sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A função do facebook

Imagem: http://www.jornalacidade.com.br/charges
São tantas a redes sociais que ficamos sem nem saber qual é a função de cada uma, qual será mais eficiente para cada situação. Acho inclusive que deveriam ter um manual de instrução, ajudaria muita gente, rs! Sobretudo, independente da rede social, devemos tomar cuidado para não ser um "chato" virtual.

O Facebook atualmente é a maior rede social do mundo. Serve para divulgar produtos e/ou serviços, fotos, localização, pensamentos, acontecimentos, reencontrar amigos e pessoas com mesmos interesses. Mas tudo tem limite!

O que não fazer:
1.  Perfil de casal. Nãoooo cada um tem o seu, é individual! Foto de perfil INDIVIDUAL, por favor! De rosto, não é do corpinho não! Vale a dica para evitar fotos com bebidas no perfil.

2.  Adicionar estranhos? Por questão de segurança e bom senso mesmo avalie bem... Não é aconselhável.

3.  Postagens, videos e fotos que possam de alguma forma gerar polêmica e/ou situações "engraçadas" que possam denegrir ou constranger a sua imagem ou de outros. Se você acha um absurdo que divulgaram videos íntimos do fulano de tal, não seja cúmplice divulgando também, com um lindo texto de apoio. Isto pode gerar processo criminal... Não seja um divulgador de desembaraço alheio.

4.  Qualquer tipo de violência e protestos que mostrem violência, cenas nojentas e/ou chocantes. Basta de divulgar isto!

5.  Não exite isto: Fotos e/ou campanhas que ao serem publicadas será doado 1 centavo(isto não existe!).

6. Evite texto gigante... Textos com mais de 10 linhas (Ou faça um blog!)

7. Jamais marcar as pessoas sem a devida autorização seja em fotos, festas ou comentários.

8. Você não deveria expor sua vida 24 horas e fotos passo a passo como um álbum de casamento. Facebook não é diário! Nada contra colocar algumas fotos de eventos que tenham início, meio e fim. Mas tudo tem limite! Não exagere...

9. Reclamar de tudo e todos. Ligue para um amigo ou em casos mais graves procure ajuda profissional como psicólogo, psicanalista e afins. Facebook não é terapia.

10. Cuidado ao fazer uma reclamação, campanha contra ou indiretas referente a produtos e/ou serviços. Este tipo de problema deve ser resolvido entre as partes envolvidas através de encontro, e-mail, contato telefônico e em último caso ação judicial. Se o perfil tiver uma avaliação, você pode e deve fazer... Mas nunca coloque "não comprem neste lugar". 

11. O mesmo conselho acima serve para términos de relacionamentos (amizade, namoro e afins). Terminou acabou. Basta excluir e bloquear a pessoa. Simples assim! Nada de fazer campanha contra o outro, isto demonstra falta de maturidade e pode acarretar processo por perseguição, injuria, difamação, calunia dentre outros.

12. Não mesmo: Baixaria, brigas, palavrões de qualquer espécie. Nada justifica uma grosseria!

13.Qualquer tipo de corrente? Nãooooo, por favor! Pare com isto imediatamente, independente da rede social!

Todo o cuidado é pouco no que se refere a segurança e bom senso. Aprender a forma correta de se dialogar dentro das redes é o básico para ser "uma pessoa real ou virtual" no mínimo agradável. Todos por um mundo virtual muito mais gentil e elegante!

Em tempo, o perfil é SEU e você pode e deve apagar aqueles comentários e/ou pessoas que possam trazer polêmicas, intrigas e possíveis descontentamentos e/ou aborrecimentos futuros. Sim, pode "deletar" um "amigo" quando quiser por motivos pessoais e/ou falta de afinidade.

Abraços,
Equipe Sofist

Texto por Chris T.Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário