quarta-feira, 27 de março de 2013

Apresentando pessoas

Imagem: Internet
O básico para apresentação é: "Quem quer que esteja se apresentando ou sendo apresentado deve olhar para a pessoa e ser simpático." E lembre-se que a pessoa mais importante é quem recebe a outra e tem seu nome falado primeiro.

1. Apresentar o homem a mulher. (Exemplo: Amélie este é o Leon...)
2. Apresentar a pessoa mais jovem para a mais velha.
3. Apresentar um colega para o cliente.

No trabalho, as pessoas com maior cargo cabe a iniciativa de estender a mão. Nos outros locais ou ambientes sociais a iniciativa cabe ao mais idoso, ao "mais" importante e às mulheres.

Ao cumprimentar alguém que pouco se conhece ou acabou de ser apresentado basta o aperto de mão. O beijinho e/ou abraço pode ser invasivo no ambiente do trabalho, mas é aceitável em ambientes sociais.

Ao ser apresentado, se estiver sentada a pessoa deve se levantar. (Esta regra somente para homens). As mulheres só se levantam se a pessoa apresentada for a anfitriã ou uma senhora de idade.

O "olá" e "como vai" são considerados cumprimentos padrões, deixe o "muito prazer" ou "foi um prazer" para o final da conversa.

Se for apresentar uma pessoa para a outra e quiser fazer elogios, faça para as duas pessoas. Fica extremamente deselegante apenas uma pessoa ter suas qualidades enumeradas.

Para apresentar alguém a um grupo, aproveite o momento em que estiverem reunidos e faça uma apresentação breve. Exemplo: "Oi pessoal, queria apresentar a vocês o Fulano de tal. Se for no meio empresarial vale a pena falar rapidamente a experiência profissional do mesmo.

Muito bem lembrado pela Danuza Leão quando for apresentar duas pessoas procure dizer algo em comum entre elas como um amigo, time favorito, hobby, mas nunca uma namorada. rs!

Simples assim...
Chris Millard

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