quarta-feira, 11 de julho de 2012

Se não quiser adoecer

Imagem: Internet
Algumas dicas do Dr. Dráuzio Varela se você não quiser adoecer:

1.Fale de seus sentimentos: Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna... Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados, extravasar nossas emoções, afinal rir e chorar não são pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia. Mas escolha onde, quando e sobretudo com quem você vai desabafar.

2.Tome decisão: A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

3.Busque soluções: Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

4.Não viva de aparências: Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se feliz, perfeito, bonzinho, está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

5.Aceite-se: A rejeição de si próprio, a ausência de autoestima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

6.Confie: Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria laços profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus. Procure, pois ainda existem pessoas confiáveis neste mundo.

7. Não viva SEMPRE triste!: O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o e melhorar o ambiente em que vive. Pergunte se realmente você tem motivos para estar triste. E não fique por longos períodos, certamente você tem motivos também para estar feliz.

8. Ame: Estudos feitos na área psicoafetiva mostram que amar é bom para o coração em ambos sentidos. Ame de verdade, mas sem exageros. Ame sua família, seus amigos, seu trabalho e a si mesmo. O afeto, o amor, a dedicação, o cuidado, a compreensão, o carinho são fundamentais para a saúde.

Texto alterado por Chris Millard
Fonte: Dr Dráuzio Varela (As 7 dicas)
8ª dica: Livro Em busca da saúde Ideal, Dr. José Pedro Jorge Filho Editora Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário