acione o departamento de direitos do consumidor.

17. Em qualquer lugar no Brasil, nos restaurantes os 10% são opcionais. Fica a seu critério dar ou não conforme sua satisfação com o atendimento.

18. Se você fez reserva em um restaurante chegue no horário. O lugar não é obrigado a ter nenhuma tolerância quanto ao horário. Se você não fez reserva, não adianta reclamar da fila de espera...

19. Os estabelecimentos não são obrigados a receber toda forma de pagamento, desde que esteja informado/explicado em placas ou mesmo no cardápio.

20. Os estabelecimentos existem para manter clientes satisfeitos e consequentemente dar lucro. Se você foi mal atendido em algum aspecto, sinalize para o gerente, proprietário... Acredito fielmente que eles são os maiores interessados que você faça propaganda positiva e volte. Afinal qualquer estabelecimento precisa de clientes. Certo?!

Abraços,
Chris t. Millard


Texto: Chris T. Millard
Fonte: Pequeno livro da Etiqueta Autora: Ana Vaz Editora: Verus
Etiqueta Século XXI Autora: Celia Ribeiro Editora: L&PM

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