quarta-feira, 13 de março de 2013

Santa Paciência!


Imagem: http://www.hierophant.com.br

"Ante as dificuldades do cotidiano, exerçamos a paciência, não apenas em auxílio aos outros,  mas igualmente a favor de nós mesmos." ¹

Há dias em que tudo dá certo… E outros em que nem tudo dá certo, e nestes dias precisamos de... Paciência, mas muita paciência mesmo... Nunca foi fácil ser paciente, mas provavelmente é mais difícil hoje em dia do que em qualquer outra época na história.


Paciência é manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer. É saber esperar o momento certo para certas atitudes. É a capacidade de ouvir alguém com calma e atenção, sem ter pressa. É a capacidade de se libertar da ansiedade. 


Diz-se que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta traz inúmeros benefícios. Gente paciente vive mais e é muito mais feliz além de tornar o ambiente a sua volta mais tranquilo! Ser paciente exige o controle total dos nossos pensamentos, palavras e ações. 


Falar é fácil, mas praticar é um pouco mais complicado. Exige atenção, esforço e persistência. E não se engane acreditando que ser paciente é o mesmo que ser passivo. Na realidade, ser paciente se trata de saber gerenciar a si mesmo, o que requer atenção redobrada diante do nosso próprio comportamento... O auto controle é peça chave para ter paciência. Ou seja é uma perda de tempo tentar controlar os outros ou as circunstâncias


A paciência é sobretudo uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais. Nessas horas devemos deixar claro que tipo de pessoa somos, quem é que de fato está no poder de nossa mente, quem nos controla... Afinal a minha paciência não pode depender das atitudes do outro!


Abraços,
Chris Millard

Fonte: Wikipédia
Trechos do texto de Richard Simonetti
¹ Do livro Encontro Marcado de Emmanuel por Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário